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quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

261 - O XADREZ PODE MELHORAR A EDUCAÇÃO NO BRASIL

 XADREZ É UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NECESSÁRIA


Por Francisco Arnilson de Assis*
Breve conclusão sobre a Educação e o Jogo de Xadrez, com base nos artigos postados no blogger, de setembro de 2010 a janeiro de 2011, sobre o uso de drogas, violência e qualidade do ensino.


Após publicarmos uma série de artigos, sobre assuntos preocupantes para a sociedade, relacionados com a educação brasileira e em especial da cidade de Marabá, como: violência nas escolas; uso de drogas e suas conseqüências; o xadrez e a educação; e a avaliação geral do ensino conforme estatísticas do IDEB; com a apresentação do ranking das escolas públicas municipais de 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, fica uma certeza, caminhamos para uma dura realidade da sociedade local, com muito mais violência, mais consumo de drogas, evasão escolar, enfim, o caos. 
 

Se o sistema educacional é secularmente o mesmo e, ainda assim, faltam investimentos e novas propostas, neste modus operandus, continuaremos com uma educação que não avança e uma sociedade atrasada.


Nós acreditamos que o Xadrez precisa estar presente nas escolas brasileiras, principalmente naquelas de ensino fundamental, pois, trata-se de uma ferramenta pedagógica fundamental, presente nas escolas dos países desenvolvidos.


Os temas correlacionam-se com a educação e o xadrez, pois, basta conversar com um praticante comum ou com um pedagogo que pratica o xadrez para se convencer dos inumeráveis benefícios que serviriam para dar um forte empurrão em nossas crianças. E por que não vemos uma estratégia que utiliza o xadrez e outras atividades afins para melhorar a qualidade da educação, considerando que existe a proposta do PNE de implantar o ensino integral nas escolas brasileiras?


Muitas nações para se desenvolverem investiram na educação e hoje colhem os resultados. No Brasil, no Estado do Pará e na Cidade de Marabá a educação não faz parte de uma estratégia prioritária de desenvolvimento humano e social, de formação de cidadãos, de mão de obra e acesso às universidades e ao mercado de trabalho. Quem tem mais condições financeiras, fruto de estudos, coloca os seus filhos em escolas particulares onde não se reclama de salários baixos, de greve de professores e qualidade do ensino e nem do mal uso dos recursos do FUNDEB. O resultado que colhemos na educação pública é visível, está nas praças públicas cheias de usuários de drogas, nos presídios superlotados, nos jornais televisivos e impressos com carregadas doses de sangue.


Hoje, posso dizer, a educação serviria para solucionar muitos problemas com os quais o país enfrenta e nossa cidade também, desde o caos social provocado por esta sociedade de exclusão, ao uso indiscriminado de drogas, da violência e uma maior consciência do nosso papel no planeta Terra, até um projeto de soberania nacional com a formação de profissionais capazes de alavancar a qualidade de vida e a progressão social.


Em nossa progressista cidade os educadores já estão preocupados com a falta de estrutura das escolas: sem bibliotecas, áreas de educação física, laboratório de informática e etc. Faltam escolas, faltam salas de aulas e faltam educadores. Como fazer educação se falta capital humano? Como vamos implantar o ensino com jornada ampliada? A educação está na base de tudo, na formação de todas as profissões. Quanto melhor for a qualidade do ensino de base, tanto será maior e melhor a qualidade de nossos profissionais e futuros governantes.


Se não estamos preparando a cidade, e o modelo de educação que temos já é deficiente para o atual momento, o que dizer desta realidade daqui a dois anos? E o que está sendo feito ou que se está pensando sobre a proposta de Ensino Integral contida no Plano Nacional de Educação? E quando chegar a explosão demográfica prospectada pelos grandes projetos siderúrgicos? Estes são tempos difíceis de uma triste realidade chutada para debaixo do tapete.


Porém, tudo deveria ter começado ontem, já perdemos muito tempo. Para realizar é preciso planejar o futuro, semear. Abrir a discussão com a sociedade civil, sem medo de perder espaço. A questão é grave. Não pode o Xadrez ficar de fora do contexto sócio-educacional por falta de conhecimento dos responsáveis pela Educação Municipal ou do Gestor Municipal. Não é isto que deve acontecer. É o contrário. É preciso abrir o coração e governar junto com o povo. Críticas sempre virão não tem jeito. O importante é que sejamos responsáveis por nossa cidade e pelas pessoas nelas residentes.


REFERÊNCIAS:
www.xadrezpirai.blogspot.com/2010/03/xadrez-e-o-profissional-de-educacao-fisica.html
www.cxmaraba.blogspot.com/2010/08/plano-nacional-de-desenvolvimento-do.html
www.cxmaraba.blogspot.com/2010/08/artigos-sobre-os-beneficios-da-pratica.html
www.cxmaraba.blogspot.com/2010_09_01_archive.html
www.cxmaraba.blogspot.com/2010/10/o-ensino-de-xadrez-contribui-para-o.html
www.cxmaraba.blogspot.com/2010/10-razoes-pelas-quais-as-criancas-devem.html
www.cxmaraba.blogspot.com/2010/10-violencia-sem-fim-sem-solucao-o.html
www.cxmaraba.blogspot.com/2010/10-os-efeitos-do-crack-no-organismo.html
www.cxmaraba.blogspot.com/2010/10-razoes-que-levam-uma-pessoa-usar-drogas.html
www.cxmaraba.blogspot.com/2010/11-alerta-cresce-violencia-nas-escolas.html
www.cxmaraba.blogspot.com/2010/11-congresso-nacional-discute-mais-de-250.html
www.cxmaraba.blogspot.com/2010/11-rio-de-janeiro-uma-cidade-reagindo.html
www.cxmaraba.blogspot.com/2010/11/lula-falta-de-investimento-em-educacao.html
www.cxmaraba.blogspot.com/2010/12-estados-do-norte-e-nordeste-piores-no.html
www.cxmaraba.blogspot.com/2010/12-ranking-dos-estados-brasileiros.html
www.cxmaraba.blogspot.com/2010/12-brasil-com-indices-de.html
www.cxmaraba.blogspot.com/2010/12-pne-promete-ensino-integral-para-50-das.html
www.cxmaraba.blogspot.com/2010/12-ensino-integral-avanca-no-pais-mas-fica.html
www.cxmaraba.blogspot.com/2010/12-por-dentro-do-ibeb-qualidade-no-ensino.html
www.cxmaraba.blogspot.com/2010/12-ideb-24-dos-municipios-estao-abaixo-da.html
www.cxmaraba.blogspot.com/2010/12-melhores-escolas-de-maraba-6-ao-9-no.html
www.cxmaraba.blogspot.com/2010/12-melhores-escolas-publicas-de-maraba-do.html




*O autor possui Licenciatura Plena em Letras e Literaturas Vernáculas, é empresário e presidente do Clube de Xadrez Marabá

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