Páginas

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Oficina de Xadrez no Presídio nos dias 15, 16 e 22 de setembo

Imagens da Internet
Está confirmada a realização da Oficina de Xadrez no Centro de Recuperação Mariano Antunes (CRAMA), nos dias 15, 16 e 22 de setembro para um grupo de 20 presidiários, sendo 10 do gênero masculino e 10 do feminino. As aulas acontecerão com apoio do Professor Fredson, de Educação Física que demonstrou interesse para essa atividade fosse realizada voltada para internos com bom comportamento.

A ideia de realizar a oficina tem o objetivo de oferecer uma alternativa de lazer, um jogo que possa despertar o interesse, considerando que o xadrez é considerado um jogo de inteligência que se utiliza de estratégias, desenvolve o raciocínio e prima pela concentração e foco na realização das jogadas.

Uma apostila especial foi desenvolvida com noções básicas do esporte. Os internos que realmente se identificarem com este milenar jogo, poderão contar com alguns jogos que serão doados, além de livros específicos. Eles poderão aprender a jogar e terão condições de avançar em qualidade e, será uma ferramenta das mais interessantes para socialização entre os participantes, considerando que o xadrez tende a fortalecer os laços de amizade vai ser uma experiência interessante.

No Brasil já existem vários projetos de Xadrez, vejam alguns deles:






TJBA implanta Projeto Xadrez que Liberta no sistema prisional baiano

Publicado por Âmbito Jurídico - 1 ano atrás 
Para devolver a cidadania e ressocializar presos de todo o estado, o Programa Começar de Novo, do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), está implantando o Projeto Xadrez que Liberta. Adaptado à realidade do sistema prisional baiano, o projeto criado pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), já atende a 60 presos da Penitenciária de Feira de Santana.


A iniciativa se utiliza da prática do jogo de xadrez pelos detentos para, de forma lúdica e orientada por instrutores capacitados, favorecer uma transformação de comportamento e reflexão quanto às atitudes dos apenados. O projeto piloto, em Feira de Santana, tem obtido avanços. Com carga horária semanal de 16 horas, as técnicas são repassadas por instrutores de enxadrismo, que já têm um histórico na participação em torneios, desenvolvendo habilidades como concentração, estímulo ao aprendizado, empatia e contenção de impulso.

A previsão é de que, já em dezembro, os detentos estejam preparados para o primeiro torneio, que será realizado entre as equipes dos próprios pavilhões da penitenciária. Em seguida, haverá uma final entre os vencedores e os ganhadores finais serão congratulados com certificados e medalhas.

Na unidade prisional de Feira de Santana, os presos, que concluírem o projeto, terão a oportunidade de se tornar multiplicador do Xadrez que Liberta, dividindo seu conhecimento com outros apenados, além de poder ter sua pena reduzida a partir da conversão das horas aulas.

Por conta dos resultados com o projeto piloto, o TJBA - em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) vai implantar o Xadrez que Liberta na Penitenciária Lemos de Brito, no bairro da Mata Escura, em Salvador e na Unidade Prisional de Lauro de Freitas. De acordo com a gestora do Programa Começar de Novo, a servidora Maria do Socorro Frerichs, a previsão é de que cerca de 600 apenados sejam beneficiados com o projeto em 2014.

Promover uma atividade que os tire da ociosidade, valorizando suas capacidades, desenvolvendo o raciocínio e ampliando a consciência quanto a responsabilidade dos seus atos, provoca um comparativo entre o jogo e a vida. Socorro Frerichs destaca ainda que o enxadrismo tem sido muito importante, uma vez que ajuda o detento na sua reeducação e remodelação do seu comportamento perante todas as situações da vida.
http://ambito-juridico.jusbrasil.com.br/noticias/112126253/tjba-implanta-projeto-xadrez-que-liberta-no-sistema-prisional-baiano



http://www.es.gov.br/Noticias/151111/projeto-xadrez-que-liberta-ganha-titulo-de-melhor-projeto-socioesportivo-de-2012-em-evento-internacional.htm 

Nenhum comentário: