Páginas

quarta-feira, 18 de abril de 2012

CLUBE DEFENDE PROJETO NO CONSELHO DA CRIANÇA



Mesmo em meio às correrias que sempre antecede aos nossos torneios, principalmente quando temos que preparar o ambiente e ordenar todo o material necessário, coisa que sempre buscamos fazer com antecedência, ainda sim, conseguimos fazer a defesa do Projeto Xadrez nas Escolas, um lance de mestre, no dia 13 de abril às 14h30 na Secretaria Municipal de Assistência Social, tendo como promotor do processo seletivo o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Naquela bela tarde havia uma plateia atenta e interessada na apresentação dos 19 projetos alinhados na Resolução Nº. 137, de 21 de janeiro de 2010 do CONANDA. A cidade de Marabá revelou por meio de várias entidades da sociedade civil organizada, vários trabalhos exercidos com amor, carinho e voluntariado. Foi uma beleza constatar a sobrevida e o alcance social, o atendimento que se dá sem o devido reconhecimento. Aliás, ainda não foi devidamente reconhecido a importância da responsabilidade social, quero dizer, não existe o mérito social aos diversos atores sociais responsáveis por inúmeras ações e milhares de beneficiários.


Acompanhado do nosso diretor e consultor pedagógico Pascoal Ferreira, preparamos nossa defesa e mostramos a origem e a abrangência de nosso trabalho social, por diversas escolas e municípios, oferecendo nossos serviços e oficinas preenchendo vasto currículo social, uma experiência sempre crescente, ampliando a capacidade de melhoria do rendimento escolar, aumento da disciplina, redução da violência, aumento da capacidade de concentração, atenção, memorização, habilitação do sistema cerebral para situações complexas (tomadas de decisão, raciocínio lógico, sequencia de pensamento e etc).

O Projeto Xadrez na Escola, um lance de mestre tem como objetivo geral desenvolver trabalhos sócio-pedagógicos que possam contribuir para a formação intelectual e de melhorias no processo ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes, com vistas ao desenvolvimento da personalidade humana, no exercício do uso da ética, da moral e do respeito mútuo entre as pessoas, indistintamente de raça, sexo ou credo religioso.

Dentre os objetivos específicos:
a) Trabalhar por meio da prática do jogo do xadrez, as potencialidades individuais de crianças e adolescentes com vistas ao seu desenvolvimento intelectual, moral e social para um melhor exercício e uso da cidadania;

b) Despertar nos alunos com baixa frequência e rendimento escolar, as suas próprias habilidades que lhes farão tornar-se membros ativos da sociedade;


c) Incentivar a prática do xadrez nas escolas, com vistas a resgatar a auto-estima de alunos que há muito tempo caíram em descréditos para consigo mesmo;


d) Despertar na sociedade como um todo, por meio da pratica do jogo do xadrez, a valorização e o reconhecimento dos seios escolares da rede pública como verdadeiros pólos que são, de construção e reconstrução da pessoa humana;

 e) Disseminar indistintamente o xadrez, pelas mais variadas camadas sociais, como ferramenta indispensável ao treinamento do intelecto humano para torná-lo auto-suficiente em suas múltiplas atividades, com habilidade, coerência, ética, moral e respeito para com os seus semelhantes.

Para nossa alegria e felicidade pudemos sentir uma boa receptividade em nossa apresentação. Fomos procurado por representantes comunitários, escolares e pais e pela coordenadora do Conselho Tutelar que compreendeu que o enxadrismo é uma ferramenta de inclusão social que já deveria ter maior inserção nas políticas públicas. Fizemos uma boa amizade com a Senhora Coordenadora (agora não me recordo do nome dela).

Na operação técnica, assessorando todas as apresentações estava o enxadrista (forte) Juliano Castro Alves.  Reafirmamos nosso reconhecimento a capacidade do povo Marabaense de contribuir com a melhoria social. Pelo que vi, há muita gente voluntária fazendo trabalhos de excelência e merecem ter o seu projeto aprovado. Quero dizer que, se for para eliminar alguns ( espero que não ocorra com o xadrez, claro), talvez um ou outro pudessem ser reprovados.  De parabéns aos voluntários. A Prefeitura não conseguiria abraçar tão vasta e diversificada rede de proteção social.

A representante do bairro do Quilômetro Sete Jeania apresentou o Projeto Adote Cultura Vida, após sua bela defesa de projeto, leu lindo e emocionante poema feito de improviso, ali mesmo, conseguindo costurar poeticamente às entidades e os projetos apresentados. Muito bom.

Enfim, iremos apresentar o resultado da seleção e ver a nossa sorte e competência. Será que vamos ser selecionados? Fizemos a nossa parte e vamos esperar.

Nenhum comentário: