Páginas

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

466 - LIVROS DE XADREZ

Difícil encontrar um livro de xadrez em uma biblioteca escolar. Mesmo a Biblioteca Pública Municipal de Marabá não dispõe de um livro sequer de xadrez. O crescimento desta prática esportiva vem crescendo e é um dos poucos esportes que incentiva a leitura e oferece oportunidades de desenvolvimento a partir de estudos de aberturas, táticas, estratégias e até de armadilhas.

Logo após o aprendizado das noções elementares o jovem iniciante desejará alcançar níveis mais elevados. E, em alguns municípios brasileiros as crianças aprendem com idade a partir de 07 anos. Um dos primeiros contatos é com o vocabulário enxadrístico, algo novo para o recém-aprendiz, ele aprenderá por meio de notações apropriadas a realizar seus primeiros estudos pessoais, ter acesso ao estudo de suas partidas e de partidas disputadas por personalidades do esporte mundial.

Apesar de existir dois tipos de notações enxadrísticas, ou seja, a notação descritiva e a algébrica, convém saber que a primeira (descritiva) está em desuso e a segunda, a algébrica é amplamente recomendada e é a oficial da Federação Internacional de Xadrez, é uma linguagem universal do jogador de xadrez. Assim, se você encontrar algum livro com a notação descritiva ou inglesa, não quer dizer que o livro seja inservível, apenas utiliza o método que vigorava até o ano de 1970.

Entretanto, o jogador deverá conhecer ambas as notações e fazer leituras de todos os livros, pois, todos têm os seus ensinamentos. Mas, se queres uma opinião pessoal, faça a opção por livros com a notação algébrica, que é a utilizada em todas as competições oficiais.

Sobre a recomendação sobre os melhores livros de xadrez, as opções são fartas. Vão desde as noções básicas (elementares) aos avançados. Se você conseguir encontrar alguma livraria com publicações de xadrez, antes de fazer a sua escolha, leia um pouco sobre a apresentação do livro, algum parágrafo e vai conseguir descobrir o nível dos ensinamentos e se corresponde a sua necessidade.

Os livros de xadrez costumam ter títulos que já aguçam a curiosidade do comprador. Costuma destacar algum tema, abertura, variante, partidas ou finais de partida. Recomendo que opte por livros que contenham comentários ou explicações sobre cada lance ou partida. Para quem está em processo de aprendizagem este detalhe é de muita importância, demonstra a preocupação e o objetivo de cada lance, fazendo uma interação com o leitor.

No Brasil encontraremos farta oferta de livros com o idioma espanhol e inglês. Para quem tem desejo de se aprimorar sua leitura deverá mergulhar nestes idiomas. Quem sabe que assim, não consiga despertar no jovem o interesse por estes idiomas?

Podemos sentir a importância, qualidade e nível do livro com um pouco de leitura dos mesmos. Na trajetória de mais de 20 anos com o xadrez, posso recomendar alguns livros por experiência própria e outros por observação de outros colegas e da própria internet.

Quando viajo para alguma capital, pois, infelizmente, em nossa cidade não vamos encontrar livros, sempre compro dois ou três livros. Não perco a oportunidade. Procuro as livrarias, geralmente a Livraria Cultura, Siciliano, Saraiva e etc., e fico surpreso com a variedade de livros. Também temos a opção de comprar pela internet, pagando elevadas taxas de correio. Não acho muito justo o preço pago pelo transporte. Vejam a nossa recomendação segundo o nível de aprendizado.


INICIANTE

Para o nível de iniciante, não apenas as noções como também algumas etapas de uma partida, os livros sugeridos levará nossos leitores a compreender e refletir e se preparar melhor para este nível de aprendizado.


XADREZ BÁSICO - Orfeu D'Agostini

Livro um pouco antigo, básico na prateleira de qualquer bom jogador de xadrez, um clássico da literatura enxadrística brasileira. Excelente primeiro livro do iniciante, contém regras, conceitos gerais, análise de partidas, finais e aberturas. Um livro para ser usado por muitos e muitos anos. O livro adota a notação descritiva.


MANUAL DE XADREZ - Idel Becker

Livro considerado como concorrente do Xadrez Básico. Também escrito com a notação descritiva leva o iniciantes desde as noções mais elementares, aberturas, partidas curtas, magistrais, curiosidades e etc. Um livro precioso. Esta publicação encontra-se quase esgotada. Em Goiânia um vendedor disse que este livro sofre reajuste de preços três vezes por ano. Dá para compreender que livro é um investimento?


APRENDA XADREZ COM GARRY KASPAROV - Garry Kasparov

Livro que conduz a uma leitura e estudo produtivo e rápido, escrito pelo ex-campeão mundial Kasparov que oferece suas análises e comentários.


LIÇÕES ELEMENTARES DE XADREZ - J. R. Capablanca

O autor do livro o ex-campeão mundial Capablanca mostra ensinamentos fundamentais e confiáveis de tática e de estratégia. Considerado como um clássico, um livro antigo devidamente recomendado.



FUNDAMENTOS DE TÁTICA - Alexandru Segal

O brasileiro Alexandru Segal de forma didática apresenta um xadrez mais moderno e ensina sobre os temas básicos com muitos exemplos. Livro de fundamental importância para enxadristas de todos os níveis.



INTERMEDIÁRIO

Após conclusão do nível iniciante o jovem praticante poderá avançar para outro nível de aprendizagem, o intermediário. Os livros para este nível versam sobre exercícios de táticas.


O ESPÍRITO DA ABERTURA - Gérson Peres Batista e Joel Cintra Borges

O enxadrista terá acesso a praticidade das aberturas, introduzindo de modo mais forte as grandes partidas com aprofundamento nas variantes, segundo a visão das brancas e das negras. Gérson Peres é um autor brasileiro e seus livros são muito bons.



XADREZ VITORIOSO - TÁTICAS - Yasser Seirawan e Jeremy Silman

Um grande passo do enxadrista intermediário nos temas táticos: explicações didáticas, fartos diagramas e dificuldade crescente são o destaque desse livro.


XADREZ VITORIOSO - ESTRATÉGIAS - Yasser Seirawan

Com o mesmo estilo e didática do título anterior, destaca os aspectos estratégicos.



MEU SISTEMA - Aron Nimzowitch

O autor, grande jogador da época, transmite os fundamentos da "escola hipermoderna", que é uma base importante para o enxadrista atual. Demorou 82 anos para ser lançado em português.



AVANÇADO

Chegou a fase para ser considerado como um bom jogador de xadrez. Após vencer alguns campeonatos você chegou ao nível avançado. A experiência requer tempo, muita prática em torneios e jogos no modo de xadrez pensado. Os livros são mais volumosos e mais caros, mas, valem a pena.


MEUS GRANDES PREDECESSORES - Garry Kasparov

Esta coleção é uma preciosidade. Kasparov é um grande analista, concentra-se nos momentos fundamentais das partidas que analisa e destaca com maestria seus aspectos técnicos. Como fala dos grandes campeões mundiais, essa coleção é também um grande compêndio histórico da evolução do Xadrez magistral nos últimos 120 anos. Obra para ser apreciada com tempo e dedicação, enquanto os demais deste nível vão sendo estudados.


PENSE COMO UM GRANDE MESTRE - Alexander Kotov

O autor utiliza jogos de Grandes Mestres, e também explicações e anotações deles próprios, para mostrar como esses jogadores trabalham com os cálculos complexos e as múltiplas variantes do Xadrez de alto nível.


ONDE MORA O PERIGO - Flavio Patricio Doro

Flavio Doro é um erudito do Xadrez, que expôs nesta obra um tipo muito criativo de treinamento. O livro é baseado em exercícios surpreendentes, com posições retiradas de jogos reais, que mostram como os jogadores que perderam suas partidas poderiam ter evitado cair em temas táticos conhecidos. Trata, portanto, daquele "passo à frente" que o enxadrista deve estar de seus adversários.


TÉCNICAS DE FINAIS EM XADREZ - Max Euwe e E. Hooper

Livro que descreve exaustivamente os finais de partidas, com explicações sobre um grande número de posições finais básicas. Neste nível, o jogador de fato precisará de uma obra como esta, para ter um amplo repertório de finais.


DICTAMEN Y PLAN EN AJEDREZ - Max Euwe

Extremamente farto de explicações em texto, trabalha com 8 aspectos avançados da estratégia, como a maioria de peões na ala da Dama, Cavalo contra Bispo mau, etc.


STRATEGIC CHESS - Edmar Mednis

Uma obra amplamente elogiada sobre estratégia, que destaca particularmente as posições fechadas. Pode ser encontrado também em espanhol.



EXPERIENTE

Exigem sólida fundamentação teórica, proporcionado pelos livros indicados anteriormente. O jogador deve continuar se desenvolvendo adquirindo seus conhecimentos a partir dos ensinamentos dos grandes mestres, o que eles fizeram em suas próprias partidas.


PARTIDAS SELECIONADAS - Smyslov

MINHAS 60 MELHORES PARTIDAS - Fischer

MIS MEJORES PARTIDAS - Karpov

O TESTE DO TEMPO - Kasparov



OUTROS TÍTULOS

Estratégia moderna no Xadrez - Ludek Pachman

Zurich International Chess Tournament, 1953 - David Bronstein

Jogo de posição - Erich Eliskases

Pawn Power in Chess - Hans Kmoch

How Karpov wins - Edmar Mednis

Ajedrez espetacular - Haïk e Fornasari

Preparacion de finales - Jon Speelman

Analisando el final - Jon Speelman

Secrets of Modern Strategy - John Watson

Chess Strategy in Action - John Watson

Secretos del entrenamiento de Ajedrez - Dvoretsky

Understanding Chess Move by Move - John Nunn

How to Reassess your Chess - Jeremy Silman



Francisco Arnilson de Assis

Clube de Xadrez Marabá

Nenhum comentário: