Páginas

sábado, 7 de abril de 2012

COMO REGISTRAR UMA PARTIDA DE XADREZ EM UMA PLANILHA


Os jogadores mais experientes talvez não tenham dúvidas. Mas, alguns que já não jogam um torneio classíco há muito tempo talvez, então, eis uma oportunidade para revisar como anotar uma partida de xadrez em uma planilha.

A maioria dos jogadores muito jovens e iniciantes precisam aprender este pré requisito regulamentar para o registro de uma partida de xadrez. Então, aproveitamos para, mais uma vez dar as dicas e facilitar a participação do jogador na 8ª TAÇA CIDADE DE MARABÁ, vejam como:


Anotação de Partidas

Notação Algébrica.

A Notação Algébrica considera o Tabuleiro de Xadrez formado por oito FILAS numeradas de 1 a 8 e oito COLUNAS identificadas de a até h.
 


Repare que para o jogador de Negras, o tabuleiro é alfanumerado ao contrário, ou seja, de trás para diante. Isto porque na anotação algébrica, o tabuleiro é visto sempre, do ponto de vista das Brancas.

A princípio, pode parecer mais complicado quando o jogador está com as Negras e é obrigado a contar inversamente, porém, com a prática, terá mais facilidade de compreender a partida e a anotação.

Também do ponto de vista pedagógico é mais importante, por fazer com que a criança que aprende Xadrez, exercite o raciocínio contando tanto para diante, como para trás, favorecendo assim, o desenvolvimento do raciocínio e a construção mais sólida do conhecimento.

Para anotar uma partida, cada jogador anota o seu lance e o do adversário, ficando no final, os dois jogadores com a partida inteiramente anotada. O papel impresso onde se anota a partida, chama-se PLANILHA. A planilha, é a súmula do jogo na competição de Xadrez. Por isto, a Federação Internacional de Xadrez (FIDE), determinou que toda partida de Xadrez, deve ser anotada pelo Sistema Algébrico.

Para anotar o lance:
A - Lance normal:
1º - Anota-se com letra maiúscula, a inicial da Peça que foi movida;
2º - Em seguida, com letra minúscula, a casa para onde a peça moveu. Importante: A casa é identificada escrevendo-se primeiro, com letra minúscula, a Coluna correspondente da casa; a seguir o número correspondente da Fila a que pertence a casa de destino da peça.

B - Lance de Captura:
1º - Anota-se a inicial da Peça que moveu;
2º - Anota-se a seguir, um X que é o sinal de captura de peça;
3º - Anota-se finalmente, a casa da Peça Capturada;
Obs.: Não é necessário anotar o nome da peça capturada, basta identificar corretamente, a casa onde estava a peça capturada.
Obs.: Quando a peça movida for Peão, não é necessário escrever a inicial da Peça. Assim, todas as vezes que um lance for anotado sem a inicial maiúscula, já se sabe que foi lance de Peão.

C - Lance de Promoção:
1º - Anota-se normalmente, o movimento do Peão até a última Fila por avanço simples na Coluna, ou por captura de peça na Diagonal. Após o lance anotado, anota-se um sinal de igualdade e a inicial maiúscula da nova peça por promoção. Ex.: c8=D ou cxd8=T
No primeiro caso, o Peão que estava em c7 avançou para c8 e foi promovido a Dama; no segundo caso, o Peão que estava em c7, capturou uma peça (Cavalo p. ex.) em d8 e foi promovido a Torre. Em ambos os casos, vale recordar, a promoção é de livre escolha do jogador que promoveu a peça.

D - Lance de captura "en passant"
1º - Anota-se o lance de captura normalmente, como se o Peão adversário tivesse movido apenas uma casa. A seguir, anota-se as iniciais e.p.
Ex. : O jogador de Brancas, avança com o Peão de b2 para a casa b4 ultrapassando a casa b3, atacada pelo Peão Negro colocado em c4. O jogador de Negras, usando o direito de tomar "en passant", captura o Peão em b4 retirando-o do tabuleiro e coloca o seu Peão de c4, em b3. Anota o lance da seguinte maneira: cxb3 e.p.
Note Bem: Somente Peão pode capturar "en passant".
Atenção: Normalmente, anota-se a partida de forma abreviada como explicado acima, pois, a anotação completa torna-se impraticável no decorrer das partidas, onde o fator tempo é de suma importância. Só por curiosidade, vejamos como ficariam os lances descritos acima:
c8=D e cxd8=T , seriam anotados de forma completa como segue:
c7c8=D e c7xCd8=T.

Outro exemplo:
Vejamos como ficaria uma partida anotada nas duas formas descritas (abreviada e completa), nos 4 primeiros lances:
 


Nota: primeiro, anota-se o nº do lance. Depois do número, anota-se o lance das Brancas. Após a vírgula (ou melhor, na segunda coluna), anota-se o lance das Negras.
Não havendo planilha, ou simplesmente desejando anotar (ou copiar) a partida para futuros estudos, pode-se adotar uma das seguintes formas:

a. Linear: 1-e4,e5; 2-Cf3,Cc6; 3-Bb5,Bc5; 4-Bxc6,dxc6; 5-d3,Cf6;


b. Em Coluna:
1-e4,e5;
2-Cf3,Cc6;
3-Bb5,Bc5;
4-Bxc6,dxc6;
5-d3,Cf6;

Sinais Convencionais:
Existem diversos sinais utilizados durante as partidas ou em anotações de partidas, com o objetivo de apontar determinado aspecto específico do lance ou de uma série de lances. Vejamos os mais usados:
Captura x
Xeque +
Xeque Mate ++
Lance Bom !
Lance Muito Bom !!
Lance Ruim ?
Lance Muito Ruim ??
Roque Pequeno 0-0
Roque Grande 0-0-0
"en passant" e.p
Empate (Tablas) =
Abandona a partida Abd.
(Reconhece a derrota)

Atenção: É muito comum entre principiantes, não querer anotar partidas jogadas por achar que perde a concentração do jogo (geralmente, em torneios entre não federados).
JAMAIS SE PERMITA ESTE ERRO!

A acomodação desta tarefa impede o jogador de mais tarde, analisar a partida jogada e corrigir os erros cometidos.
Depois, se o seu desejo é tornar-se um bom jogador, siga o exemplo dos melhores.
Anote sua partida
Ocorre ainda, que o hábito de anotar os lances, favorece o desenvolvimento da concentração. Por isto, a anotação da partida deve sempre ser estimulada. Também, uma vez aprendido ficará usando para o resto da vida.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia.

Peço licença para copiar este texto no meu blog chessmossoro.blogspot.com.br
Citarei a fonte.

Hélder.