Páginas

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

187 - PERCA! HOJE A TV BRASIL MOSTRARÁ O CURTA XADREZ DAS CORES"



Eu já assisti ao filme que será apresentado neste 03/09 (sexta) e o considero muito bom. Sem sombra de dúvidas, esse curta é muito interessante pelo fato de trazer para o debate, questões que envolvem uma série de mensagens sobre o racismo, a discriminação, a desigualdade social e as injustiças características de nossa história. É de suma importância que trabalhos como esses sejam mais divulgados, só assim mudariamos o foco das discussões racias no Brasil. Muitas escolas o utilizam para trabalhar o racismo em sala de aula concomitantemente ao jogo de xadres, uma vez que é possível preparar uma aula que trabalhará o devido pré-conceito e suas possiveis superaçoes atraves dos jogos (neste caso o xadrez. 




No elenco o destaque para a atriz Mirian Pyres (im-memoriam) e Zezeh Barbosa que fazem o embate discriminatória da elite sobre a classe pobre. O duelo ocorre, também, no tabuleiro de xadrez e as emocionantes interpretações.




O filme O Xadrez das Cores, de Marco Schiavon, traz uma história densa, que se desenvolve como um jogo de xadrez. A temática, séria e profunda, fala da descriminação racial, onde o diretor se valeu da imagem para comunicar ao espectador sua mensagem.






Cida, uma mulher negra de quarenta anos, vai trabalhar para Maria, uma senhora de 80 anos, viúva e sem filhos, que é extremamente racista. A relação entre as duas mulheres começa tumultuada, com Maria perseguindo Cida por ela ser negra. Cida atura a tudo em silêncio, por precisar do dinheiro, até que decide se vingar através de um jogo de xadrez.




Em 2005, O Xadrez das Cores recebeu diversos prêmios: Melhor Filme Júri Popular, no Festival de Cinema de Goiás; Melhor Curta Júri Popular, no Festival de Cinema Brasileiro de Miami; Melhor Curta Metragem Nacional Júri Popular e Prêmio Especial, no Festival de Cinema e Vídeo de Curitiba; Melhor Curta Metragem Nacional Júri Popular no Festival de Goiania; Melhor Atriz na Jornada de Cinema da Bahia e Melhor Curta Metragem Nacional Júri Popular, na Mostra Cine Rota 22.




Gênero: Ficção. Ano de Produção: 2004. Direção: Marco Schiavon. Elenco: Anselmo Vasconcellos, Mirian Pyres, Zezeh Barbosa.




Aplicabilidades




Disciplinas/Temas transversais: Cidadania, Discriminação e preconceito racial, História, Língua Portuguesa, Pluralidade Cultural, Psicologia
Faixa Etária: Todas as idades
Nivel de Ensino: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio.




Horário: Sexta-feira, à 23h45.

Nenhum comentário: