Páginas

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

189 - CLUBE REUNIRÁ EDUCADORES DE MARABÁ

Desde que foi fundado há quase 21 anos, o Clube de Xadrez Marabá sonha em inserir o Xadrez nas Escolas de Marabá. Este sonho foi acalentado pelo Mestre Antonio Carlos S. Almeida e pelo primeiro Presidente do CX Marabá, Sr. Rubens Carlos Kossatz.


Este sonho distante começa a ser discutido, pelo menos este é o desejo do Clube, com a realização de uma reunião no próximo dia 14 de setembro a partir das 20h00 na Escola Judith Gomes Leitão, na Velha Marabá, com a participação dos profissionais da Educação dos níveis: fundamental, médio e superior. Todos serão convidados a colaborar no debates, nas discussões e na preparação de estratégias que visem a construção de projetos educativos e políticos pedagógicos.


Uma sondagem entre os dirigentes de escolas já aponta nesta direção. E agora, é preciso construir uma Coordenação que possa acompanhar e propor alternativas que visem a melhoria da capacidade de aprendizagem escolar.


O jogo de xadrez poderá ser mais uma alternativa pedagógica para os estudantes. O objetivo é desenvolver habilidades nos alunos tais como: de memorização e do raciocínio lógico.








Projeto de Xadrez para o Ensino Médio no Mato Grosso


O deputado José Domingos Fraga (DEM) de Mato Grosso do Sul afirma que, o jogo de xadrez poderá se tornar disciplina regular na rede pública estadual de ensino. No Brasil, desde a década de 80, no estado do Paraná, houve a implantação desse projeto, e a formação de mestres no jogo de xadrez, habilitando-os a cadeira de docente.


 “O Poder Executivo, por meio da Secretaria de Estado de Educação, fica autorizado a implantar na grade curricular das unidades escolares de ensino a disciplina de difusão, aprendizagem e prática do jogo de xadrez. A iniciativa busca melhorar a capacidade de concentração e raciocínio do aluno”, destacou José Domingos Fraga.


Na União Soviética, Alemanha e Argentina, desde o início do século XX, houve o experimento com o xadrez nas escolas. Recentemente, a prova com o jogo de xadrez nas escolas foi abraçada também em Cuba e na Venezuela.


A disciplina de xadrez, conforme a proposta, tem o objetivo de estimular o aluno a raciocinar, para o fim de fazer deste, um ser transformador, crítico, e detentor de habilidades mentais; e fazer o ensino ser mais atrativo e interativo.


O projeto de lei do deputado dá autonomia à Seduc promover parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer para a realização de competições oficiais de xadrez, anualmente, com a participação de jogadores de todas as unidades de ensino pública estadual. As despesas correrão à conta das dotações orçamentárias da Seduc.


Em nível nacional, o Ministério do Esporte, em parceria com o Ministério da Educação, de acordo com Zé Domingos, implantará o projeto “Xadrez nas Escolas”, ainda este ano. Em 2007, o projeto piloto foi implantado em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco e Piauí. O ensinamento teórico e prático do xadrez foi aplicado durante três meses em 40 escolas, com um atendimento de 160 estudantes cada uma.

Nenhum comentário: