Páginas

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

447 - ELISE KAWABATA (PR) VENCE AS OLIMPIADAS ESCOLARES CAT. B FEMININO

Disputar uma final nas Olimpíadas Escolares Brasileiras não é novidade para Elise Yuriko Kawabata. Ano passado, ela foi a representante do Paraná na competição, representando o Colégio Vicentino Santa Cruz, de Campo Mourão. Em Goiânia, acabou assistindo a vitória de Artemis Pâmela Guimarães sem ao menos ter tido a chance de enfrentar a enxadrista paulista.


Neste ano, o uniforme azul deu lugar ao branco do Colégio Sapiens, de Maringá, onde Elise estuda atualmente. Novamente campeã dos Jogos Colegiais do Paraná, ela ganhou uma nova chance de conquistar o maior título intercolegial do Brasil neste ano, e não desperdiçou.

Com 3,5 em 4, somente a vitória interessava a Elise na manhã de hoje. A adversária era a então invicta Vitória Matheus Ramillo, de São Paulo. No entanto, prevaleceu o xadrez da paranaense, que conseguiu derrubar a última enxadrista com 100% do torneio e, um ano depois de ter conquistado o vice, finalmente teve o gostinho de subir no topo do pódio.

Dois anos depois da conquista de Cintia Rocha Leão, em Maringá, novamente uma enxadrista da seleção de Campo Mourão traz o título para o Paraná. Elise Yuriko Kawabata, campo-mourense e aluna do Colégio Sapiens, de Maringá, é a nova campeã nacional colegial de xadrez.

FONTE:
http://xadrezmaringa.wordpress.com/2011/12/05/olimpiadas-escolares-elise-kawabata-do-parana-e-a-nova-campea-brasileira-colegial/

PARANAENSE KAWABATA CONQUISTA MEDALHA DE OURO NO XADREZ DAS OLIMPÍADAS ESCOLARES 2011


FONTE:
http://www.cob.org.br/noticias/noticias_interna.asp?id=17655

06.12.2011 :: 11h28

A paranaense Elise Yuriko Kawabata, descendente de japoneses, conquistou a medalha de ouro no xadrez feminino das Olimpíadas Escolares 2011, em Curitiba (PR). Nesta segunda-feira, dia 5, jogando com as peças brancas, ela venceu a paulista Vitória Ramillo, que estava invicta no torneio, alcançando 4,5 pontos em cinco partidas. Ramillo, da Escola Estadual Basy Bassit (SP), ficou com a prata e a mineira Fernanda Rodrigues, do Sesi Belo Horizonte (MG), levou o bronze. As duas encerraram a competição com quatro pontos.


Medalha de prata em Goiânia 2010, Kawabata era apenas a terceira pré-classificada com 1942 pontos de rating. Na partida decisiva ela ousou para alcançar a vitória. "Se eu empatasse estaria fora do pódio. Então mudei minha estratégia, fiz uma abertura diferente e deu certo", disse a jovem de 17 anos, que mora em Maringá (PR).

Kawabata se surpreendeu com o título. "Não tenho me dedicado muito ao xadrez. Vou fazer vestibular para Direito. Por isso, estou me concentrando nos estudos e tenho pouco tempo para outras atividades", afirmou a estudante do Colégio Sapiens. A jovem joga desde os 11 anos, quando começou a ser treinada pelo técnico Artur Fernando, seu técnico até hoje.

As competições de xadrez aconteceram na Universidade Positivo, no Ginásio de Dança. No torneio feminino, 23 enxadristas estiveram presentes, todas campeãs estaduais. Duas delas - Fernanda Rodrigues e Vitória Ramillo - são ranqueadas pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE) e 14 possuem ranking na Confederação Brasileira de Xadrez (CBX). Fernanda, com rating 2077, era a primeira pré-classificada e a mais nova da turma - completa 15 anos no dia 19 deste mês.

O torneio de xadrez das Olimpíadas Escolares foi disputado no sistema suíço em cinco rodadas. Cada jogadora tinha uma hora e um minuto para movimentar suas peças. Em Curitiba, os jovens atletas contaram com a presença do Embaixador da modalidade, o curitibano Jaime Sunyé, Mestre Internacional (MI) desde 1980.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte, com a direção técnica das Confederações Brasileiras Dirigentes de Esportes Olímpicos e apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba e Governo do Estado do Paraná.


A classificação ficou assim:
1 ELISE KAWABATA PR - C SAPIENS 4 1/2

2 VITÓRIA RAMILLO SP - EE DEP. BADY BASSIT 4
3 FERNANDA RODRIGUES MG - SESI - BH 4
4 DAIANE PEREIRA RN - CONTEMPORÂNEO 4
5 MARIA GALVANI MS - COL. HERMEZINDO GONZALES 4
6 PAULA NOIA SE - IFS 3
7 TAINÁ DURANTE SC - CNEC. JÚLIO C. R. NEVES 3
8 ALLANA SANTOS RR - A C N 3
9 MAIRA ANDRADE PA - TEODORA BENTES 3
10 INGRA CAVALCANTI PE - COLÉGIO GEO PETROLINA 3
11 VHENDALA PIMENTA MT - COLEGIO ISAAC NEWTOW-CIN 3
12 AMANDA ALVES RS - COLEGIO MURIALDO PAULO VI 2 1/2
13 GLAUCIA OLIVEIRA AM - IFAM-CENTRO 2 1/2
14 JÉSSICA SÁ MA - BATISTA DLT 2 1/2
15 ANA OLIVEIRA PB - COLÉGIO MOTIVA C GRANDE 2
16 DANIELE SCHULZ ES - MEPES 2
17 MARIA LEMOS AL - E.E.AURELINA PALMEIRA 2
18 MARINA REIS DF - COLÉGIO MILITAR BRASÍLIA 2
19 MARIA LOPES CE - EEIEF JOÃO PAULO SAMPAIO 2
20 KIM SOUZA CB - C. E. FRANCISCO ZARDO 1
21 FERNANDA BARBOSA PI - U E ANTÔNIO TARCISO 1
22 TAYLANY SILVA TO - CEM CASTRO ALVES 1
23 LORENA ALMEIDA BA - COLÉGIO DECISÃO 1

Nenhum comentário: