Páginas

segunda-feira, 25 de março de 2013

PALESTRA ENALTECEU OS BENEFÍCIOS DO XADREZ PRÁ VIDA


Aconteceu na manhã do dia 23/03 (sábado) nas dependências do Clube de Subtenentes e Sargentos de Marabá (CSSM) a Palestra “Xadrez pra Vida”, ministrada pelo palestrante Carlos Alessander Costa Alves, visando ampliar a visão sobre os benefícios desta prática esportiva para os seus praticantes.

A palestra foi super importante para conhecer as várias facetas que encantam milhões de praticantes em todo mundo. Começando pela compreensão do que seja o xadrez, aproveitando a sensacional e um pouco esquecida e empolgante definição de Melão Júnior:

" O xadrez não passa de um punhado de tocos de pau, dispostos sobre uma tábua quadriculada, situada entre duas criaturas incompreensivelmente absortas, que, dominadas por uma espécie de autismo, desperdiçam inutilmente seu tempo, olhando para este brinquedo sem graça, enquanto o mundo ao seu redor pode desmoronar sem que se apercebam disso. Esta é a interpretação do homem vulgar, insensível e apático; incapaz de enxergar as essências, homem que se conforma com uma visão superficial das coisas e se deixa seduzir pelas aparências de outras atividades menos belas e eloqüentes. Para o homem mediano, o xadrez é um mero acessório, útil tão somente porque contribui para desenvolver diferentes faculdades mentais, melhorando o desempenho escolar nas crianças, intensificando a acuidade mental nos adultos e preservando por mais tempo a agilidade mental nos idosos. Porém, para o homem espirituoso, criativo e empreendedor, o xadrez é uma das mais ricas fontes de prazer, um meio no qual se encontram elementos para representar as mais admiráveis concepções artísticas, um campo pelo qual a imaginação pode voar livremente, produzindo, com encantadora beleza, idéias deliciosamente sutis e originais. O xadrez é uma das raras e preciosas atividades em que o homem pode explorar ao fundo suas emoções, atingindo estados de prazer tão sublimes, tão ternos, tão intensos, que só podem ser igualados pelas sensações proporcionadas pelo amor e pela música".

 

A lenda mais divulgada sobre a origem do Jogo de Xadrez, também muito cultuada na obra de Malba Tahan “O Homem que calculava” foi apresentada lúdica em um tabuleiro de xadrez, contando passo a passo algumas jogadas sensacionais, com o advento do sacrifício da dama, que na alegoria seria o filho sacrificado no campo de batalha e após receber presente do jovem Lahur Sessa:

Como todos os soberanos, este também era muito curioso, e não aguentou para saber o que o jovem sábio lhe trouxera. O que Sessa trazia ao rei consistia num grande tabuleiro quadrado, dividido em sessenta e quatro quadradinhos, ou casas, iguais. Sobre esse tabuleiro colocavam-se, não arbitrariamente, duas coleções de peças que se distinguiam, uma da outra, pelas cores branca e preta, repetindo, porém, simetricamente, os engenhosos formatos e subordinados a curiosas regras que lhes permitiam movimentar-se por vários modos. Sessa explicou pacientemente ao rei, aos monarcas, vizires e cortesãos que rodeavam em que consistia o jogo, ensinando-lhes as regras essenciais. (...) Depois, dirigindo-se ao jovem brâmane, disse-lhe: – Quero recompensar-te, meu amigo, por este maravilhoso presente, que de tanto me serviu para o alívio de velhas angústias. Diz-me o que queres, qualquer das maiores riquezas, que te será dado.



Mas, a parte mais interessante e nova em palestras, foi a passagem dos fundamentos do xadrez para a vida prática. Notadamente o Palestrante utilizou de várias metáforas sobre os campos familiares, profissionais e da saúde corporal e mental, amplamente utilizados pelos enxadristas em seu cotidiano, todos sendo bem exemplificados.

A importante plateia acompanhou todo o transcorrer da palestra e pode interagir com perguntas e complementos. A empatia dos presentes serviu para aumentar o seu poder de compreensão de muitos aspectos fundamentais para a vida que estão presentes no jogo de Xadrez.

Registramos nossos sinceros parabéns ao palestrante que conseguiu manter o interesse e a interatividade dos presentes. Quanto aos participantes, todos foram unânimes em afirmarem a satisfação de conhecerem o quanto o xadrez é importante para a vida. Para ampliar as imagens abaixo, favor clicar duas vezes.

 


Sobre o Palestrante Carlos Alessander C. Alves:

Fundador do Clube de Xadrez Cavaleiros da Dama que teve destacada atuação nos municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás. É Árbitro Regional (AR) da Confederação Brasileira de Xadrez postulante ao título de Árbitro Internacional (AI) da Federation Internationale Des Echecs. Dirigente da Aliança Carajás de Cultura, Esporte e Tecnologia. Presidente do Labirinto Cine Clube e Membro Emérito do Clube de Xadrez Marabá.

Nenhum comentário: