Páginas

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

199 - O CURIOSO CONTO SOBRE O "BARÃO DE MÜNCHHAUSEN"

O petulante e orgulhoso barão de Münchhausen, que tinha derrotado- segundo ele – os jogadores mais fortes de sua época, e que seus próprios comentários triunfantes e tonitroantes haviam se tornado célebres, percebeu um dia que um desconhecido, no Café de la Régence, observava calado seu jogo “grandioso”, com um olhar algo reticente. “Eu me enfurecia com essa audácia e quis dar-lhe uma lição no tabuleiro.”O barão fez questão de jogar com o parceiro, apesar do jeito assustado deste e de suas repetidas recusas.




No entanto o pobre homem, muito amedrontado, consentiu, enfim, em sentar-se diante do tabuleiro. “Joguei com as brancas e aqui está a partida, que conduzi com vigor”, declara o barão de Münchhausen: 1-P4R- P4D; 2-P5R-P5D; 3-P3BD – P3BR; 4-PRxP – PDXP; 5-PxPR – PxP+; 6-BxP – BxP; 7-C3BR -C3BD;8-C3B-C3B;9- C2R -C2D; 10 -C3-4D- C3-4R. “Pensava que ia ganhar a Dama e joguei 11- C6R, mas meu terrível adversário, sem nada dizer, respondeu 11… C6D e, com tristeza, vi que estava em xeque-mate! (ver diagrama abaixo).





“Uma partida só não prova nada”, exclamei. “Joguemos novamente. Espero que o senhor, por ter ganho permita que eu continue jogando com as brancas.” 1-P4R-P4D;2-P3D-P3R;3-C3BR-C3BD; 4- B5C – B5C+; 5 – R2R. “Um plano estratégico bastante profundo!”: 5… D2D-;6-C3B-C3B;-7-P3TD-P3TR;8-B4T-B4T; 9-P5R -P5D; 10- C4T( “para me apoderar da casa fraca 5BD”); 10…C4T;11-C5B – C5B – “E fiquei estupefato ao constatar mais uma vez, que estava em xeque-mate!” (ver diagrama abaixo).


























“Eu estava então seriamente irritado”. Aqui está a nossa terceira partida: 1-P4R-P4D;2-P4D-P4R;3-P4BD – P4BR;4-P4B-P4B;5-PRxPB-PDxP;6-PxPB-PxP;7-BDxP-BRxP;8-BxP-BxP;9-BxCD-BxCR; 10-BxC-BxC;11-TDxB-TRxB;12-TxB – TxB. “Aqui eu refleti por longo tempo e, para aclarar a posição, decidi trocar as Damas: 13 – DxD+.

Imagine o meu espanto e a surpresa de todos os espectadores quando o meu adversário, com ar muito resoluto, apoderou-se do meu Rei jogando 13-…RxR (Rei captura Rei).




“Deixe de brincadeiras inoportunas!” exclamei, tremendo nervosamente. “Ponha o meu Rei em sua casa imediatamente!”


“E o senhor, por que jogou o mesmo lance?” perguntou ingenuamente meu parceiro.


“Que pergunta estúpida! Não é capaz de distinguir o Rei de uma Dama?”


“Não”, respondeu ele friamente, “eu não conheço nada deste jogo. Eu quis lhe dizer desde o início mas o senhor não me escutou. Tudo o que pude fazer foi imitar os lances que o senhor fez com as brancas.”


“Um homem que não sabe nem mesmo os movimentos das peças ganha de um jogador forte e experiente! Tenho certeza de que uma aventura tão extraordinária só poderia acontecer com um homem, ele mesmo extraordinário, tal como eu, o barão de Münchhausen! Minha honra estava salva; mas durante longo tempo não toquei nas peças de xadrez.”


Colaboração de Armínio Santos
Acesse: http://www.ccx.org.br/o-extraordinario-barao-de-munchhausen/

Nenhum comentário: