Páginas

domingo, 15 de maio de 2011

314 - 3º JOGOS ESTUDANTIS MARABAENSES - REGULAMENTO

REGULAMENTO GERAL

ART. 1º – Os 3º Jogos Estudantis Marabaenses - modalidade Xadrez e uma competição oficial da Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação e Departamento de Educação Física, delegada ao Clube de Xadrez Marabá a sua organização e a coordenação.

ART. 2º - Poderão participar das competições de xadrez os alunos da Rede Municipal, Estadual e Particular de ensino do município de Marabá, nas categorias: “A” – para nascidos em 1997, 1998 e 1999 e categoria “B” – para nascidos em 1994, 1995, 1996, nos naipes masculinos e femininos.

ART. 3º - Os jogos de Xadrez serão disputados na Escola Municipal Judite Gomes Leitão na Travessa Santa Terezinha, na Marabá Pioneira, nos dias 21 e 22 de maio do ano de 2011.

ART. 4º - As escolas serão representadas por seus alunos em equipes de 02 (dois) atletas por categoria de ambos os naipes conforme a seguir:
§ 1º : Categoria “A” – Masculino, 02 (dois) enxadristas, nascidos em 1997, 1998 e 1999;
§ 2º : Categoria “A” – Feminino, 02 (duas) enxadristas, nascidos em 1997, 1998 e 1999;
§ 3º : Categoria “B” – Masculino, 02 (dois) enxadristas, nascidos em 1994, 1995 e 1996;
§ 4º : Categoria “B” – Feminino, 02 (duas) enxadristas, nascidos em 1994, 1995 e 1996.

ART. 5º - As inscrições serão realizadas nas, ou pelas Escolas, mediante o preenchimento de Ficha de Inscrição com a logomarca dos 3º Jogos Estudantis Marabaenses, com o nome da Escola, Diretor(a), Professor(a), Técnico(a) e a relação dos estudantes com os nomes completos, série e turma, documento de identidade e as respectivas categorias, conforme Art. 4º.
§ Único: A Ficha de Inscrição deverá conter carimbo da instituição escolar e as respectivas assinaturas do Professor de Educação Física e do Diretor(a) responsabilizando-se pela veracidade das informações prestadas.

ART. 6º - As Fichas poderão ser entregues ao representante do Clube de Xadrez, no dia em que o mesmo visitar a Escola ou, ser entregue a Coordenação Geral dos 3º Jogos Estudantis, até o dia 13 de maio do ano de 2011.

ART. 7º - As equipes deverão se fazer presentes em todo o curso dos Jogos Estudantis, inclusive na modalidade xadrez, devidamente uniformizadas e com a credencial recebida da Coordenação Geral geral dos Jogos Estudantis.
§ Único: As credenciais dos participantes serão entregues pela Coordenacao Geral dos 3º Jogos Estudantis Marabaenses no Ginásio Olímpico da Folha 16 ate o dia 20 de maio.

ART. 8º - Cada equipe será formada por 02 (dois) enxadristas e, a critério da organização, poderá admitir a participação com apenas 01 (um) enxadrista.

ART. 9º - Cada equipe deverá ter um capitão que terá direito a voto nas deliberações do Congresso Técnico, a ser realizado no dia 21 de maio para os enxadristas da categoria “A” e no dia 22 de maio para os enxadristas da categoria “B”.

ART. 10º - Será obrigatória a comunicação dos enxadristas competidores aos árbitros adjuntos, dos resultados de cada rodada, devendo preencher formulário com o resultado final.

ART. 11º - A equipe será eliminada da competição por vontade propria, devendo comunicar por escrito a organização do torneio ou, quando se ausentar injustificadamente por 03 (três) rodadas consecutivas ou alternadas, desde que as justificativas não sejam aceitas pela direção geral dos jogos.

ART. 12º - Será formado no Congresso Técnico a escolha dos membros do Conselho de Apelação para analisar possíveis decisoes equivocadas do(s) árbitro(s), sendo composto por 02 (dois) enxadristas e a direção geral da competição. Somente serão aceitas reclamações por escrito e devidamente fundamentada.

ART. 13º - Caso uma equipe deixe de participar de uma rodada será declarada perdedora por Wx0. E, caso sejam duas as equipes ausentes, ambas serão declaradas perdedoras e o resultado será - x -.

ART. 14º - O(s) Enxadrista(s) que não participar(em) do Congresso Técnico, independentemente dos motivos, se obriga a acatar integralmente, o que nele for decidido ou informado pela Organização e Arbitragem, do que, inclusive, não será aceito APELAÇÃO.

ART. 15º - As disputas serão organizadas pelo programa Swiss Perfect 98, Sistema Suíço de Emparceiramento em 08 (oito) rodadas com o tempo de reflexão de 16 (dezesseis) minutos nocaute, para cada competidor.
§ 1º : Serão organizadas as disputas por equipes e daí, emparceirados os jogadores.
§ 2º : Em decorrencia do emparceiramento por equipe, quando determinada equipe estiver com as peças de cor branca, caberá ao primeiro tabuleiro jogar com as brancas e, o segundo tabuleiro com as peças de cor preta.
§ 3º : Quando o emparceiramento por equipe definir que determinada equipe jogue com as peças pretas, caberá ao primeiro tabuleiro jogar com as peças pretas e o segundo tabuleiro com as peças de cor branca.

ART. 16º - As disputas dar-se-ão por níveis de força dos participantes, assim, jogaram entre si os primeiros tabuleiros por categoria e naipe e, sucessivamente, entre si os segundos tabuleiros do mesmo “modus operandus”.
§ Único: Não será possivel o confronto entre atletas da mesma instituicão escolar.

ART. 17º - Os resultados possíveis nas disputas por equipes em cada rodadas são os seguintes: 2x0, 1,5x0,5, 1x1, 0x2 e 0,5x1,5, computando-se os pontos obtidos por cada componente da equipe.
§ Único: A pontuação por vitória será 1 (um) ponto, 0,5 (meio) ponto por empate e 0 (zero) ponto para a derrota.

ART. 18º - Os critérios para desempatar equipes e enxadrístas com as mesmas pontuações serão: a) buccholz; b) median buccholz; c) progress; d) confronto direto e, e) partida extra.

ART. 19º - Os relógios não poderão ser ajustados pelos jogadores após o inicio da rodada. Caso haja necessidade de ajuste, este deverá ser feito pela Arbitragem.

ART. 20º - A posição dos relógios será definida pela Arbitragem.

ART. 21º - Haverá um Árbitro Adjunto responsável pela recepção dos resultados, que deverão ser informados por ambos os enxadristas. Caso o Árbitro Adjunto não receba os resultados, até o término da última partida da rodada, esta partida poderá ficar com o resultado 0 X 0, a fim de não atrasar o emparceiramento da rodada seguinte.

ART. 22º - 11. É terminantemente proibido:
a. analisar as partidas terminadas, ou não, dentro da sala de jogos (análises somente na área de partidas encerradas);
b. portar celular ou qualquer outro dispositivo eletrônico ligado dentro da sala de jogos durante a rodada. O responsável pela emissão de qualquer ruído provocado por celular ou dispositivo eletrônico, será penalizado com a perda da partida, e caso esteja como espectador no momento, será expulso da sala de jogos (regra da Fide);
c. conversar, seja o que for e em que quantidade de palavras for, dentro da sala de jogos. Quem quiser conversar, chame, por sinais, o seu interlocutor para fora da area de jogos;
d. aproximar-se demasiadamente da mesa onde há jogos em andamento, quando observador (pedimos observarem a distância mínima de 1 metro);
e. auxiliar, de qualquer maneira, jogador que ainda esta jogando;
f. quando estiver jogando, permanecer em pé, observando a sua própria partida;
g. manusear o relógio durante a partida. O enxadrista só pode usar o controle (botão) de acionamento do tempo do adversário ou o de parada do relógio, caso tenha que acionar a arbitragem por qualquer motivo;
h. provocar, repetidamente, ruídos diversos como, arrastar a cadeira ao se sentar ou levantar, batucar com a caneta, mão, pé, ou outros durante a rodada;
i. lanchar durante a realização da partida, enquanto sentado e observando a partida. Se o jogador quiser lanchar enquanto joga deverá fazê-lo em local afastado do salão de jogos. (água mineral, refrigerantes, e sucos serão tolerados);
j. fumar dentro da sala de jogos;
k. agredir verbal ou fisicamente outro enxadrista, membro da arbitragem ou direção do torneio será punido com eliminação do torneio;
l. discutir de forma acintosa com a arbitragem; (para isto tem a apelação oficial)
m. qualquer atitude anti-desportiva, como derrubar as peças acintosamente numa desistência, discutir com o adversário, independentemente de ter ou não razão, provocar de qualquer maneira distúrbio na sala de jogos, etc...;
n. descumprir qualquer determinação dos árbitros, ainda que verbais.

ART. 23º - A programacao dos jogos de xadrez segue conforme abaixo:
Dia 21 de maio de 2011 (sábado):
Categoria “A” – Masculino e Feminino
08h30 – Abertura e Congresso Técnico
09h00 – 1ª Rodada
09h30 – 2ª Rodada
10h00 - Intervalo
10h30 – 3ª Rodada
11h00 – 4ª Rodada
14h00 – 5ª Rodada
14h30 – 6ª Rodada
15h00 - Intervalo
15h30 – 7ª Rodada
16h00 – 8ª Rodada
16h30 - Encerramento e Premiação

Dia 22 de maio de 2011 (domingo):
Categoria “B” – Masculino e Feminino
08h30 – Abertura e Congresso Técnico
09h00 – 1ª Rodada
09h30 – 2ª Rodada
10h00 - Intervalo
10h30 – 3ª Rodada
11h00 – 4ª Rodada
14h00 – 5ª Rodada
14h30 – 6ª Rodada
15h00 - Intervalo
15h30 – 7ª Rodada
16h00 – 8ª Rodada
16h30 - Encerramento e Premiação

ART. 24º - Da Premiação por Equipes
Categoria “A” – Masculino – Trofeu para a Escola;
Categoria “A” – Feminino – Trofeu para a Escola;
Categoria “B” – Masculino – Trofeu para a Escola;
Categoria “B” – Feminino – Trofeu para a Escola.
§ Único: Serão computados para efeito de premiação os resultados por equipe, considerando as pontuações obtidas pelos enxadristas dentro de sua categoria e naipe.

ART. 25º - Da premiação Individual
Medalhas para os Jogadores da Equipe Vencedora conforme abaixo:
Categoria “A” masculino – Equipe Campeã os Jogadores 1 e 2;
- Equipe Vice Campeã os Jogadores 1 e 2;
- Equipe 3º lugar os Jogadores 1 e 2;
Categoria “A” Feminino – Equipe Campeã os jogadorwa 1 e 2;
- Equipe Vice Campeã os Jogadores 1 e 2;
- Equipe 3º lugar os Jogadores 1 e 2;
Categoria “B” masculino – Equipe Campeã os jogadores 1 e 2;
- Equipe Vice Campeã os Jogadores 1 e 2;
- Equipe 3º lugar os Jogadores 1 e 2;
Categoria “B” Feminino – Equiepe Campeã os jogadores 1 e 2;
- Equipe Vice Campeã os Jogadores 1 e 2;
- Equipe 3º lugar os Jogadores 1 e 2;
§ Único: Serão premiados com medalhas, conforme avaliação da comissão organizadora dos jogos de xadrez, os quatro melhores técnicos, de cada categoria.

ART. 26º - As regras aplicadas neste torneio estão em consonância com as Leis da FIDE.

ART. 27º - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Arbitragem.

ART. 28º - A inscrição nesta competição implica plena aceitação deste regulamento. Os casos omissos serão julgados pela comissão de arbitragem e observada a Regra FIDE da modalidade xadrez Rápido.

ART. 29º - A organização envidará esforços para que o número de equipes participantes seja par, evitando-se os efeitos indesejados do número ímpar. Poderá inclusive, convocar a inscrição de uma nova equipe, podendo aceitar a participação de apenas 01 (um) enxadrista representando uma determinada equipe. Caso não seja possível, em cada rodada haverá uma equipe de “bye”, ou seja, que não jogará e ganhará os respectivos pontos sem os índices de qualidade.

Art. 30º - A equipe de arbitragem está assim constituída: Árbitro Principal e árbitros auxiliares.

Francisco Arnilson de Assis
Coordenador Geral - Xadrez
Clube de Xadrez Marabá
 
Rosangela Almeida Botelho

Coordenadora do DEEF
Departamento de Educação Física

Ney Calandrini de Azevedo
Secretário Municipal de Educação
Portaria n°008/09

Nenhum comentário: