Páginas

sexta-feira, 25 de março de 2011

282 - BASTIDORES DO 1º TORNEIO RUBENS KOSSATZ

Existia uma grande preocupação dos organizadores quanto ao local de competições, em que lugar da Escola deveríamos realizar o 1º Torneio Rubens Kossatz? Como havíamos visitado as instalações da Escola com antecedência, pudemos decidir de modo correto. De antemão tínhamos três possibilidades: a) Sala de Aula; b) Refeitório e c) Corredores da Escola. Felizmente não ouvimos nenhuma reclamação.

Recebemos a ilustre visita do reporter esportivo Jefferson Telles, da Rádio Itacaiúnas. Além da cobertura da realização do importante certame, apoio aos demais com ampla divulgação nos programas esportivos da Itacaiúnas AM 850 khz.
                                                              Destacamos a enorme simpatia dos vigilantes que sabiam da realização do Torneio e foram bastante prestativos e simpatizantes ao evento. A Diretoria da Escola, estrategicamente havia informados e tivemos nosso trabalho devidamente apoiado.

Nestas idas e vindas a Escola Municipal Jonathas Pontes Athias tivemos o apoio do amigo Antonio Jorge P. Oliveira, vizinho da Escola. Em todas as vezes não se furtou de nos acompanhar e de dar apoio.

Pensei em publicar texto no blogger sobre as possíveis estrelas do Torneio. Lembrei-me de vários nomes de enxadristas de Marabá. Mas, não tinha a certeza de que estes participariam do certame. O texto foi produzido e ficou em stand-by.

Cheguei a produzir postagem sobre as estrelas do município de Parauapebas, devidamente confirmadas suas participações. As estrelas eram justamente o Adriano Cunha e Allysson Chaves. O tempo voou rapidamente e não foi possível a postagem no bloger.

Então, depois de acontecido pudemos avaliar o desempenho das estrelas. Surpreendentemente a maior foi a do campeão Miguel Ângelo, militar do exército brasileiro, recém chegado à cidade de Marabá. O gaucho já demonstrou que tem o xadrez nas veias. Gosta mesmo de jogar xadrez e parece que vai participar de todos os eventos do Clube.

Outro destaque foi o garoto Gustavo Quadros, filho do militar Miguel Ângelo, com apenas 11 anos de idade já demonstrou que tem técnicas e artimanhas na bagagem. O jovem Gustavo conseguiu um empate com o experiente Allysson Chaves, de Parauapebas.

O craque Adriano Cunha, de Parauapebas, teve um excelente desempenho e ficou em 2º lugar. Ficou muito feliz com a volta dos torneios de Marabá. Ele ainda fez um pedido ao Clube de Xadrez Marabá: a realização de pelo menos um Torneio CBX por ano, possibilitando a movimentação de rating nacional.

Uma boa novidade do torneio foi a participação do experiente Pablo Palermo que retorna às competições de xadrez. Disse que aprovou a realização do certame e que acompanha todos os acontecimentos pelo blog: http://www.cxmaraba.blogspot.com/.

O experiente Allysson Chaves, de Parauapebas, distribuiu simpatia com todos, principalmente com os mais novos no xadrez. Parabenizou aos dirigentes pela divulgação do calendário de eventos. Demonstrou interesse em participar da VII Taça Cidade de Marabá que acontecerá nos dias 09 e 10 de abril. Disse que a premiação da Taça Cidade de Marabá tá boa e que este torneio poderia ser CBX.

O Torneio Rubens Kossatz foi um evento importante, relembrou um pouco da história do fundador e do próprio Clube de Xadrez, a realização dos primeiros e grandiosos torneios realizados na Loja Maçônica da Marabá Pioneira.

Por conta da realização do Torneio tivemos a filiação e pagamento de anuidade de alguns atletas: Francisco Arnilson, Miguel Angelo F. Quadros, Gustavo Martins Quadros, Ricardo Vinicius C. Sousa, Rogers Borges Moraes, iniciando a composição do quadro social e, futuramente, criação da nova diretoria.

Além do apoio da Escola, do colega Antonio Jorge, destacamos o grande apoio dos amigos Gileno Rocha que trabalhou na mesa com auxiliar e do garoto Jhon Kennedy sempre prestativo na organização.

Muitos participantes pediram o envio das fotos por e-mail. Quem dera tivéssemos uma internet bem razoável para fazer o envio de fotos e textos. Infelizmente a nossa internet, via do modem da Tim (muito precaria) não nos permitiu o envio e, sequer a postagem das fotos no blogger. Mas, também cometemos um pequeno pecado a fazer as fotos com alta resolução. Assim, elas ficaram "pesadas" e dificeis de carregar na net de baixa qualidade.

Passei todo o domingo (20/03) tentando postas as fotos e nada. Na terça conseguir inserir apenas três e, na quarta mais quatro. Graças a Deus. E mais tarde, consegui postá-las no orkut.

Nenhum comentário: