Páginas

sábado, 28 de agosto de 2010

186 - ESCOLA LIBERDADE REALIZA A SUA 1ª OLIMPÍADA INTERNA

A Escola Estadual de Ensino Médio Liberdade, situada no bairro Liberdade, no Núcleo Urbano da Cidade Nova, realiza a sua I Olimpíadas Interna da Escola Estadual Liberdade 1ª OLIEL, com a disputa de diversas modalidades. A Escola foi fundada em 02 de maio de 1984 durante o Governo de Jader Barbalho, atualmente é dirigida pela Professora Neide Moraes, vem lutando para conseguir melhorar sua estrutura física e melhorar a auto estima de alunos e professores. A Escola já mobiliza a comunidade para melhorar as condições do piso da quadra de esportes.







Na Escola funciona o Escola de Portas Abertas (EPA), onde a comunidade participa nos finais de semana de atividades capacitantes como cursos de pintura, artesanato e prática de esportes. Aliás, por iniciativa do Professor Salvador com apoio do Professor Salatiel, foi implantada a Oficina de Xadrez, ainda no mês de abril. O Clube de Xadrez tem apoiado a iniciativa disponibilizando os jogos de peças e tabuleiros. Por conta desta ação vários alunos aprenderam a jogar xadrez, possibilitando a inclusão desta modalidade esportiva na 1ª OLIEL.








O Professor Salatiel que participou da equipe de professores que disseminaram o xadrez na Escola São Francisco no bairro do Aeroporto, além de acompanhar o crescimento de xadrez na cidade e nas escolas por onde passa, está realizando a I Olimpíadas da Escola com apoio da Diretora e muita alegria e disposição dos alunos.












O pôster foi acompanhar de perto a competição de xadrez e presenciou a realização de jogos de queimada, voleibol, futsal e etc. Muita gente presente aos jogos e com a agitação de música eletrônica como fundo musical de músicas de gosto regional.




A Competição de Xadrez foi disputada de forma individual no masculino e feminino pelo sistema schuring, com a participação das equipes: azul, amarela, verde, vermelha e preta, com o tempo de reflexão de 10 minutos.


A Classificação Final ficou assim:


Masculino:


1º lugar JAMES – Equipe Vermelha
2º lugar WALYSON – Equipe Amarela
3º lugar ARTUR – Equipe Preta






















Feminino:


1º lugar PRISCILA – Equipe Vermelha
2º lugar SARA – Equipe Azul
3º lugar GIRLANE – Equipe Verde




















Curiosidade:


O jovem enxadrista JAMES foi aluno da Oficina de Xadrez realizada na Escola Darcy Ribeiro, quando o Clube conseguiu trabalhar com 365 alunos na cidade de Marabá, graças ao trabalho e a dedicação da Professora Laura e o Presidente Arnilson. Sobre o James é interessante lembrar que o mesmo participou de um Campeonato e conquistou a Medalha de 7º colocado. A alegria foi tanta que percorreu toda a escola mostrando para todos a sua medalha e, demorou vários dias para tirá-la do pescoço. A empolgação contagiou toda a Escola, inclusive o Diretor Josias.

2 comentários:

Anônimo disse...

escola Liberdade, é demais...nos acolhe ha muito tempo, e nós a amamos muito.....Danielle Lopes-3MR01

Anônimo disse...

Em breve estudarei na querida escola liberdade.