Páginas

domingo, 27 de março de 2011

285 - O XADREZ BROTANDO EM SOLO FÉRTIL: NAS ESCOLAS

Em Marabá já podemos ver a inserção do xadrez nas aulas das séries iniciais. A Escola Gente Importante situada na Folha 16 - Nova Marabá já trabalha com o ensino de xadrez. A Escola trabalha a mais de dois anos com aulas de xadrez e afirma que é grande o interesse dos alunos. No momento em que estão diante do tabuleiro de xadrez eles conseguem maior interação interpessoal. Podemos perceber o grande fascínio e apreço das crianças com as aulas práticas do xadrez. Os alunos nada sabiam sobre este esporte. Tudo foi trabalhado passo-a-passo, confirma o Professor Gileno Rocha.


Trabalhamos com a lenda sobre a origem do jogo de xadrez, a diferenciação da prática esportiva e escolar, os benefícios trazidos e, somente então, iniciamos com as bases elementares do xadrez. A didática com as crianças das séries iniciais, em processo de alfabetização, segue a pedagogica do Professor Sylvio Rezende. No começo a criança trabalha completando figuras, quadrados, pintando o tabuleiros e as peças até chegarmos aos movimentos das peças, tudo isto leva a um conhecimento construído com os alunos, destaca Gileno Rocha.


A Escola Gente Importante tem na Direção a Professora Ivonete Gonçalves, o administrador Cleriston Pereira da Silva e competentes professores, dentre eles as Professoras Sthéphane Gonçalves e Norma Cunha.                                                                                        
 
 
O Presidente do Clube de Xadrez fez uma visita para conferir o trabalho realizado naquela excelente Escola que realmente valoriza o poder intelectual de seus pequenos alunos. Há um carinho, um zelo, um gosto especial entre os vários professores e direção da Escola. Os pequenos vibraram quando eu disse que era a pessoa que mais gostava de xadrez. Cada um pode demonstrar sua predileção e enfim, todas gostam muito de jogar o xadrez. Que ótimo. Assim vamos ganhando mais praticantes e cidadãos mais preparados para o futuro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado Professor Arnilsom pela visita feita a escola Gente Importanta e mostrar um pouco do trabalho das aulas de xadrez escolar, lembrando que tudo começou por vC que me iniciou no xadrez, Muito obrigado.um abraço!