Páginas

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

468 - O ÚLTIMO LANCE

CAPA ORIGINAL DO DRAMA DE VLADIMIR NABOKOV: O ÚLTIMO LANCE
Alexander Luzhin (John Turturro), um talentoso jogador russo de xadrez, viaja até a região de Como, Norte da Itália, para participar de um importante torneio mundial. No trem, a caminho da cidade, ele se apaixona perdidamente por uma bela aristocrata chamada Natalia (Emily Watson). A mãe da garota (Geraldine James), no entanto, quer ver a filha bem estabelecida financeiramente, de preferência casada com o rico Conde Stassard (Christopher Thompson). O romance acaba por gerar uma série de conflitos, ao mesmo tempo em que Luzhin se prepara para a maior partida de sua vida. É quando o jogador se vê num grande dilema: concentrar-se no campeonato e realizar um antigo sonho, ou jogar tudo para o alto em nome do amor. Baseado num romance de Vladimir Nabokov, mesmo autor do clássico "Lolita". A direção é de Marleen Gorris, do oscarizado "A Excêntrica Família de Antonia".



POSIÇÃO SEMELHANTE A DA PARTIDA FINAL DO FILME:


Brancas: Rc1, Td1, Bf4, a2, b3, c2, g2, h2
Pretas: Rc6, Tf8, Cf6, a7, b7, c5, g7, h7
As brancas jogam e ganham.




UM EXCELENTE FILME DE ÉPOCA:
Nossa recomendação "O Último Lance" (The Luzhin Defence; Inglaterra e França,2000), baseado na novela A Defesa, de Vladimir Nabokov. A adaptação para o cinema ficou a cargo da diretora holandesa Marleen Gorris, que chamou Peter Berry para fazer o roteiro. O filme mostra a vida do mestre russo Luzhin (John Turturro), centrada na disputa do torneio pelo título mundial, com muitos flashbacks. O jovem Luzhin (Alexander Hunting) não consegue se adaptar à escola e é uma criança muito triste, até quando aprende a jogar xadrez com sua tia Anna (Orla Brady). Esta é, para o desespero da Sra. Luzhin (Kelly Hunter), também a amante de Luzhin pai (Mark Tandy). O xadrez absorve cada vez mais a vida de Luzhin, que acaba por abandonar a escola. Valentinov (Stuart Wilson) assume a carreira enxadrística de Luzhin, tornando-se para este uma figura paternal. Enquanto Luzhin é considerado um menino-prodígio, Valentinov leva uma boa vida o explorando. Quando, porém, Luzhin fica mais velho, Valentinov julga que seu nível estagnaria. Embora Luzhin possa ser considerado um grande jogador, a Valentinov parece que dali para diante os lucros seriam cada vez menores. Decide então partir para os Estados Unidos, onde crê poder conquistar um novo mercado e abandona Luzhin à sua própria sorte.



Chegando ao hotel em que se hospeda durante o torneio (disputado no Norte da Itália), Luzhin conhece Natalia (Emily Watson). Sua vida, até então exclusivamente voltada ao xadrez, ganha um novo elemento. Os dois apaixonam-se e ficam noivos. Isso, apesar da resistência de Vera (Geraldine James), a mãe de Natalia, que pretendia vê-la envolvida com o Conde Stassard (Christopher Thompson). Vera envia um telegrama a seu marido Ilya (Peter Blythe), em Berlim, para que ele impeça o noivado. Ilya é mais compreensivo com sua filha porém, e o relacionamento de Natalia e Luzhin segue o seu rumo.


O grande rival de Luzhin na disputa pelo título mundial é o jogador local Turati (Fabio Sartor). Luzhin trabalha em uma defesa que não lhe deixe com um peão da dama isolado, como acontecera no último confronto entre os dois. Ao conflito entre o xadrez e a nascente vida social, aliado à crescente tensão do torneio, soma-se o impacto do reaparecimento do rancoroso Valentinov, que secretamente se alia a Turati. Luzhin consegue se manter em boa forma enxadrística até o final do torneio, em grande parte devido à ajuda de Natalia. Luzhin deve, então, decidir o título com Turati. A partida é suspensa, em posição não clara.


Valentinov aplica um golpe baixo. A seu soldo, o motorista de Luzhin, ao invés de levá-lo ao hotel, abandona-o num ponto ermo nos arredores da cidade. A tensão e o desgaste físico das noites mal dormidas caem de uma só feita sobre Luzhin, que tem um colapso nervoso. Ele é internado, e os médicos o proíbem de jogar xadrez. A aposentadoria enxadrística de Luzhin só é conseguida, a muito custo, por Natalia, que deve ainda afastar Valentinov. Este permanece rodeando Luzhin, tentando convencê-lo a retomar a partida com Turati (devido a uma falha no regulamento, Turati não pode ser declarado campeão sem o término da partida). Luzhin passa então a ver padrões de sua vida se repetindo (os flashbacks são freqüentes nessa parte do filme). E tem a sensação de estar vivendo (jogando) uma partida de xadrez que não lhe agrada. Em especial, deve notar-se que seu comportamento e o de Natalia, poderiam ser perfeitamente descritos pelo modo como sua tia Anna explicou os movimentos do rei e da dama, ao ensinar-lhe o jogo. Para escapar dessa 'partida' Luzhin joga seu Último Lance.


Filmado em Budapeste (as cenas que se passam em São Petersburgo), em Bérgamo e nos arredores do belíssimo Lago Como, no norte da Itália, o filme tem na fotografia de Bernard Lutic um de seus pontos fortes. A música, por Alexandre Desplat também é uma de suas qualidades. Outro ponto é conseguido no figurino (sob a responsabilidade de Jany Temime), adequado ao filme de época. A atuação dos personagens principais é muita boa: Turturro está ótimo e Emily Watson recebeu duas indicações a melhor atriz inglesa do ano. Os demais personagens são por demais planos, em alguns casos, desperdiçando até o talento dos atores escalados. Em especial, Valentinov é subaproveitado: sua relação com Luzhin resume-se à exploração comercial. Um modelo amor-ódio, a exemplo do Salieri de Amadeus, poderia ter funcionado bem.

A adaptação da história para o cinema é um capítulo à parte. Embora boas soluções sejam aplicadas, alguns pontos deixam a desejar. O emprego freqüente do nome completo de Luzhin é algo a se questionar. No original, mesmo Natalia não o chama de outra forma que não pelo sobrenome. O apelido carinhoso Sacha, criado no filme para ser usado na infância de Luzhin, então, é ainda mais estranho. Em grande medida, a sua não adaptação à escola, deve-se ao fato que a partir do ingresso nessa, mesmo seus pais o tratam por Luzhin. Embora inexistentes no livro, as cenas de sexo entre Luzhin e Natalia, são bem tratadas e não gratuitas, diferenciando a produção anglo-francesa de um filme hollywoodiano. No filme, o casamento de Luzhin e Natalia jamais é mostrado. Na data marcada para o casamento, Luzhin é seqüestrado por Valentinov, que tenciona forçá-lo a retomar a partida com Turati. Luzhin consegue fugir, mas sofre novo colapso, jamais chegando à Igreja. O grande senão da adaptação é, entretanto, o final criado para a tela, duplamente (pois é também absurdo enxadrístico) inverossímil.


O tratamento do xadrez no filme, é de modo geral bom. Os méritos são do GM inglês Jonathan Simon Speelman, o consultor enxadrístico. O mesmo cuidado que o filme tem com os figurinos é observado no material enxadrístico (peças, relógios, o caderno de notas de Luzhin), devidamente datados e regionalizados. Agradaram especialmente, a escolha da Variante Fritz da Defesa dos Dois Cavalos (também chamada de Prussiana) para a primeira partida entre Luzhin e seu pai, e a bela combinação empregada no final do filme, com sacrifício de uma torre em h3. A forma de disputa do torneio (que, a propósito, na história original era o Torneio de Candidatos), sem paralelo na história do xadrez é o senão no trabalho de Speelman. As demais falhas no tratamento dado ao xadrez no filme não lhe podem ser atribuídas.


Luzhin e o jogo são tratados, em grande medida, de forma caricata (no torneio para o título mundial, batem-se peças, socam-se relógios, e sempre é possível dizer quem está melhor pela expressão do jogador!). Esse modo de retratar o xadrez é inerente à sua transposição para o cinema de ficção, e tem como objetivo facilitar a dramatização do jogo e sua compreensão pelo público leigo. Num dos recursos mais comuns, reis são deitados, mesmo após o xeque-mate, para que a platéia possa saber quem venceu a partida. Na versão brasileira, como é usual nas aparições do xadrez no cinema, há muitos erros nas legendas, pois especialistas jamais são consultados para a tradução.

Talvez, se Stanley Kubrick (diretor de Lolita, também baseado em Nabokov) tivesse decidido filmar a obra, essa caricatura não existisse. Vale lembrar a maneira como ele conteve os efeitos sonoros e visuais de seu 2001: Uma Odisséias no Espaço (em que os astronautas jogam xadrez com o computador HAL, mas isso é outra história). Uma versão kubrickiana d'A Defesa Luzhin poderia representar para o xadrez o que 2001 foi para o cinema de ficção científica.


Os enxadristas que viram o filme ficaram com a impressão de que o filme poderia trazer uma influência negativa à imagem do xadrez, dada a alienação do personagem principal. Essa influência é, no entanto, minimizada pelo contraponto oferecido pelo bon-vivant Turati (mesmo sendo ele um vilão) e pelo paralelo com o pianista vivido por Geoffrey Rush em Shine e com o matemático esquizofrênico interpretado por Russell Crowe em A Beautiful Mind.



JHON TURTURRO
ELENCO:

John Turturro .... Aleksandr Ivanovich 'Sascha' Luzhin

Emily Watson .... Natalia Katkov
Geraldine James .... Vera (mãe de Natalia)
Stuart Wilson .... Leo Valentinov
Christopher Thompson .... conde Jean de Stassard
Fabio Sartor .... doutor Salvatore Turati
Peter Blythe .... Ilya
Orla Brady .... tia Anna
Mark Tandy .... pai de Luzhin
Kelly Hunter .... mãe de Luzhin
Alexander Hunting .... jovem Aleksandr Luzhin
Luigi Petrucci .... Santucci





PRINCIPAIS PRÊMIOS E INDICAÇÕES:

British Independent Film Awards 2000 (Reino Unido)
Indicado na categoria de Melhor Atriz (Emily Watson).
London Critics Circle Film Awards 2001 (Reino Unido)
Indicado na categoria de Melhor Atriz do Ano (Emily Watson).
Festival International du Film de Cinéma et de Télévision Luchon 2001 (França)
Recebeu o Grand Prize Cinema.





COMENTÁRIOS:

Thiago Victor em 05/01/2001

Um filme Extraordinario pois, mostra sem duvidas uma grande semelhança com Uma mente brilhante, explorando a loucura de um Genio no Xadrez e conta com uma Historia de muito bom gosto com um toque de Drama que deixa o filma cada vez mais interessante.


Alex Chan em 04/01/2001
Se você for fã de Blockbuster, nem perca tempo lendo o restante: o filme é um lixo ! Fuja ! Agora, se você gosta da sétima arte, confira. É um filme sensível e envolvente. John Turturro está excelente como o gênio de xadrez atormentado e totalmente desligado do mundo real, e a atriz Emily Watson ilumina a tela cada vez que aparece. Como um bom filme europeu, os sentimentos estão à flor da pele. Curiosamente sentimentos opostos: Amor e mesquinharia. É um daqueles filmes que você assiste, e o filme fica na sua cabeça por um bom tempo.





FONTES PESQUISADAS:
cinemenu.com.br
http://www.adorocinema.com/filmes/ultimo-lance/comentarios/ 
http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Luzhin_Defence

Nenhum comentário: