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quarta-feira, 22 de setembro de 2010

209 - Livro de Xadrez para o Ensino Pré-Escolar

UMA MENSAGEM AOS PAIS


FATORES IMPRESCINDÍVEIS PARA O SUCESSO



QUANTO VALE A EDUCAÇÃO DE SEU FILHO?


O QUE ELE SERÁ QUANDO CRESCER?


O QUE O FUTURO RESERVA PARA O SEU FILHO?





Essas perguntas só terão respostas quando nada mais puder ser modificado. O melhor a fazer, portanto, é preparar o melhor possível os nossos filhos para estarem aptos a desempenhar suas funções quando o futuro chegar.



Uma coisa, porém, é certa: venha ele (ou ela) a ser um grande atleta – em qualquer esporte – ou empresário bem sucedido, militar advogado, professor, engenheiro etc., não importa a profissão escolhida, está comprovado que são fatores imprescindíveis para o sucesso:



  • compreensão rápida dos assuntos tratados e fatos ocorridos;

  • capacidade de análise rápida das diferentes situações;

  • velocidade de raciocínio para encontrar a solução de questionamentos o mais rápido possível;

  • aprendizagem constante e mais rápida de novos conhecimentos;

  • memorização permanente para lembrar-se sempre do que aprendeu e observou;

  • autoconfiança em suas capacidades etc.


De acordo com experiências realizadas em diversas partes do mundo e por nós mesmos em mais de 40 anos de experiências, observações e constatações, todas as capacidades que levam uma pessoa ao sucesso podem ser desenvolvidas pelo estudo e prática do milenar Jogo de Xadrez.



Naturalmente, por estar ligado intimamente à Educação, torna-se necessário o ensino deste jogo de forma pedagógica e não apenas teoricamente, como acontece nos clubes, nos quais muitos enxadristas se dedicam a ensinar o jogo, e na grande maioria dos livros de xadrez.



Esta visão técnica da aprendizagem remonta às raízes de correntes educacionais já ultrapassadas, mas ainda vigora na maioria dos livros sobre o assunto. Isto decorre de a maioria dos livros de Xadrez serem escritos por jogadores de xadrez e não por professores; quem não tiver uma formação pedagógica, muito naturalmente, por melhor que sejam suas intenções, ficará limitado a um enforque técnico do jogo. Não resta a menor dúvida de que a visão técnica deverá ser abordada a partir de determinado estágio de evolução do aluno, porém sem descurar nunca dos aspectos pedagógicos. Estes, sim, irão garantir uma formação mais abrangente e completa, propiciando o desenvolvimento da consciência da cidadania.



QUANDO COMEÇAR A PRATICAR O JOGO DE XADREZ?



O mais cedo possível. Já existem escolas desenvolvendo o xadrez desde o Jardim de Infância envolvendo crianças de 5 e até de 4 anos. Se pensarmos que o genial José Raul Capablanca aprendeu sozinho vendo o pai em suas partidas e derrotando-o aos 4 anos de idade, poderemos afirmar, sem sombra de dúvida, que o Xadrez deve ser ensinado, enfatizo – de forma pedagógica – o mais cedo possível.



Foi pensando nisso e constantemente solicitado por responsáveis que desejam informações sobre o assunto , que me propus a escrever sobre minhas experiências e pesquisas educacionais sobre a aprendizagem do Xadrez e seu benefícios no desenvolvimento pleno da Educação.



Este texto é parte do Prefácio da Obra:

Xadrez Pré-Escolar


Uma abordagem pedagógica para o professor


Editora Ciência Moderna


Professor Sylvio Rezende




COMENTÁRIOS:

1. tive contato via e-mail com o Professor Sylvio Rezende e este, demonstrou profunda curiosidade em conhecer a Cidade de Marabá. Traçávamos planos para a realização do Seminário: O Xadrez como Instrumento de Inclusão Escolar, não realizado por falta de apoio;


2. O Professor Sylvio Rezende preocupado com a falta de bibliografia voltada ao ensino de xadrez, por meio desta obra procura repassar parte da experiência de 40 anos com o Ensino de Xadrez nas Escolas. Produziu uma obra para o ensino-aprendizagem para crianças com idade pré-escolar que desejam aprender o maravilho jogo, desfrutando do prazer, da beleza, das alegrias e dos intangíveis benefícios que provoca nos praticantes.




3. Na Fase Pré-Escolar, por volta dos quatros anos de idade, a criança, de um modo geral ainda não aprendeu a ler e nem a escrever e o Professor precisa de um suporte pedagógico para repassar o conhecimento em bases adequadas aos alunos.




4. O autor enriqueceu sua obra com diversos exercícios e jogos preparatórios, tomando por base o uso de recursos pedagógicos e de pesquisas desenvolvidas pelo autor. Um livro imprescindível como apoio educacional e não ficará empoeirados nas prateleiras, principalmente, na biblioteca do bom professor de xadrez. Excelente livro.

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