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segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

258 - MELHORES ESCOLAS PÚBLICAS DE MARABÁ DO 1º AO 5º ANO


O Clube de Xadrez continua levantando o tema da Educação, mostrando a realidade do ensino em Marabá. Desta feita vamos mostrar uma radiografia das Escolas de Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano. O presente levantamento coloca em ordem descrescente, uma espécie de ranking, as notas do IDEB - Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico, divulgado pelo MEC/INEP em julho de 2010.
Se você vai colocar o seu filho na Escola, nas séries iniciais, é bom ficar bem informado e não sofrer depois.

Este ranking não representa uma classificação oficial, pois não existe, o Governo Federal e a Secretaria Municipal de Educação não tem essa pretensão. Serve apenas para tentar compreender se o ensino é de qualidade ou não e quais são as escolas que tem se saído melhor nas avaliações do MEC. Fique de olho!
As três melhores Escolas de Marabá, apresentaram melhorias contínuas, revelando uma correta postura da direção, professores, alunos e pais, visando a qualidade do ensino, cujo meta do MEC está prevista para ser alcançada no ano de 2020 é de notas a partir de 6,0.


Algumas escolas vem aumentando suas notas. Entre estas destacamos a EMEF DUQUE DE CAXIAS que obteve a melhor nota de 2009:
4,0 em 2007 e
5,5 em 2009.


A EMEF ELINDA SIMPLÍCIO COSTA também vem crescendo continuamente suas notas: Obteve as seguintes notas:
3,9 em 2005,
4,3 em 2007 e
5,1 em  2009.


EMEF BASÍLIO MIGUEL DOS SANTOS também vem numa excelente ascendência, com as seguintes notas:
3,1 em 2007,
4,1 em 2007 e
5,0 em 2009. 


Estas são, portanto, as melhores Escolas Públicas do 1º ao 5º ano, dígnas de ofercer ao seu filho um ensino bem próximo do que se chama de Ensino de Qualidade.


A próxima avaliação do IDEB será no ano de 2011 e apresentado no ano de 2012. Assim, quem ficou mal na "foto" deve fazer algo para mudar esta triste realidade.


A média municpal é nota 4,0 e, no entanto, temos muitas escolas que apresentaram notas abaixo da média. Com a nota máxima é 10,0 estas escolas para se tornarem mais atraentes precisam de muito trabalho de superação, do contrário, poderá piorar com o aumento da evasão escolar ou até na redução do número de alunos ingressantes.


Os pais, responsáveis por seus filhos, também pode se tornar um importante protagonista nesta articulação. Devem, portanto, procurar a direção da escola de seus filhos e ver o que pode ser feito.


Algumas escolas, de fato, com notas abaixo de 3,0 devem receber maior atenção, também, do poder público, pois as notas estão muito baixas. Entre elas: Rachel de Queiroz, Carlos Marighella, Adelaide Molinari, Faixa Linda, Geraldo Luiz Gonzaga e Rui Barbosa.


Finalmente, vamos procurar fazer um comentário sobre o desempenho das Escolas de Marabá dentro do IDEB. Pelo menos uma certeza, mudar a merenda para uma refeição escolar não é capaz de provocar uma grande mudança no rendimento mental e intelectual dos alunos




SAIBA MAIS SOBRE O IDEB
É o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa uma iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.


Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.


O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios. O IDEB é realizado apenas em Escolas Públicas. Paa as Escolas Particulares, o SAEB é amostral.

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