Páginas

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

458 - UFC : PORQUE GOSTAMOS DE VIOLÊNCIA

Sábado, 27 de agosto de 2011Escrito por Karlos Junior

Hoje é dia de UFC!! Na noite de 27 de Agosto de 2011, o Rio volta a sediar o maior evento de artes marciais do mundo. Tá todo mundo ligado na TV!! Quem será o vencedor do combate principal, entre Anderson Silva e Yushin Okami do Japão?

O Ultimate Fighting Championship já é o assunto do momento, provando que uma boa campanha de marketing faz as coisas acontecerem, e provando também que a moda é mesmo uma merda. É isso mesmo que você leu, até pouco tempo atrás ninguém nem falava em UFC, agora todo mundo quer dar uma de sabido do assunto, com todo respeito aos amantes do esporte. Isso não é necessariamente ruim pois ajuda à vender o evento no país, tira um pouco o foco do futebol, mas bem pouco pois, a galera não deixa a camisa do time no armário, e incentiva futuros atletas a tentarem a sorte no esporte, em que podem chegar ao sucesso engordando a conta bancária, ou quebrar a cara. Bem, isso deve acontecer de um jeito ou de outro.

Até ainda há pouco, eu estava confundindo o evento com um estabelecimento de fast-food, mas depois de me informar sobre o que se tratava, eu dei de ombros. Não sou chegado a ver o esporte e antes de defender que é um absurdo, o fato das pessoas estarem interessadas em algo de extrema violência e mau gosto, é preciso entender que o ser humano gosta da coisa, mesmo que a abordagem seja saudável. Depois de séculos, enfrentando os mais inóspitos perigos do mundo, onde a luta pela sobrevivência era um desafio muito mais punk que hoje, não é de se estranhar que vibremos assistindo confrontos dessa natureza. A adrenalina sobe, o sangue ferve e a emoção toma conta, aí meu irmão, não tem santo que segure!! Somos gregários, sobretudo em tempos de guerra, e na ausência dela transformamos nossa violência em lazer, não por acaso inventamos os jogos de guerra em que temos de exemplo a luta de centuriões, o torneio de lanças entre cavaleiros, o boxe e demais torneios de artes marciais.

Acredito que entender isso é a melhor forma de optarmos pela paz. Primeiro aceitamos o que somos, depois disso escolhemos sermos pacíficos e fazer o bem ao próximo. Acho que é por esse caminho. Além disso, hoje podemos desfrutar de um bom console de vídeo-game e lutas sangrentas estão à disposição nos Mortal Kombat e Street Fights da vida. Sobre briga de galos, briga de cães, tauromaquia, rodeios e todos os tipos de maldade com animais, concordamos todos, ou deveríamos concordar, que já era mais que tempo de termos consciência e bom senso desenvolvido. Dá uma raiva de quem maltrata animal à toa e de graça. Estes sim mereciam uma surra bem dada, de tirar o sangue. Gente dessa laia deveria praticar nado livre com tubarões e livrar o mundo de sua presença nociva.

Gostaria de ver outros esportes ganharem adesão no Brasil, estamos caminhando para o apogeu dos maiores eventos do mundo, a Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas, ambas na mesma década. É possível mudar a cultura do brasileiro e incentivar outras vertentes, isso desde que todos se empenhem na educação e na boa conduta da classe política brasileira. Sabemos que é um grande desafio!!


Fonte: http://www.diferente.jor.br/2011/08/ufc-porque-gostamos-de-violencia.html

Nenhum comentário: