Páginas

domingo, 10 de março de 2013

BENEFÍCIOS DO XADREZ PRÁ SUA VIDA




O xadrez é um jogo para duas pessoas, podendo ser presencial ou mesmo, jogar contra o computador ou on-line, pela internet contra outras pessoas. O xadrez vai beneficiar você de diversas maneiras, melhora a socialização, ajuda em sua profissão, melhora na escola, aumenta a sua capacidade mental, melhora o relacionamento entre casais, entre e pais e filhos e melhora sua atitude diante da vida.

A socialização: o maior benefício é quando jogamos com pessoas. É bem provável que existam clubes de xadrez no seu bairro ou na sua cidade. Se a sua vida social continua a mesma faz tempo, procure um desses clubes e comece a participar. Se não existir você poderá criar um, tornar-se pioneiro na sua região. Você vai sentir como é gostoso fazer amizades por meio do xadrez.

O xadrez pode ser o inicio de uma profissão. Não dá para saber o potencial de alguém para o xadrez até uma pessoa começar a jogar. Quem sabe você tem um potencial oculto para chegar a mestre. Em muitos torneios ocorre premiação em dinheiro. Além disso, existe um mercado permanente consumindo produtos relacionados ao xadrez, peças artesanais, publicações de livros, aulas particulares e promoção de eventos. São muitas as oportunidades para fazer do xadrez uma fonte de renda.

Aumento da capacidade de aprendizagem, com destaque para o desempenho em matemática: você pai e mãe dedicados apresente o xadrez aos seus filhos, faça melhor, aprenda e ensine e jogue com eles. Isto também melhora a relação entre pais e filhos. Um aviso àqueles que vão presar concurso público, querem sair melhor em entrevistas e seleções ou vão fazer o Enem, o tipo de raciocínio desenvolvido com a prática do xadrez. É de grande ajuda nestas situações. Você desenvolve um tipo de raciocínio que é cada vez mais valorizado. Cada jogada implica na análise das possibilidades, causa e efeito, impacto das consequências de todas as tomadas durante o jogo. É preciso analisar a estratégia do oponente, ceder em algumas vezes, e antecipar soluções para as prováveis jogadas que o outro ainda fará. Em uma empresa isto é muito útil, pois nos negócios, o tempo todo precisamos prever as consequências de um investimento, de uma decisão, de uma contratação, mudar uma estratégia de trabalho que não está dando certo. O tipo de raciocínio desenvolvido com o jogo de xadrez o torna um profissional muito mais preparado para lidar com os problemas do dia-a-dia da profissão ou da empresa, seja você o funcionário, o proprietário ou prestador de serviços.

A concorrência por vagas no mercado de trabalho é grande e a tendência é ser maior ainda. Estas pequenas diferenças podem contribuir para que você seja contratado, mantido ou promovido na empresa. Se você for o empresário, além de melhor administrar os desafios diários terá mais chances de fazer a sua empresa crescer e prosperar.

Qualidade de vida: o cérebro usa a capacidade que tem em todas as situações que encontra. A pessoa com dificuldade de organizar o pensamento vai ter essa dificuldade em quase tudo o que faz. Na área dos relacionamentos, na parte financeira, da profissão, jogar xadrez regularmente, contribui para a reorganização do funcionamento do cérebro e este melhor funcionamento vai se repetir em tudo que você fizer. Não dá para prever quanto cada pessoa muda e melhora depois que aprende a jogar xadrez. Mas, a mudança ocorre em todos que se propõem a aprender este jogo milenar.

Você pode aprender a jogar xadrez em qualquer idade, sendo indicado para crianças a partir dos 5 anos. Os mais novos vão começar bem cedo a se preparar para a vida. Os de mais idades vão encontrar no xadrez um aliado para ajuda-los a manter a mente sã. Casais melhoram suas relações quando jogam xadrez, isto também ocorre na relação entre pais e filhos. Se existe pessoas idosas na sua família o xadrez pode ser útil para manter a saúde mental dessas pessoas como para reaproximar pais, filhos em partidas de xadrez familiar.

Se você ainda tem dúvidas quanto aos benefícios em aprender xadrez, segue um resumo: aprenda para ir melhor na escola, aprenda para ter mais chances em provas, concursos, Enem, vestibulares, para ter mais chances nas entrevistas de emprego. Aprenda para conhecer pessoas inteligentes que vai ajudá-lo a se tornar uma pessoa melhor do que era. Aprenda para aumentar a sua capacidade mental, sua inteligência, organizar as ideias e melhorar o raciocínio. Aprenda para ser mais persistente e não desistir dos desafios.

Aprenda porque é divertido: memorização, criatividade, concentração, disciplina, determinação, objetividade, paciência, pensamento lógico, habilidades de raciocínio e outras habilidades como estabelecer metas, montar estratégias, lidar com adversidades, aprender com os próprios erros, tomar decisões, resolver problemas, espírito esportivo. São muitos os benefícios, comece agora mesmo, não espere mais nada.
 
Obs.: Texto transcrito da internet.

Nenhum comentário: