O GRANDE CAMPEÃO DE 2013 RODRIGO FARIA DOS SANTOS ENTREGA TROFÉU AO CAMPEÃO MARABAENSE SUB10 ANOS YTALON THIAGO FREIRE DA SILVA |
Pelo
terceiro ano seguido o Clube de Xadrez Marabá realizou no dia 29 de novembro a
Cerimônia de Premiação dos Campeões de 2013, no Auditório da Escola Municipal
José Mendonça Virgolino com a participação de convidados especiais, de
enxadristas e familiares e representantes do setor estudantil.
De modo mais
informal a Cerimônia teve início com a saudação aos que compareceram e
prestigiaram. Nas palavras iniciais do Presidente do Clube de Xadrez Marabá que
conduziu todos os trabalhos uma reflexão importante: para quem servimos? E,
quem nos apoiam? Oportunidade em que destacou a presença do Xadrez em
aproximadamente 60 escolas, tornando cada vez mais fundamental a existência do
Clube de Xadrez, refletindo também, o prestígio e a boa acolhida que o nosso
esporte goza nas escolas por parte de diretores, professores e alunos. Se este esporte promove a inclusão social e
desenvolve capacidades cerebrais para a formação do de nossos jovens como fica
a consciência daqueles que nos viram às costas?
PRIMEIRA
PARTE
PRESTAÇÃO DE
CONTAS DO TRABALHO REALIZADO NO ANO DE 2013
Foi
apresentada a prestação de contas do realizado no ano em curso, os números
chamam a atenção, foram realizadas 38 competições, sendo 08 torneios estudantis
e 30 competições foram realizadas ou apoiadas pelo Clube de Xadrez:
|
COMPETIÇÕES ESTUDANTINS
|
COMPETIÇÕES DO ABSOLUTO
|
|||
Eventos
|
Jogos
Estudantis
|
Marabaense
P/Categoria
|
Escolares
|
Outros
|
Marabaense
|
Sub-totais
|
08
|
11
|
10
|
08
|
01
|
Totais
|
29
|
09
|
Nas
competições para o público estudantil tivemos 29 competições e podemos
apresentar o significativo número de atletas participantes, considerando que
não há uma divulgação digna, são expressivos:
GÊNEROS / ESTUDANTIL
|
Masculino
|
Feminino
|
Totais
|
246
|
101
|
Nas
competições voltadas ao público mais adulto foram realizadas apenas 09
competições com o seguinte número de participantes:
GÊNEROS / ABSOLUTO
|
Masculino
|
Feminino
|
Totais
|
46
|
04
|
POR QUE
XADREZ NAS ESCOLAS?
Muito se
fala sobre o jogo de xadrez e seus usos na educação, mas sua introdução no
âmbito escolar exige a criação de algumas condições ainda não existentes em boa
parte das escolas. Isso porque, muitas o têm utilizado como aparato
extracurricular ou atividades ludoterápicas nas aulas de Educação Física. Sem
desconsiderar tais práticas, pretendemos aqui apresentar a sua utilização sob um
outro prisma.
O jogo de
xadrez tem múltiplos usos na educação escolar, entre as suas possibilidades,
pode-se acrescentar a sua apresentação aos alunos como tema transversal,
enriquecendo suas aprendizagens e permeando a prática educativa em diversas
áreas ou mesmo inserindo-o como disciplina desde as séries iniciais. Em 20 de
dezembro de 1996, a Lei n. 9.394, conhecida estabeleceu as diretrizes e bases
da educação nacional, cujos artigos 26 e 27, incluem o xadrez nas escolas, na
parte diversificada dos currículos e também na parte consagrada à promoção do
desporto.
O artigo 32
dispõe que o ensino fundamental terá por objetivo a formação básica do cidadão
a partir do desenvolvimento de sua capacidade de aprender, tendo como meios
básicos o pleno domínio da leitura, escrita e do cálculo, com vistas a:
II - a compreensão do ambiente natural e social, do sistema
político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a
sociedade;
III - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em
vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e
valores;
IV - o fortalecimento de vínculos de família, dos laços de
solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
Acreditamos
que estes objetivos podem ser plenamente alcançados por meio da inserção do
jogo de xadrez como disciplina escolar, desde que implantada no currículo desde
as séries iniciais, começando ainda na Educação Infantil. Essa eficácia do jogo
de xadrez e a influência que tem sobre o desenvolvimento e comportamento
estudantil é algo que pode ser mensurado por pesquisas utilizadas
no campo das
ciências cognitivas.
Há estudos
que mostraram as etapas da formação da inteligência, a partir da observação de
grupos de crianças jogando xadrez e constatou-se que os avanços obtidos nas
diversas etapas seguiam ritmos diferentes. O xadrez, ao ser introduzido na sala
de aula, auxilia no desenvolvimento de autoconfiança, porque os alunos têm a
oportunidade de aprenderem o jogo, avançando gradativamente em suas habilidades
e melhorando suas estratégias e raciocínios. Ao se destacarem ou perceberem que
são capazes de exercer uma atividade dessa natureza, podem, de modo paralelo,
progredir em outras disciplinas escolares. (Diálogos Acadêmicos - Revista
Eletrônica da faculdade Semar/Unicastelo. Publicação Quadrimestral - Volume 1 –
Numero 1. Edição Outubro/Janeiro de 2010 revista@semar.edu.br. O JOGO DE
XADREZ MODIFICA A ESCOLA: Por que se deve aprender xadrez e tê-lo como eixo
integrador no currículo escolar? Lays Pedro Angélico e Luciana Cristina
Porfírio. http://www.semar.edu.br/revista/downloads/edicao1/artigo-lays-angelica-luciana-porfirio.pdf).
APRESENTAÇÃO
DO PROJETO XADREZ NAS ESCOLAS NO MUNICÍPIO DE ITUPIRANGA
Em seguida a
convidada especial Andressa Veras neste ato representando o Presidente do Clube
de Xadrez de Itupiranga fez a apresentação do Projeto de Xadrez nas Escolas
destacando o crescimento do número de participantes e do interesse dos alunos
já inclusos. O projeto contempla aulas para cerca de 800 alunos da rede municipal
de ensino e já se vê a necessidade de ampliação, por conta do interesse de
outros alunos.
O Projeto de
Itupiranga conta com o apoio do Prefeito Benjamin Tasca, do Secretário de
Educação Paulo Ricarto, sob a Coordenação do Professor Nandiel e da Secretária
Andressa Veras e demais monitores.
O Projeto
impacta numa demanda financeira, conforme demonstrado, que se torna irrelevante
diante dos 800 estudantes beneficiados e por isso, recebe total apoio para sua
continuidade.
O Clube de
Xadrez de Itupiranga vem buscando aprimorar pedagogicamente o projeto. Neste
sentido vem realizando anualmente o Encontro de Xadrez Pedagógico que neste ano
contou com a participação dos Educadores Prof. Mário Cardoso (Seduc/Belém), do
Árbitro Regional Carlos Alessander (Parauapebas) e do Prof. Francisco Arnilson
do Clube de Xadrez Marabá.
COMPOSIÇÃO
DA MESA
Na conduz
dos trabalhos o Sr. Francisco Arnilson considerando a praticidade e
objetividade da Cerimônia, declinou da composição da Mesa de Honra e prosseguiu
com o Cerimonial de modo mais amistoso.
HOMENAGENS
ESPECIAIS:
Foram homenageados
com Medalha de Reconhecimento e agradecimento por parte do Clube de Xadrez,
levando em consideração aos excelentes trabalhos promovidos nas Escolas na
promoção e disseminação deste importante prática pedagógica os Professores:
OS HOMENAGEADOS: O PROFESSOR GILENNO ROCHA E PATRÍCIA CORREA |
GILENNO ROCHA DOS SANTOS
Professor de
Xadrez nas Escolas São Francisco,
Disneylândia
e Futuro Educacional
PATRÍCIA SILVA CORREA
Professora
de Educação Física e Xadrez
Escola
Municipal João Anastácio de Queiróz
RICARDO VINÍCIUS CASTRO E SOUSA
Enxadrista
Destaque Especial
JACKELINE IASHMIM AGUIRRA LABRES
Enxadrista
Destaque Especial
LILIANE EVANGELISTA GUIMARÃES
Enxadrista
Destaque Especial
NANDIEL NASCIMENTO SILVA
Presidente do
Clube de Xadrez de Itupiranga
Coordenador
do Projeto Xadrez na Escola de Itupiranga
NEILA RIBEIRO
Gerente do Serviço
Social do Comércio (SESC – Marabá)
PAULO CÉSAR DE CARVALHO LOPES
Presidente
do Sindicato do Comércio de Marabá
RAIMUNDO NONATO ARAÚJO JÚNIORr
Diretor do
Grupo Futuro Educacional
EM BREVE POSTAREMOS A SEGUNDA PARTE DA CERIMÔNIA "OS CAMPEÕES".
Nenhum comentário:
Postar um comentário