Páginas

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

32º Jogos Estudantis da Castanha - Oficina de Xadrez - II

Foto de Arnilson Assis
Aconteceu neste 19/11 (quinta-feira), os 32º Jogos Estudantis da Castanha, na Sala de Leitura da Escola Municipal João Anastácio de Queiroz, na Folha 16 na Nova Marabá, envolvendo as Categorias Infantil e Juvenil nos naipes masculino e feminino, iniciando-se as disputas às 8:30 horas da manhã. 

O dia começou com uma chuva, esfriando o clima, mas, afugentando alguns participantes e, neste período do ano, muitos alunos também estão em ritmo de provas, mais um detalhe para que alguns não viessem. E, por fim, não posso deixar de registrar a dificuldade para a realização deste certame, frente a dificuldade financeira pela qual passa o município e a consequente redução de despesas necessárias. Mas, devemos agradecer a Deus e aos organizadores que conseguiram, mais um ano, realizar os Jogos Estudantis da Castanha. Nunca conseguiremos aferir concretamente a importância de tal evento, de mensurar os resultados positivos nos milhares de estudantes, em suas vidas escolares e familiares, a postura destes na sociedade. Acredito que muitos encontram e firmam suas vidas em valores e consciência a partir da prática de esportes. Se a cidade vai melhorar e quanto, nunca conseguiremos medir. Mas, é nisso que acreditamos e desejamos manter acesa a chama do esporte, dos Jogos Estudantis. Aqui o registro dos parabéns para a Professora Vanessa, Cinthya e Terezinha e outros que lutaram para essa grande promoção. Nossos heróis. Infelizmente a gente passa a dar mais valor quando perdemos e, por incrível que pareça, deixamos muitas vezes de apoiar e até contribuímos para o fracasso de muitas políticas públicas. Afinal, é muito fácil reclamar e culpar outros.

As escolas podiam inscrever até 08 participantes, sendo 02 no infantil masculino, dois no infantil feminino, dois no juvenil masculino e dois no juvenil feminino. A escola que encaminhou mais participantes foi o Acy Barros, 05 participantes, graças ao empenho muito especial do Professor Paulo Alencar. A segunda que mais colocou participantes na disputa foi o Gaspar Vianna com 04 alunos, razão pela qual parabenizamos, também, a Professora Patrícia Correa. Ainda assim, todos merecem nossos parabéns e agradecimentos como o Professor Gilenno da Escola São Francisco. Entre as muitas escolas que inscreveram participantes, registramos na tabela abaixo, àquelas em que os alunos compareceram:

Oficina de Aprimoramento Técnico
Era o nosso desejo, oferecer aos participantes um pouco de treinamento e aprimoramento. Em todas as competições estudantis percebemos deficiências dos competidores, chegam, no final da partida com vantagem material e não conseguem realizar o xeque-mate e, ficam fazendo xeques ininterruptos sem estratégias e culminam no empate por "afogamento". Ainda há muitos neste estágio, necessitando de ajuda técnica. 

A ideia de promover a Oficina foi conversada com a direção da Escola João Anastácio de Queiroz. E, a Escola não tem condições de colocar uma pessoa para o apoio, para abrir o portão e ver as pessoas que chegam. Também, devido ao cuidado com o local do Treinamento, onde funciona a Sala de Leitura. 

Por fim, a OFICINA DE XADREZ ESTÁ CANCELADA!

Nenhum comentário: