Páginas

domingo, 9 de dezembro de 2018

TORNEIO SELETIVO CLASSIFICA CAIO JÚLIO, PABLO SALERMO, EDILSON RUFINO E JADSON SOUSA


Neste dia 09 de dezembro foi promovido o Torneio Seletivo Rápido de Xadrez, com as partidas iniciando-se às 15 horas, no Shopping Pátio Marabá dentro do NipponCon (Cosplay), com um excelente número de participantes. Inicialmente a competição serviria para apontar apenas dois atletas ao Campeonato Marabaense Absoluto de 2018, mas, no entanto, a pré-classificada Liliane Evangelista Guimaraes comunicou sua impossibilidade de participação por conta de compromissos profissionais, cuja vaga passou a ser disputada neste torneio, elevando o número para quatro atletas.

 A competição teve início com 10 inscritos, até aí tudo bem, tendo o 11° participante comunicada que estava a caminho, nem apareceu, sendo substituído de imediato por outro que acabara de chegar, tudo bem. Na terceira rodada a comunicação que uma sairia e que outro queria entrar, uma coisa louca. Mas, virando essa página, o Torneio Seletivo foi realizado no modo Round-Robin com o tempo de 5 minutos nocaute, contou com a participação efetiva de 11 atletas, não sendo retirado, a título de registro, o atleta Ruan Nunes Santana que saiu da competição sem comunicação.

O Torneio Seletivo contou com a participação de atletas fortíssimos, como Jadson Alves Souza, Edilson Rufino de Oliveira, Caio Júlio Giordano, Murilo Francisco, Rogério Rômulo da Silva e Pablo Salermo, além dos garotos da Escola Gabriel Sales Pimenta que demonstraram um bom nível de xadrez, sendo elogiado pelo Mestre Caio e do Professor Janclei com a realização de boas partidas. Esse torneio de blitz foi disputadíssimo e o ambiente de jogo, apesar da premissa dos organizadores do NipponCon de manterem a porta fechada, isso não aconteceu e o som do ambiente Cosplay de alegria dos participantes, da banda de rock, tudo entrava no nosso Salão de Jogo, prejudicando o clima mais adequado de disputas. O bom foi a compreensão dos nossos enxadristas que suportaram com grande fidalguia.

O blitz é uma modalidade de xadrez muito cruel, o tempo exíguo interfere no desempenho técnico e resultados inesperados podem acontecer. Por vezes vimos atletas em apuros, um fera perdeu sua partida por conta disso, o tempo lhe nocauteou sem nenhuma distinção.

Foram classificados e encontram-se aptos à disputa do Campeonato Marabaense Absoluto de 2018 os seguintes atletas:

1° Giordano, Caio Julio Cesar;
2° Salermo, Pablo;
3° Sousa, Jadson Alves
4° Oliveira, Edilson Rufino
5° Silva, Rogerio Romulo da (reserva)

Agora vamos ver as disputas por meio de tabelas:

















Nossos Mestres de Xadrez:


A realização de uma competição às vezes se torna algo semelhante a um jogo de xadrez, tamanha a quantidade de situações inesperadas que ocorrem, esse é um trabalho árduo e meticuloso. Desde a inserção de jogadores que chegam após algumas rodadas realizadas, até a retirada de desistentes. Isto acontece gerando alguns transtornos meio complicados para quem trabalha com o Swiss Perfect, cujos parâmetros não são tantos. Daí, a organização não pode ser uma coisa fácil para quem não fez o Curso de Organização de Eventos e Arbitragem de Xadrez que, muitas das vezes, nem inserem uma introdução ao SP98 ou ao Swiss Manager. Alias, o Manager custa uma grana a sua versão Light. Enfim, tive que intervir muito neste Torneio Seletivo para a escolha de atletas disputantes ao Campeonato Marabaense Absoluto.


Nenhum comentário: