Páginas

sábado, 1 de dezembro de 2018

XADREZ BRILHA E EMOCIONA NA 2ª MOSTRA DE EDUCAÇÃO DE MARABÁ


Xadrez Humano surpreendeu aos presentes com muita beleza dos alunos enxadristas
A II Mostra de Educação de Marabá aconteceu nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro no Shopping Pátio Marabá serviu para a apresentação de um vasto leque de atividades que são promovidas nas escolas municipais, incluindo o ballet, recital de cordel, teatro, contação de histórias, paródia, envolvendo centenas de professores e milhares de estudantes do ensino fundamental. O evento foi muito bonito pela singeleza das apresentações imensamente ensaiadas.  Até uma peça de teatro  foi levada ao palco, como também apresentações belíssimas de carimbo.

Eu presenciei a realização do público ao ver numa mostra cultural uma atividade muito peculiar, extraordinário e avassalador, com o anúncio da apresentação do Xadrez Humano da Escola São Francisco com 32 participantes no palco, algo que ainda não fora visto. A beleza que se tornou uma surpresa começou com a colocação de um lindo tabuleiro gigante, os alunos foram chegando aos poucos.

Peões brancos abrem apresentação notável
Os primeiros a ocupar o tabuleiro foram os peões brancos, talvez os mais lindos com as vestimentas mais lindas do mundo, eram roupas brancas com mangas compridas em quadriculado e punhos dourados, de um tecido luxuoso, todos portando escudos que lembram as cruzadas com a cruz em vermelho. Em seguida, vieram os peões vestidos de roupas negras de mangas em quadriculados em rubro e negro e seus respetivos escudos em cruz avermelhada. A presença dos peões por si só já era um espetáculo que nos remetia ao xadrez medieval muito bem caracterizado. A plateia presente estavam de bocas abertas, difícil não admirar esse quadro real e humano do xadrez de uma Escola que adotou esse esporte desde o ano de 2003 e nunca parou com suas aulas.




Na sequência vieram as torres, os cavalos, os bispos, todos demonstrando sua movimentação e força no tabuleiro. Desta forma eram explicados os movimentos com uma marcha militar. Os dois exércitos estavam postos e perfilados para uma batalha, recebendo aplausos espontâneos de todos. Ainda faltava, veio a entrada triunfal das rainhas lindíssimas. Mais, os reis surgiram acenando para a plateia e educadamente se cumprimentaram, sem dúvida eram dois notáveis monarcas, momento de muitas fotografias e atenção das crianças.

Estavam os dois exércitos montados e prontos para a batalha, de um lado o garoto da categoria Sub-12 anos Dolsef a conduzir o exército branco, e do lado negro o garoto Júlio, também da categoria Sub-12 anos, atletas formados na respectiva escola que conseguiu colocar no palco as 32 personagens do jogo de xadrez.

O xadrez apresentou-se de forma singela demonstrando parte de seus aspectos de inteligência como arte, esporte e cultura. Em todos os aspectos aconteceu o brilho e o encantamento dos alunos em suas representações, coroados por aplausos da plateia. Confesso que ainda não havia visto tanta coisa bela junta em se tratando de xadrez. Acho que essa apresentação magnífica jamais será esquecida pela população e a classe de professores presentes.

Rainha Joyce x Arnilson


Mestre Caio Júlio x Rainha Negra

Essa imagem ilustra a beleza da Rainha Negra e suas ricas vestes

Sob o tapete vermelho as rainhas se enfrentam com muita simpatia

Mestre Gileno com as rainhas do xadrez
Estive presente a este acontecimento histórico, levei tapete vermelho e pude ter  prazer de me encontrar diante do tabuleiro com a Rainha Joyce Tabosa do Reino das Peças Brancas.

Nenhum comentário: