Páginas

domingo, 12 de setembro de 2010

197 - ADRIANA ARAÚJO - SOBRE PESSOAS IMPORTANTES E PESSOAS DESCARTÁVEIS

E foi então que apareceu a raposa:

- Bom dia, disse a raposa.
- Bom dia, respondeu polidamente o principezinho que se voltou mas não viu nada.
- Eu estou aqui, disse a voz, debaixo da macieira...
- Quem és tu? perguntou o principezinho.
Tu és bem bonita.
- Sou uma raposa, disse a raposa.
- Vem brincar comigo, propôs o príncipe, estou tão triste...
- Eu não posso brincar contigo, disse a raposa.
Não me cativaram ainda.
- Ah! Desculpa, disse o principezinho.
Após uma reflexão, acrescentou:
- O que quer dizer cativar ?
- Tu não és daqui, disse a raposa. Que procuras?
- Procuro amigos, disse. Que quer dizer cativar?
- É uma coisa muito esquecida, disse a raposa.
Significa criar laços...
- Criar laços?
- Exatamente, disse a raposa. Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos.
E eu não tenho necessidade de ti.
E tu não tens necessidade de mim.
Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás pra mim o único no mundo. E eu serei para ti a única no mundo...
Mas a raposa voltou a sua idéia:
- Minha vida é monótona. E por isso eu me aborreço um pouco. Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei o barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros me fazem entrar debaixo da terra. O teu me chamará para fora como música.
E depois, olha! Vês, lá longe, o campo de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim é inútil. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelo cor de ouro. E então serás maravilhoso quando me tiverdes cativado. O trigo que é dourado fará lembrar-me de ti. E eu amarei o barulho do vento do trigo...




A raposa então calou-se e considerou muito tempo o príncipe:
- Por favor, cativa-me! disse ela.
- Bem quisera, disse o príncipe, mas eu não tenho tempo. Tenho amigos a descobrir e mundos a conhecer.
- A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. Os homens não tem tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres uma amiga, cativa-me!
Os homens esqueceram a verdade, disse a raposa.
Mas tu não a deves esquecer.
Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"


Antoine de Saint-Exupéry


 
A mensagem acima é uma tentativa de agradecer as palavras gentis, calorosas e importantes, proferidas na manhã deste 11 de setembro, pela Sra. Adriana Araújo, apresentadora e moderadora do Programa Diário Semanal, da Rádio Itacaiúnas 850 AM.
 
O Programa realiza amplo debate, uma mesa redonda com expressões do conhecimento marabaense, personalidades, celebridades e autoridades no assunto. Já havia me chamado a atenção da grandeza de conteúdo quando ouvi o programa que tratava sobre o Ensino a Distância - EAD quando tivemos debatedores com amplo conhecimento e defendiam suas idéias, conhecimentos numa visão de comércio e de aprofundamento científico entre as modalidades mais tecnológicas (EAD) e a mais tradicional (Ensino Presencial). Entre os presentes o Mestre Evandro Medeiros, Irene Correia, Representante da Faculdade Metropolitana e etc.
 
Em primeiro lugar agradeço a homenagem recebida no Diário Semanal, sobretudo pela surpresa, pelo respeito que tenho pelo programa que recomendo que seja ouvido por todos, aos sábados, por volta das 09h00 da manhã.
 
Lembrei-me do trecho da obra "O Pequeno Príncipe" para tentar agradecer as sensíveis palavras dirigidas a mim, ao Xadrez e principalmente, em função do Xadrez. Lembrei-me do trecho pois, percebi, que há pessoas importantes e pessoas descartáveis, que vamos esquecendo de fortificar nossas relações de amizade, de saber da importância da empatia, de se preocupar com o próximo, de sermos humanos e solidários, sermos comprometidos e etc. Sinceramente eu vi e senti o quanto a Sra. Adriana Araújo é um Grande SER HUMANO, dotado das melhores qualidades, empatia, princípios e valores. Dignidade e Sabedoria. Preocupação com a nossa sociedade. Se pudesse transformaria nossa Cidade com o seu exemplo de vida. É um ESPÍRITO BOM.
 
Agradeço por tudo. Sou pequeno e tenho muita força para continuar lutando por uma sociedade melhor, mais justa, FICHA LIMPA, mesmo. Que Deus abençoe a todos os seus filhos. Obrigado.
 
Muita Paz para Todos!

Nenhum comentário: