Páginas

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

467 - O SÉTIMO SELO - FILMES COM XADREZ


ANTONIO BLOCK JOGA CONTRA A MORTE (DE PEÇAS PRETAS)
FILME EM PRETO E BRANCO

Com a apresentação do filmaço "O Sétimo Selo" iniciamos uma série sobre filmes que se utilizam do xadrez em seu roteiro ou trama. Este misterioso jogo têm fundamentado filmes de arte, misterio, ação e até dramas românticos, levando o cinéfilo a refleção sobre muitas situações, como neste drama dirigido por Ingmar Bergman.

Esta série representa um trabalho de muita pesquisa para entregar um texto pronto, um único texto para o nosso querido leitor. Estamos pesquisando e vamos apresentar boas surpresas. Então vamos para o nosso primeiro filme. Se gostarem podem publicar comentários para nossas postagens. Por recomendação estes filmes dificilmente serão encontrados em locadoras mas, se você conseguir parabéns. Se puder comprar, melhor ainda. Em todo o caso podem ser baixados pela internet. Vamos ao nosso primeiro filme: 




O SÉTIMO SELO

Antonius Block retorna das cruzadas e encontra sua vila destruída pela peste negra. Depois disso passa a refletir sobre o sentido da vida, mas a Morte (Bengt Ekerot) aparece para levá-lo. Porém, Block se recusa a morrer sem ter entendido o sentido da vida e propõe um jogo de Xadrez, onde se ele ganhar continua a viver. Apesar de perder o jogo.

O filme ambienta-se em um dos mais obscuros e apocalípticos períodos da Idade Média européia. O título é uma remissão ao livro bíblico denominado Apocalipse ou Revelação.

Segundo esta escritura, na mão de Deus há um livro selado com sete selos e a abertura de cada um destes selos implica num malefício sobre a humanidade, mas a abertura do sétimo é o que leva efetivamente ao fim dos tempos. No desenrolar do enredo torna-se clara a preocupação do diretor em buscar, no passado, um período que traga à tona questões ainda presentes no mundo contemporâneo. Ao fazê-lo, Bergman reconstuiu a Idade Média sueca não para tematizá-la em si, ainda que o trabalho de pesquisa histórica e de reconstrução da sociedade daquela época tenham sido cuidadosamente preparados, mas, principalmente, para expor as aflições do mundo em que vivia. Destarte, Bergman busca no mundo medieval o medo apocalíptico, seja o temor de que o mundo pode acabar de repente ou de que ele seja dizimado gradualmente pela peste, o que acaba por expor a preocupação própria do diretor com essa mesma questão.

O filme foi lançado em 1956, período em que os traumas da Segunda Guerra Mundial e da bomba atômica ainda marcavam a vida dos europeus. As décadas de 50 e 60 encerram o período de maior temor pela derrocada de uma guerra nuclear que destruísse o mundo em instantes. Acresce-se a isto que os traumas do holocausto e da mortandade desencadeados na guerra não haviam sido esquecidos, mas, pelo contrário, as pessoas pressentiam que tudo fora um presságio de que o homem seria o grande responsável pelo apocalipse final.





ENREDO:

O Sétimo Selo tem por tema fundamentalmente a questão do medo da morte; um cavaleiro que volta da Cruzada da Fé para encontrar em sua terra a peste e morte. Quando ele mesmo se depara com a personificação da morte, aceita-a como um visitante esperado, mas propõe-lhe uma negociação – numa disputa de xadrez - para que possa ganhar tempo e indagar sobre o sentido da vida e, conseqüentemente, o sentido da morte. Dessa forma, abre-se uma pausa no caminho da morte para vermos qual é o sentido da aflição que está sendo promovida e qual o caminho possível para fugir desse destino.O jogo de xadrez aparece talvez como uma alegoria da busca do cavaleiro a um entendimento da vida através da racionalidade que, ao final do filme, fica evidente que não seria possível, assim como, o cavaleiro mesmo percebe, não seria possível vencer a Morte.

No mundo medieval tudo era entendido através da religião, então o sentido da indagação do cavaleiro é questionar a religiosidade, incluindo o papel de Deus e do Diabo na vida humana.

No filme, todos os aspectos da religiosidade são questionados, porém nunca é dada nenhuma resposta sobre sua veracidade. Nem Deus nem o Diabo se manifestam para o cavaleiro ou durante todo o filme, porém homens aparecem pregando, teatralizando e punindo em nome do sagrado. O personagem que sempre aparece para falar em nome de Deus é o homem que roubava jóias dos mortos e que encabeça a procissão de flagelados, também foi aquele que convenceu o cavaleiro a partir para a cruzada, dez anos antes. Dessa forma, vemos como o sagrado é mudo neste filme; tanto Deus como o Diabo apenas existem na voz dos charlatães, em nome de uma igreja decadente - porque não consegue explicar a peste - e como formas de opressão.

 
 
ELENCO:
 
Gunnar Björnstrand (Jöns)
Bengt Ekerot (Morte)
Nils Poppe (Jof)
Bibi Andersson (Mia)
Inga Gill (Lisa)
Maud Hansson (Bruxa)
Inga Landgré (Esposa de Antonius Block)
Gunnel Lindblom (Garota)
 
 
 
PRINCIPAIS PRÊMIOS E INDICAÇÕES:

Festival de Cannes 1957 (França)
Recebeu o Prêmio do Júri e foi indicado à Palma de Ouro
Fotogramas de Plata 1962 (Espanha)
Venceu na categoria de Melhor Ator Estrangeiro (Max von Sydow)
Sindacato Nazionale Giornalisti Cinematografici Italiani 1961 (Itália)
Venceu na categoria de Melhor Diretor - Filme Estrangeiro (Ingmar Bergman)

PEÇAS DE XADREZ USADO NO FILME, ARREMATADO EM LEILÃO

CURIOSIDADES:

Ingmar Bergman baseou toda a iconografia do filme nos murais de uma igreja onde seu pai, um clérigo, costumava freqüentar e orar.

Entre os mais de 50 filmes dirigidos por Bergman, este é um de seus favoritos.

As peças de xadrez usadas no "O sétimo selo", com as quais um Cavaleiro voltado das Cruzadas joga contra a Morte, num famoso filme de Ingmar Bergman de 1957, foram vendidas por mais de um milhão de coroas suecas ! (anúnciado pela leiloeira Bukowski’s), ou 97.710 euros.



ALGUNS COMENTÁRIOS DOS INTERNAUTAS:

BRAVO! em 04/10/2011Reflexivo! É dificil resumir o impacto que essa obra-prima causou em mim. As questões observadas no roteiro são cruciais e profundas, algo que só um gênio como Bergman poderia produzir. Como pano de fundo talvez na época mais tragica e miseravel que a Europa já viveu onde a peste bubonica assolou o continente matando um terço da população, a revolta do povo contra o sistema feudal e o fracasso das cruzadas, Bergman reflete sobre a fé e o medo da morte, como o ser humano reage em situações limite. Tudo cercado de uma aura filosofica e bela. Fantastico e imperdivel.


Rafael Vespasiano em 04/01/2010

Filme que reflete sobre o medo e desespero ante a morte iminente, a história é de uma criatividade e originalidade ímpares, as reflexões que Bergman sempre nos propõe, são impossíveis de não serem feitas, pois essas questões existenciais são comum a todos e atemporais. Daí a genialidade de Bergman! Sydom está excelente no papel de cavaleiro. Nota: 10.


FONTES:


http://pt.wikipedia.org/wiki/O_S%C3%A9timo_Selo_(filme)
http://casadoxadrez.blogspot.com/2009/09/xadrez-usado-no-filme-o-setimo-selo.html 
http://www.adorocinema.com/filmes/setimo-selo/ 
http://www.nanihumor.com/2009_11_01_archive.html

Nenhum comentário: