Páginas

domingo, 31 de março de 2013

DOMINGO COM XADREZ NO CABELO SECO


XADREZ NA CALÇADA
 
Neste domingo (31/03) não houve a tradicional (ou quase) Interação que vem acontecendo aos domingos no CSSM. Acreditamos que o Feriado da Semana Santa tenha mobilizado os jogadores de xadrez. Foi o 5º domingo de Interação, como costuma assumir compromissos, responsabilidades, fiz a minha parte, compareci e aguardei pelos companheiros. Também, mais uma vez fiz o convite por "torpedos" nos celulares e solicitei a confirmação da ída ao Clube. Não houve confirmação. Chateado? Não.
 
A PRAÇA DO CABELO SECO
 
NOSSA SAÍDA FOI ESSA CALÇADA
 
Aproveitei o momento vago para fazer uma visita ao Cabelo Seco, bairro que originou a Cidade de Marabá que sempre recebe a programação oficial comemorativa a fundação de Marabá. De antemão, sabíamos que encontraríamos uma comunidade muito receptiva e apostei na minha ída. Ao chegar no local, na Praça Deodoro de Mendonça encontrei uma praça muito molhada e com poucos espaços para nosso trabalho. De todas as possibilidades achamos por bem utilizarmos uma calçada para apresentarmos o xadrez àquelas crianças.
 
Bastou começarmos o nosso trabalho de iniciação, após colocarmos o tabuleiro na vista destes para que começassem a chegar nossa clientela. Como disse, garotos e garotas muito receptivas e desejosas de aprender. Iniciamos com muita empolgação. Mas, sofremos um pouco com a poluição sonora de muitos carros de som que insistia em passar no local a cada 10 minutos, interrompendo com o som elevado. Problemas que temos que tolerar.
 
Na Comunidade pudemos sentir a falta de muita coisa. Uma situação de abandono total. A praça está decadente, as ruas que não são varridas, o esgoto e a água parada e lixo, embora o carro tenha passado e deixado muita coisa nas ruas.
 
Pude ver em uma casa próxima algumas crianças em improviso, jogando tênis de mesa. Muitas, muitas crianças no bairro e, pude fazer minha ação social com grande proveito para essas crianças. Vejam as fotos da visita do Clube de Xadrez Marabá ao Bairro que deu origem a Cidade de Marabá.

 
AS CRIANÇAS CHEGANDO AOS POUCOS
 
IMPROVISO NO JOGO DE TÊNIS DE MESA
 
QUEM CHEGAVA FICAVA PARA APRENDER
 
FOI MUITO GRATIFICANTE FAZER ESTE TRABALHO
 

Um comentário:

João Júnior disse...

Muito legal o seu empenho amigo, parabéns!!
Tenho um projeto de montar um clube aqui em Abaetetuba-Pa. O começo é sempre difícil mas pra quem gosta do xadrez e sabe como a falta de apoio e informação sobre o jogo é precária, principalmente no interior, qualquer avanço já é muito gratificante. Espero que seu trabalho dei bastante certo e que o xadrez seja visto cada vez mais. Abraço.