Páginas

domingo, 22 de maio de 2011

317 - JEM'S - ARTE E MANHAS E ANASTACIO VENCEM NA CAT. A

Aconteceu neste 21/05 (sábado) na Escola Judith Gomes Leitão os 3ºs Jogos Estudantis Marabaenses, na modalidade Xadrez, promovidos pela Secretaria Municipal de Educação e Departamento de Educação Física, sob o comando da Professora Rosângela Botelho e organizado neste ano pelo Clube de Xadrez Marabá, com as disputas da categoria A – masculino e feminino, Sub-14 anos, para nascidos nos anos de 1997, 1998 e 1999.


O evento teve o objetivo de selecionar os atletas da categoria A para representar o municipio de Maraba nos Jogos Estudantes Paraenses – Fase Regional, que vai acontecer na Cidade de Curionopolis, distante 130 quilometros de Maraba no periodo de 28 de maio a 06 de junho. Os Jogos de xadrez contou com a participação de 20 enxadristas de 12 escolas das redes públicas e privadas. Foram premiadas com troféus as Escolas com melhor desempenho por equipe e com medalhas os atletas das Escolas Campeãs ate a 3ª melhor colocação. As belas medalhas de ouro, prata e bronze foi motivo de muita admiração por todos.


Arte e Manhas, Escola Campeã no Masculino
Daylon e Lucas (Arte e Manhas) Campeões da Cat. A Masc
A Escola Arte e Manhas sob direção da competentíssima Ana Borges de Freitas, situada na Cidade Nova, apresentou o melhor desempenho por equipe no masculino e levou para sua galeria o troféu de Escola Campeã da Categoria A, graças ao desempenho individual dos atletas Lucas Borges Freitas e Daylon Costa da Silva. O atleta Lucas Borges de Freitas tem um historico positivo nos Jogos Estudantis e nao encontrou adversario a altura, venceu todas as suas partidas. O atleta Daylon Costa da Silva seguiu a receita do experiente Lucas, venceu todas as suas disputas, mantendo a hegemonia da Escola na Categoria A Masculino. Além do troféu e das medalhas recebidas pela Escola, também o Professor de Xadrez do Arte e Manhas, Jhon Kennedy recebeu medalha em reconhecimento pelo brilhante trabalho realizado com os alunos da Escola.


Júlio Santos - Destaque do Acy Barros
 As disputas individuais da Categoria A – Masculino nos Primeiro e Segundo Tabuleiros apresentou os seguintes melhores atletas:


Categoria A
Tabuleiro 1
Individual - Masculino
Clas Enxadrista                    Escola Pontos
1 LUCAS Borges Freitas     Arte e Manhas 5
2 JÚLIO Santos Lourenço   Acy Barros 4
3 JAIRO Castro Alves         José Mendonça 2.5
4 GABRIEL Souza Ramos   Jonatas Pontes Athias 2
5 LEANDRO F. Oliveira      São Francisco 1.5
6 KELVES dos Santos Paz  Anastácio de Queiroz 0


Categoria A
Tabuleiro 2
Individual – Masculino
Clas Enxadrista                       Escola Pontos
1 DAYLON Costa da Silva    Arte e Manhas 6
2 MICHAEL Carvalho           Martinho Mota 3.5
3 LUCAS Cavalcante Ramos Jonathas Pontes Athias 2
4 MARCOS Antonio N. Jr     São Francisco 0.5

Por equipe, computando-se os pontos obtidos pelos atletas nos jogos individuais, ficou com o titulo no Masculino A e recebeu o Trofeu a Escola Arte e Manhas. O resultado final por Equipe ficou assim:


Categoria A – Masculino - Por Equipes – Pontos Obtidos
Escolas                1º tab 2º tab Total
1 Arte e Manhas    5       6         11
2 Acy Barros            4       0         4
3 Jonathas P. Athias  2       2         4
4 Martinho Mota       0       3,5      3,5
5 José Mendonça      2.5    0         2,5
6 São Francisco        1.5    0,5      2
7 Anastácio Queiroz  0       0         0


Escola Anastácio de Queiroz a Campeã no Feminino
Larissa (Anastácio de Queiroz) com o reporter da RBA
Nos jogos no naipe feminino brilhou a estrela das atletas Jackeline Iasmin, da Escola Anisio Teixeira, a melhor no primeiro tabuleiro com 5 pontos e de Larissa Helena B. Silva, da Escola Anastacio de Queiroz melhor atleta no segundo tabuleiro com 6 pontos.

Aliás, muita emoção em todas as partidas, com destaque para a atleta Alanes P. S. Correa da Escola Disneylandia. Em um combate emocionante chamou a atencao de todos os participantes, professores e pais. A enxadrista Alanes, apos forte combate, onde todos demonstravam apreensao com cada jogada, acabou em empate com a atleta Adriele Alves Pereira, aos choros. Embora, transcedendo a simpatia e admiracao de sua mae e de muitos todos e da sua mae, a professora Patricia.


Jackeline Iasmin - Destaque da Anísio Teixeira
Ficou evidente nas disputas individuais a força da atleta do primeiro tabuleiro da Escola Anisio Teixeira, Jackeline Iasmin S. Aguirre que conquistou 5 pontos, de forma invicta, deixando a favorita Liliane Evangelista Guimaraes em segundo lugar. No segundo tabuleiro vimos com bons olhos o excelente desempenho da atleta Larissa Helena B. Silva da Escola João Anastácio de Queiroz, tambem de forma invicta em seis partidas disputas. Talvez a Larissa possa se configurar como uma nova revelação do xadrez marabaense, vamos esperar para ver. Eis os resultados individuais:



Categoria A
Tabuleiro 1
Individual Feminino
Clas Enxadrista Escola Pontos
1 JACKELINE Iasmin S. Aguirrre Anísio Teixeira 5
2 LILIANE Evangelista Guimaraes Pequeno Príncipe 4
3 LUCIELIA dos Santos São Francisco 3
4 NAYRA Lohana C. Santos Anastácio de Queiroz 2
5 ADRIELE Alves Pereira Irmã Theodora 0.5 0.25 0.5 14.5 9.0
6 ALANES Patrick S. Correa Disneylândia 0.5 0.25 0.5 14.5 9.0


Categoria A
Tabuleiro 2
Individual – Feminino
Clas Enxadrista Escola Pontos
1 LARISSA Helena B. Silva Anastacio de Queiroz 6
2 POLYANA Oliveira Damas Sao Francisco 2.5 4.75
3 FRANCIELMA O. Melo Irma Theodora 2.5 3.25
4 RAQUEL Oliveira Gomes Anisio Teixeira 1

Equipe Feminina da Escola Irmã Theodora
Gracas ao excelente desempenho do segundo tabuleiro da Escola Anastácio de Queiroz, a atleta Larissa Helena B. Silva somando 6 pontos, foi possivel a Escola levar o troféu por equipe. O outro destaque do feminino foi a enxadrista JACKELINE Iasmin S. Aguirrre da Escola Anisio que obteve 5 pontos. No geral a premiação com trofeu ficou para a Escola João Anastácio de Queiroz.

Categoria A
Por Equipes
Feminino
Escolas Pts Pts Total
1 Anastácio de Queiroz 2 6 8
2 Anísio Teixeira 5 1 6
3 São Francisco 3 2,5 5,5
4 Pequeno Príncipe 4 0 4
5 Irmã Theodora 0.5 2,5 3


Premiação aos Professores
Uma coisa legal que acontece nos Jogos Estudantis é a presença dos professores de Educação Física, de Diretores e etc. Compreendendo a importância destes profissionais para a Educação, fazendo muito mais do que sua obrigação, sacrificaram o seu final de semana para orientar seus alunos. Considerando este carinho e dedicação ao Esporte e aos seus alunos, em reconhecimento ao trabalho destes profissionais, o Departamento de Educação Física premiou com Medalha de Ouro aos professores: Patrícia (Anastácio de Queiroz), João Maurício (Pequeno Príncipe), John Kennedy (Arte e Manhas) e Francisco Alex (Jonathas Pontes Athias).


O Incentivo da Imprensa de Marabá
Registramos a presença da Imprensa de Marabá das televisões Record e RBA que fizeram excelente cobertura e valorizou os esforços de nossos atletas. Estávamos com saudades da midia presente. Com muita satisfação nossos atletas foram entrevistados e demonstraram bastante segurança nas respostas. Estiveram na Escola o nosso querido Paulinho da Rede Record e Paulo Henrique, o PH juntamente com o excelente cinegrafista Durcival Pereira de Oliveira. O Clube aproveita para fazer o agradecimento a Imprensa em Geral.

A Escola Judith Gomes Leitão recebeu a todos que compareceram a este grande campeonato. Podemos dizer da nossa satisfação com o curto convívio, que encontramos uma Equipe motivada, desde os vigias, agentes de portaria, a Coordenadora Elena, a Diretora Luciana, a Vice Diretora Iolete, a equipe de limpeza, de fato, registramos o nosso contentamento e esperamos que outras autoridades possam conhecer o trabalho desta equipe e, se necessário, dar-lhes maiores condições de trabalho.

Nenhum comentário: