Páginas

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

463 - CLUBE RECEBE PREMIAÇÃO NO 3º PRÊMIO JOSINEIDE TAVARES

DIRETOR DE ENSINO DA SEMED PROF. ORLANDO MORAES ENTREGA COMENDA AO PRES. DO CLUBE DE XADREZ MARABÁ, FRANCISCO ARNILSON DE ASSIS
Pela primeira vez fui convidado à participar do Jantar de Premiação dos Destaques da Educação 2011 – Prêmio Josineide Tavares. Evento realizado no Casarão Eventos neste 17 de dezembro. Embora, fosse consciente que este espaço tem uma destinação muito especial, os professores e servidores da educação.


DA ESQ P/DIR: UM AMIGO, PROF. SALATIEL (ESC. SÃO FRANCISCO), FRANCISCO ARNILSON (CLUBE DE XADREZ), PROF. ÉDER (ESC. DARCY RIBEIRO) E ESPOSA
De antemão, fiquei feliz e ao mesmo tempo sem entender muito o fato de ter sido convidado. Digo isso em razão de não ser do quadro da educação municipal mas, sempre tive muita vontade de presenciar a forma como os professores se sentem com este evento oficial de reconhecimento dos destaques da educação.


DA ESQ P/DIR: FRANCISCO ARNILSON (CLUBE DE XADREZ), PROF. ÉDER E ESPOSA, PROFESSORAS CONCEIÇÃO E ALTEZIR (ESC. SÃO FRANCISCO), PREFEITO MAURINO MAGALHÃES E AMIGOS DO XADREZ
Tive que gazetear um aniversário muito importante, de uma pessoa muito especial. Fui correndo ao Casarão e fui recepcionado por bailarinos que dançavam e saudavam a todos os convidados. Ao entrar no salão de eventos encontrei muitos educadores e tive dificuldades para encontrar pessoas conhecidas. Minha alegria aumentou quando fui convidado pelo Professor Éder (Escola Darcy Ribeiro) para ficar em sua mesa. Em seguida chegaram a Professora Conceição e Altezir da Escola Anísio Teixeira. A Escola Anísio permitiu a realização de nossa primeira oficina de xadrez, de uma série de 15 que realizamos no ano de 2006.

Deveras, pensei várias vezes em ir embora dado o tempo que permaneci. Pensava em ir dormir para trabalhar no dia seguinte. Após dar uma volta e ficar um pouco mais recebi com surpresa o chamado para o recebimento da Comenda de Agradecimento como Instituição Parceira da Rede Pública Municipal de Ensino em Marabá. Fui recebê-lo representando o Clube de Xadrez Marabá.

Agora, o que representa esta comenda para a instituição Clube de Xadrez? Imagino que seja um espaço maior que se abre, seja nas Escolas Públicas como nas Particulares. Também é o reconhecimento desenvolvido arduamente, vencendo um obstáculo de cada vez por mais de 22 anos.

Representa uma responsabilidade maior para com a sociedade, com as escolas, estudantes e enxadristas em geral. A Comenda torna-se o reconhecimento de um trabalho realizado por muitas pessoas e ao longo de muitos anos. Espero que todos sintam-se valorizados neste importante trabalho social.


Obs.:  Uma comenda é um benefício que antigamente era concedido a eclesiásticos e a cavaleiros de ordens militares, mas que atualmente costuma designar apenas uma distinção puramente honorífica. No passado, podia remeter ainda a uma porção de terra doada oficialmente como recompensa por serviços prestados, ficando o beneficiado com a obrigação de defendê-la de malfeitores e inimigos. O detentor de uma comenda é chamado comendador.

Nenhum comentário: