Páginas

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

480 - OS CAVALEIROS DO BRONX (KNIGHTS OF THE SOUTH BRONX)

Amigos leitores, agora uma sugestão de filme para as aulas de Xadrez na Escola. Os Cavaleiros do Bronx (Knights of the South Bronx – 2005) conta a história de um grupo de alunos de uma escola de um bairro violento de New York que descobre através do aprendizado do Xadrez que existem possibilidades de transformação da própria realidade.
Executivo de meia-idade desempregado aceita ser professor em uma escola do Bronx onde encontra crianças bastante difícieis. Ao ensiná-las a jogar xadrez e a usar este conhecimento em suas vidas diárias, Ted Danson desenvolve uma bela conexão com as crianças e as encaminha para uma vida melhor.

Fiquei surpreso em descobrir tantos filmes sobre xadrez. Imaginei apenas 05 ou 06 filmes e pronto. Nada disso. Estou descobrindo muita coisa boa, especialmente para professores de xadrez. Agradeço a Deus por tanta sorte!



Ficha Técnica:

DVDTítulo Original: Knights Of The South Bronx
Gênero:Drama
Elenco:
Ted Danson
Keke Palmer
Malcolm David Kelley
Devon Bostick
País de Origem: Estados Unidos da América
Estreia Mundial: 2005
Duração: 89 minutos

Comentários:
Deodato Gomes Costa (50 anos)
Assisti ao filme em um sábado dia 26-03-2011. Um professor de xadrez veio ministrar uma oficina na Escola só que antes projetou o filme como motivação. Não tem como não emocionar. Ver crianças e adolescentes da periferia se ocupando de algo que vem interferir radicalmente em suas formas de pensar. Adolescentes que se envolvem com algo que apontando um caminho os torna confiantes em suas capacidades de superar condições atrofiadoras de vida. Criança e Adolescentes que estão em processo de estruturação de suas personalidades se descobrem como um ser humano capaz de ser melhor. Um filme sensível que toca fundo este. É uma lição de esperança para todos.

Otto disse: Olá! Sou professor de história em uma escola de uma comunidade marcada pela probreza, violência e exclusão – triste realidade brasileira – e no lugar de ficar ensinando obsecadamente mais-valia, modos de produção, exploração para alunos analfabetos funcionais descobri que era mais urgente alfabetizá-los e ensinar-lhes que pensar, refletir detidamente sobre algum problema. E que isso era bom e prazeroso. O xadrez tornou-se então a minha maior ferramenta. Os resultados são insipientes mas muito animadores. Para animá-los ainda mais e, quem sabe, converter alguns colegas professores achei que este filme poderá ser de enorme ajuda. Assim, quem puder arranjar ou apontar-me como consigo uma cópia estará fazendo um enorme serviço. Meu e-mail é ottoagramos@gmail.com e onde trabalho é bairro Retiro, região de Nova Contagem,Contagem, Minas Gerais, Brasil.


Maykon Martins (21 anos)

O filme é simples e encantador, mostra que nem sempre o mundo da as mesmas oportunidades a todos e para alguns é somente um jogo, para outros é a esperança de uma vida melhor...


Larissa disse:
Adorei! Já vi e é um dos meus filmes favoritos


José Airton disse:
Melhor do que eu esperava. Apesar de ser meio bobo.

Glésia Ferreira disse:
Emocionante!


Fontes Pesquisadas:http://www.pensandoescola.com.br/xadrez/tag/os-cavaleiros-do-bronx/
http://telecine.globo.com/filmeInicial/5454/cavaleiros-do-bronx-os
http://interfilmes.com/filme_24460_Os.Cavaleiros.do.Bronx-(Knights.of.the.South.Bronx).html

Um comentário:

Departamento de Xadrez disse...

Exelente indicação... Baixei e assisti.