Páginas

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

181 - BOAS CURIOSIDADES SOBRE O XADREZ

... Que André Diamant, de ascendência judaica, sempre disputa suas partidas de xadrez usando um quipá (solidéu), assim como fazia o célebre Akiba Rubinstein?

... Que o Número de Shannon calcula de forma aproximada o número de lances possíveis no jogo de xadrez, que é de 10 elevado a 123 e que, como comparação, o número de átomos no Universo é estimado em 10 elevado a 79?

... Que um enxadrista profissional analisa cerca de três posições por segundo, enquanto supercomputadores analisam mais de 200 milhões no mesmo período?
 
... Xadrez para Todos é o primeiro livro dedicado ao xadrez que ensina princípios enxadrísticos por meio de trechos de literatura de cordel?

... O Canhão de Alekhine foi utilizando pelo campeão mundial da época Alexander Alekhine para derrotar o fortíssimo enxadrista e pai do hipermodernismo, Aaron Nimzowitsch em 1930, e que Alekhine era um discípulo de Nimzowitsch?

... André Diamant agora é o novo campeão brasileiro de xadrez com um rating FIDE de 2.472 pontos?

... Vanessa Feliciano é a nova campeã brasileira de xadrez; venceu o Campeonato Brasileiro Feminino 2009?

... O brasileiro Hélder Câmara é o criador de uma nova defesa no xadrez, denominada Defesa Câmara?

...  O recorde de simultâneas às cegas foi estabelecido com 50 partidas pelo enxadrista George Koltanowsky em 1951.

... O campeão mundial Alekhine, durante um torneio, ficou tão aborrecido com o transcorrer de uma partida que pegou o seu próprio rei e o lançou tão longe quanto foi possível.

... Somente a partir da Revolução Russa é que o xadrez foi impulsionado de forma surpreendente na então jovem União Soviética.

... Que o enxadrista Rafael Duailibe Leitão agora é o número um do Brasil com um rating FIDE de 2604?

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Portal:Enxadrismo/Curiosidades

Nenhum comentário: