Páginas

domingo, 29 de maio de 2011

321 - RAFAEL FÉLIX DE CASTANHAL VENCE TORNEIO DO JONATHAS

Fotos de verdadeiros amantes do Xadrez
Mais uma competição promovida pelo Clube de Xadrez, o Torneio Jonathas Pontes Athias, na Escola Jonathas, Folha 22 neste sábado (28/05) com inicio as 14h00 pelo Sistema Suíço em 05 rodadas com o tempo de 21 minutos nocaute. A novidade deste certame foi a participação de 15 enxadristas das cidades de Castanhal, Paragominas e de Marabá.


O Torneio Jonathas Athias contou com participações especiais como: Luís Fernando Almeida, Talita Medrado Almeida e James Nascimento Medrado, respectivamente, irmão, filha e sobrinho do mestre marabaense Antonio Carlos Silva Almeida. Também marcou o retorno aos tabuleiros de Talita Medrado Almeida melhor enxadrista marabaense de todos os tempos. Também tivemos a presença ilustre de Carlos Augusto Xavier do Nascimento (Carlos Caxiano) que veio direto de Castanhal para enaltecer o nosso torneio e estreitar laços de amizade e cordialidade e sua filha Eugênia Benchimol que, juntamente com Talita


O jovem Campeão Rafael Félix Ribeiro da Costa
 A melhor representante de Marabá foi justamente Talita Almeida que assumiu a liderança até a disputa quando perdeu para o castanhalense Rafael Félix Ribeiro da Costa que ficou com 4,5 pontos contra 3,5 de Talita. Caso vencesse, nossa marabaense seria a Campeã.
O campeão, o jovem Rafael Félix teve 4 vitórias e apenas 1 empate diante do talentoso Carlos Caxiano e uma vitória importante no confronto com Talita. Levou os parabéns de todos os presentes.




O Vice-Campeão e boa pessoa Carlos Caxiano
 O experiente representante de Castanhal, Carlos Augusto Xavier do Nascimento (Carlos Caxiano) foi o grande vice-campeão, venceu 3 partidas e teve 1 empate com Rafael Félix e outro contra Talita Almeida, totalizando 4 pontos. Aliás, foi um dos combates mais emocionantes devido o fator tempo e a forte tensão no tabuleiro.

Em terceiro lugar ficou o atleta de Paragominas, Marcelo Duarte Semente, também com 4 pontos. No currículo 1 derrota para Carlos Caxiano.

A nossa representante feminina Talita Medrado Almeida ficou em 4º lugar com 3.5 pontos. Era desejo de todos que ocorresse o confronto feminino entre Talita e Eugênia e infelizmente não aconteceu.


O 3º colocado, Flamenguista Marcelo Duarte Semente
 Em 5º lugar ficou o presidente do Clube de Xadrez Marabá, Francisco Arnilson de de Assis com 3 pontos. Derrotas para Rogers Borges e Marcelo Duarte e uma vitória empolgante diante do bom enxadrista Cláudio Francisco.

Após o encerramento da 4ª rodada o enxadrista Fernando Almeida, de Castanhal, pediu a atenção de todos os presentes e disse algumas palavras. “Em primeiro lugar lamentou a ausência do irmão Antonio Carlos Silva Almeida, um dos fundadores do Clube que estava fazendo aniversário neste dia, lembrou da trajetória brilhante e e esperava que “mano”pudesse participar do Torneio.” Encerrou suas palavras pedindo maior apoio e a participação de todos em prol do xadrez.

4ª lugar Talita Almeida brilhou e distribuiu simpatia
Em seguida Francisco Arnilson de Assis agradeceu a presença de todos, principalmente daqueles que vieram de tão longe, de Castanhal e de Paragominas. E disse algumas palavras: “Temos uma frase no xadrez que diz, somos uma só família. De fato, nesta família está faltando uma pessoa muito importante e que sem ela não temos uma família completa. Desejamos o retorno do Antonio Carlos em nossas atividades. Que os problemas do passado sejam superados, concluiu o presidente considerando Antonio Carlos Silva Almeida e Talita Medrado Almeida os melhores enxadristas de Marabá nos naipes masculino e feminino.

O 5º lugar Francisco Arnilson e Luís Fernando S. Almeida
O Torneio Jonathas Pontes Athias contou com os seguintes participantes: 1. Antonio Jorge P. Oliveira; 2. Carlos Augusto Xavier do Nascimento; 3. Carlos Eduardo Guimaraes; 4. Claudio Francisco Silva; 5. Eugenia Benchimol Xavier Nascimento ; 6. Francisco Arnilson de Assis; 7. Jhon kennedy de Souza; 8. Luis Fernando Silva Almeida; 9. Manoel Bispo dos Reis Neto; 10. Marcelo Duarte Semente; 11. Rafael Felix Ribeiro da Costa; 12. Rogers Borges de Moraes; 13. Talita Medrado Almeida; 14. James Nascimento Medrado e 15. Ricardo Vinícius S. Castro .


1ª RODADA / 2ª RODADA





















3ª RODADA / 4ª RODADA






















Após o encerramento da 4ª rodada tínhamos um quadro equilibrado para decidir o título do Torneio na 5ª e decisiva rodada. O garoto Rafael e Talita estavam empatados com 3.5 pontos cada, daí sairia o campeão. Vejam o quadro com a classificação parcial e rodada final:




























Com a importante e decisiva vitória de Rafael Félix diante da enxadrista Talita Almeida a competição ficou desempatada. O jovem Rafael Félix Ribeiro da Costa subiu o mais alto do pódium. Como não pontuou e seis concorrentes mais próximos pontuaram a nossa marabaense caiu para a 4ª colocação, marcando positivamente o seu retorno aos tabuleiros do Clube de Xadrez Marabá, vejam o quadro com a classficação final:

2 comentários:

Lásaro disse...

Seria legal se postassem a notações de todos os jogos, principalmente as finais.

Lásaro disse...

Seria legal se postassem as notações de todas as partidas, principalmente das finais.