sábado, 23 de julho de 2011

357 - QI DAS CELEBRIDADES E DE ENXADRISTAS

QI DAS CELEBRIDADES INTERNACIONAIS

http://artigonovo.blogspot.com/2010/03/qi-das-celebridades-internacionais-qi-e.html

segunda-feira, 22 de março de 2010

QI é um número obtido pela comparação entre os acertos de um indivíduo cujo nível de habilidade mental se quer conhecer e o de uma população de referência num determinado teste padronizado. Com isso, tem-se uma medida relativa da capacidade intelectual, estabelecida em função de comparações.

Segue abaixo os valores aproximados dos QIs de algumas celebridades internacionais.









Al Gore (QI = 141)


Perfil: Vice-presidente dos EUA durante o governo Clinton e candidato a presidente nas últimas eleições, porém derrotado, pelo atual presidente George W. Bush.


Observações: Apresentou uma excelente carreira política, a qual foi coroada pela posição de braço direito do presidente responsável pelo período de maior prosperidade de toda a história dos EUA. Claramente demonstra ser superior ao seu ex-adversário George W. Bush em termos de eloqüência, pensamento analítico e rapidez de raciocínio.









Arnold Schwarzenegger (QI = 132-135)


Perfil: Fisiculturista austríaco naturalizado americano que ganhou diversas vezes os títulos de Mr. Universo e Mr. Olímpia, constando no Livro Guiness de Recordes como o melhor atleta do gênero de todos os tempos. Mais tarde, tornou-se um famoso ator de filmes de ação que atualmente é um dos indivíduos mais bem pagos do cinema mundial.

Observações: Schwarzenegger passou de ser um fisiculturista de sucesso, para tonar-se um milionário homem de negócios e, em seguida, um ator. Logo no início da sua carreira dramática conquistou um Globo de Ouro na categoria Melhor Revelação e posteriormente produziu uma filmografia de ação e comédia repleta de sucessos de bilheteria. As pessoas que o conhecem pessoalmente sempre lhe descrevem como sendo um homem extremamente inteligente, bem educado e de gosto muito refinado.










Asia Carrera (QI = 148-152)

Perfil: Famosa atriz americana de filmes pornográficos, conhecida no meio como "a nerd do pornô" e por produzir e manter o seu próprio website chamado Asia Carrera's Buttkicking Homepage!

Observações: De origem japonesa, ganhou diversos prêmios acadêmicos em Línguas e Matemática ao longo da sua vida estudantil. Exímia pianista, tocou Lecuana e Bach no Carneguie Hall aos 13 e 14 anos de idade. Formou-se em Administração e Língua Japonesa, via bolsa de estudos, pela Rutgers University. É membro da Mensa. Ela afirma que saiu de casa e entrou na indústria do sexo (sem arrependimentos) devido à incapacidade de suportar a pressão excessiva dos seus pais para que atingisse o sucesso.










Adolf Hitler (QI = 141)


Perfil: Infame ditador alemão que inicialmente levou o seu país à prosperidade econômica, porém, mais tarde, exterminou sistematicamente mais de seis milhões de pessoas, invadiu a Áustria, a Polônia, a França e a Rússia, e levou o mundo à II Guerra Mundial.

Observações: Apesar das suas atrocidades e da sua ideologia racista, Hitler mostrou-se sempre como um brilhante orador, um excelente estrategista político e um homem com grande capacidade para conquistar, manter e administrar o poder. Lamentavelmente, todos os seus talentos parecem ter sido canalizados exclusivamente para o mal.









Albert Einstein (QI = 160)


Perfil: Físico alemão ganhador do Prêmio Nobel de Física e autor da famosa Teoria da Relatividade.

Observações: Einstein gerou uma revolução na Física ao expor as suas idéias sobre espaço e tempo, mudando para sempre a forma como o universo é compreendido. Foi reconhecido, ainda em vida, como um dos grandes gênios da humanidade.









Andrew Wiles (QI = 170-180)


Perfil: Matemático inglês que ganhou notoriedade por completar a peça final do quebra-cabeças na demonstração do famoso Último Teorema de Fermat, um enigma que ficou sem solução por 358 anos.

Observações: A simples formação Matemática e o nível de abstração em que trabalha já seriam suficientes para creditá-lo como um superdotado, quanto mais as suas próprias contribuições na área.










Frank William Abagnale Jr. (QI = 136)

Perfil: Norteamericano famoso por tornar-se o maior fraudador/falsário da história dos EUA. Além de roubar milhões de dólares através dos seus cheques falsificados com perfeição, ele também conseguiu passar-se por professor do ensino médio, piloto de avião, médico e advogado, tudo isso antes de completar 19 anos de idade. Após ser preso, foi recrutado para trabalhar no setor de fraudes do FBI americano e, posteriormente, tornou-se um dos melhores e mais bem pagos consultores de segurança contra fraudes.

Observações: Filho de um comerciante americano fracassado e de mãe francesa, o jovem Abagnale descobriu e explorou fraquezas no sistema bancário, na burocracia organizacional e mesmo na percepção das pessoas para realizar os seus golpes, os quais se destacaram pela inteligência, criatividade e audácia.










Gary Kasparov (QI = 190)


Perfil: Foi o mais jovem campeão mundial de xadrez da história, e também o que atingiu o mais elevado "QI enxadrístico" de todos os tempos. Ficou famoso por ser desafiado e derrotado por um supercomputador chamado Deep Blue, fabricado pela IBM apenas para esse fim.

Observações: Um dos melhores jogadores de xadrez de todos os tempos, Kasparov também apresenta interesses intelectuais outros, tais como música, literatura e história.









Geena Davis (QI = 140)


Perfil: Atriz americana que tornou-se mundialmente conhecida ao estrelar o famoso filme Thelma & Louise, papel pelo qual ganhou o Oscar.

Observações: Esta boa atriz de cinema e televisão apresenta múltiplos talentos, tais como a escrita (publicou diversos artigos e contos) e o arco e flecha (foi cotada para compor a seleção americana nas Olimpíadas).








George W. Bush (QI = 102)


Perfil: Ex- Presidente dos EUA, antigo Governador do Texas, notório por tanto por sua postura forte e conservadora quanto por suas gafes verbais.

Observações: Tornar-se Presidente dos EUA é algo que, por si só, deveria requer um intelecto acima da média, contudo, George W. Bush geralmente é tido como um indivíduo simplório, obtuso e pouco perspicaz.











Hillary Clinton (QI = 140)

Perfil: Esposa do Presidente americano Bill Clinton, ex Primeira-Dama dos EUA e, atualmente, Senadora pelo estado de Nova Iorque.

Observações: Tida como a mentora intelectual de várias ações do Governo Clinton, o seu próprio marido admitia considerá-la "mais inteligente" do que ele mesmo. Muitos crêem que ela provavelmente será a primeira mulher a ser presidente dos EUA.








Isaac Asimov (QI = 160)


Perfil: Famoso autor de ficção científica que publicou mais de 500 obras abordando com grande profundidade temas como robótica, viagens espaciais, sociedades tecnocráticas, Biologia Molecular, Astrofísica e Cosmologia, dentre outros. Ao longo de sua vida, recebeu diversos prêmios Hugo e Nebula.

Observações: Asimov publicou a sua primeira obra aos 19 anos de idade. Com doutorado em Bioquímica pela Columbia University, tornou-se professor na Boston University, mas abandonou a carreira acadêmica aos 39 anos para se dedicar exclusivamente ao trabalho literário. Suas obras envolvem não apenas fantasia mas também a reflexão acerca de idéias inovadoras, contribuindo tanto para a divulgação científica quanto para a expansão do conhecimento.










James Woods (QI = 180-190)

Perfil: Excelente ator, muito bem aclamado pela crítica, que já contracenou com alguns dos maiores nomes de Hollywood.

Observações: Estudou Ciência Política no prestigioso M.I.T., onde ingressou via bolsa de estudos. Na infância, quis ser cirurgião oftalmologista, mas foi impedido por uma lesão que lhe prejudica os movimentos das mãos. Ingressou na carreira dramática sem qualquer treinamento, conseguindo o seu primeiro papel mentindo sobre ser natural de Liverpool na Inglaterra (e imitando perfeitamente o difícil sotaque das pessoas daquela região).








Jayne Mansfield (QI = 142*)
* Convertido a partir de um escore de 163 no teste de Cattel.

Perfil: Famosa atriz loira e sensual lançada no cinema para fazer frente a Marylin Monroe.

Observações: Tida como inteligente e intelectualmente interessante pelos seus colegas e conhecidos, ao longo de sua vida e carreira tentou, em vão, chegar a interpretar papéis mais "sérios" do que o estereótipo da loira sensual e burra, porém, morreu jovem sem de fato alcançar o seu intento.










Jim Morrison (QI = 148-149)

Perfil: Brilhante e influente músico dos anos 70, líder e vocalista do famoso grupo The Doors, sendo conhecido por suas letras profundas e criativas. Morreu jovem em virtude de problemas com álcool e drogas.

Observações: Ao longo de toda a sua vida Morrison demonstrou um enorme interesse por Filosofia e por temas associados à expansão da consciência (o que motivou suas experiências com drogas). As pessoas próximas o descreviam como intelectualmente genial.









Jodie Foster (QI = 132-135)


Perfil: Excelente atriz que aos 14 anos de idade foi indicada ao Oscar em seu primeiro papel cinematográfico e tornou-se a primeira a ganhar dois Oscars antes dos 30.

Observações: Em sua infância e juventude cursou programas especiais para superdotados e concluiu o ensino médio como a melhor da sua turma na prestigiosa Lyceé Francais e graduou-se magna cum laude em Literatura Inglesa pela não menos prestigiosa Yale University.









John Forbes Nash (QI = 160-190)


Perfil: Brilhante matemático que ganhou fama tanto por ter ganho o Prêmio Nobel de Economia de 1994 quanto por conseguir se recuperar de uma esquizofrenia paranóide.

Observações: Filho de um pai engenheiro eletricista e professor universitário e de mãe formada em Letras, também professora, Nash destacou-se na adolescência pelo seu interesse matemático e científico. Ele ingressou na prestigiosa Princeton University por meio de uma disputada bolsa de estudos e lá desenvolveu a noção de Equilíbrio que, décadas mais tarde, levaria o seu nome e lhe renderia o Prêmio Nobel. Também foi capaz de superar a doença mental e produzir diversos trabalhos importantes em Matemática avançada.










Judit Polgar (QI = 175)

Perfil: A melhor jogadora de xadrez do mundo, um dos 10 melhores enxadristas do planeta.

Observações: Nascida na Hungria, foi educada em casa pelos pais, os quais adotavam visões heterodoxas acerca da educação. Suas irmãs também são todas campeãs internacionais de xadrez.










Koko (QI = 90)


Perfil: Gorila fêmea que conquistou a fama por ter aprendido um vocabulário de mais de 500 palavras na linguagem dos sinais dos surdos-mudos.

Observações: Koko foi treinada por pesquisadores norte-americanos para estudos em inteligência animal. O sucesso do experimento permitiu um aprendizado bastante sofisticado de vários assuntos, possibilitando a aplicação de um teste de QI.









Liam Gallagher (QI = 143 *)
* Convertido a partir de um escore de 163 no teste de Cattel.

Perfil: Guitarrista, vocalista e compositor do grupo inglês Oasis, uma das bandas inglesas mais influentes e de maior sucesso dos últimos tempos.

Observações: Autor de vários sucessos do Oasis, inclusive dos que atingiram os postos mais elevados da famosa revista Billboard 200. Recusou o Prêmio Ivor Novello de melhor compositor por ter que dividí-lo com um desafeto. Desprovido de modéstia, compara a qualidade dos seus dois primeiros discos com os trabalhos de John Lennon, Jimi Hendrix, Ray Davies e Steve Marriott, e sugere que, mais adiante, superará em muito os Beatles.











Linus Pauling (QI = 170)

Perfil: Famoso cientista americano, o único ser humano a ganhar o Prêmio Nobel duas vezes, sendo o primeiro de Química e o segundo da Paz. Na Ciência, produziu trabalho revolucionário acerca da estrutura atômica das proteínas. Na política, liderou diversos movimentos contra a guerra e contra o uso de armas nucleares.

Observações: Nascido de família modesta, filho de um farmacêutico, muito cedo Pauling teve que ajudar a sustentar a família. Apesar da pressão da sua mãe, nunca largou formalmente a escola, conseguindo equilibrar trabalho e estudos graças à sua capacidade de aprender por conta própria. Superando as adversidades, formou-se em Engenharia Química e produziu trabalhos de ponta que lhe conquistaram uma ótima reputação. Ele era conhecido (e freqüentemente criticado) pelos seus saltos intuitivos, pela sua independência de pensamento e pela sua franqueza.










Madonna (QI = 140)

Perfil: Performer que, mais do que apenas uma cantora, é também atriz e dançarina. Conhecida por sua atitude irreverente e gosto por polêmicas, seus cachês e vendas de discos atingem a casa das centenas de milhões de dólares.

Observações: Uma verdadeira self made woman, apresenta na gerência da própria carreira uma das maiores mostras da sua capacidade intelectual, conseguindo continuamente renovar-se e manter-se em evidência há mais de 15 anos num ramo conhecido pela trajetória efêmera dos artistas.










Marilyn Mach vos Savant (QI = 190-228)

Perfil: O ser humano com o maior QI do mundo, segundo o Guiness Book of World Records. É responsável pela coluna Ask Marilyn da revista Parade, onde responde a perguntas, problemas e enigmas envolvendo matemática e ciência em alto nível.

Observações: O seu elevadíssimo QI pode ser considerado como fidedigno, dados os critérios rigorosos do Guiness. Assim, é de se esperar que ela apresente certos prodígios intelectuais. O seu desempenho no Parade, contudo, mostra-se muitas vezes duvidoso, havendo diversas ocasiões em que especialistas demonstram que ela forneceu respostas erradas.









Mark David Chapman (QI = 121)

Perfil: Psicótico que tornou-se mundialmente famoso por assassinar a tiros o famoso músico, compositor e cantor John Lennon em 1980.

Observações: Desde criança Chapman afirmava ouvir vozes vindas das paredes, as quais atribuía aos "Pequeninos". Atormentado, chegou a tentar o suicídio, sendo tratado para depressão e esquizofrenia paranóide. Quando questionado acerca do motivo de ter morto o ex-Beatle, citou uma série de livros, cartazes, letras de música, melodias e fotografias os quais ele acreditava terem sido enviados como sinais especiais para que ele realizasse a sua tarefa.








Mohammed Ali (QI = 120-130)


Perfil: Ganhou uma medalha de ouro nas Olimpíadas e apresentou uma brilhante carreira profissional que o levou aos títulos americano e mundial mais de uma vez, sendo considerado por muitos como o melhor pugilista peso-pesado de todos os tempos.

Observações: Durante a sua brilhante carreira, Ali deliberadamente montou uma estratégia de entrevistas pré-combate baseada no estabelecimento de uma imagem de arrogância e autoconfiança, o que se mostrou eficaz tanto para a sua promoção perante o público quanto para a desestabilização emocional dos seus adversários. É conhecido por suas declarações poéticas, tais como a de que iria "voar como uma borboleta e picar como uma abelha".







Nicole Kidman (QI = 132-135)


Perfil: Atriz australiana ganhadora do Globo de Ouro e estrela de vários filmes de sucesso e também de peças da Broadway. Atualmente é uma das profissionais mais bem pagas do ramo.

Observações: Filha de um pai bioquímico, psicólogo e escritor e de mãe enfermeira e educadora (ambos ativistas políticos), Nicole foi criada num ambiente de debates intelectuais de todos os tipos. Durante toda a sua infância e adolescência estudou dança, teatro e mímica, tendo recebido educação formal em teatro. Abandonou a escola para cuidar da mãe doente e para perseguir a carreira artística.









Paul Allen (QI = 160-170)

Perfil: Co-fundador da Microsoft, teria sido ele a convencer Bill Gates a abandonar Harvard para produzir e vender software. Desde então saiu da empresa, mas tem realizado vários investimentos de sucesso na área através da sua Vulcan Ventures e é dono da Asymetrix, uma empresa de e-learning.

Observações: Nos primeiros anos da Microsoft, Paul Allen sempre foi o visionário, o pesquisador e o desenvolvedor de novos produtos, deixando os negócios a cargo de Bill Gates. Antecipou em décadas o surgimento e a importância da multimídia, da Internet e da popularização da tecnologia da informação. Aprecia música, cinema, literatura clássica e mergulho.










Richard Feynman (QI = 123-127)

Perfil: Físico americano participante do Projeto Manhattan, ganhador do Prêmio Nobel e grande divulgador da Ciência, famoso por suas excelentes palestras.

Observações: Suas características pessoais mais marcantes eram a sua grande curiosidade e o seu gosto por problemas lógicos, sempre investigando as causas e implicações desde pequenos fenômenos do cotidiano até os aspectos mais profundos da matéria.










Richard Nixon (QI = 143)

Perfil: Presidente dos EUA até 1974, quando foi forçado a renunciar devido a um escândalo político associado a espionagem partidária.

Observações: Além do óbvio fato de ter atingido a presidência dos EUA, onde se destacou pela política externa, apresentou um brilhante histórico acadêmico tanto na escola e na faculdade de Direito. Em seus últimos anos de vida, publicou diversos livros e tornou-se bastante respeitado enquanto ex-estadista.








Robert James Fisher (QI = 187)


Perfil: Famoso campeão mundial de xadrez que aposentou-se precocemente, imediatamente depois de obter o troféu mundial, após derrotar diversos monstros sagrados do jogo.

Observações: Considera-se que, no ponto mais alto da sua carreira, atingiu o status de ser o melhor jogador de xadrez de todos os tempos, superando ídolos lendários como Capablanca e Alekhine.







Sharon Stone (QI = 136)


Perfil: Belíssima atriz, famosa pelos seus papéis de mulher sensual, misteriosa e fatal. Trabalhou como modelo antes de se tornar atriz.

Observações: Na infância, fazia o tipo nerd e participou de diversos programas de educação de superdotados. Formou-se em Literatura e Redação Criativa pelo Edinboro College, via bolsa de estudos.








Stephen William Hawking (QI = 160-180)


Perfil: Famoso físico britânico conhecido tanto pelo seu livro de divulgação científica sobre Cosmologia Uma Breve História do Tempo quanto por ser confinado a uma cadeira de rodas e à comunicação via sintetizador de voz devido a uma doença degenerativa.
Observações: Além de superar as limitações impostas pela sua imobilidade de modo a conseguir ocupar a cátedra que foi de Sir Isaac Newton em Cambridge, é autor de uma complexa teoria do espaço-tempo para explicar certas inconsistências nas idéias anteriores acerca da origem do universo.








Truman Capote (QI = 215)

Perfil: Gênio literário americano, autor de diversos best sellers, alguns dos quais se tornaram filmes de sucesso. Também foi um grande jet-setter, conhecendo bem praticamente todas as grandes figuras do showbiz em sua época. Sua atitude e seus escritos encarnam o espírito dos anos 60 e 70.

Observações: Sempre foi extremamente talentoso para a escrita e também para a interpretação (já foi indicado ao Globo de Ouro). Podia ler de cabeça para baixo e fazia excelentes discursos de improviso. Contudo, apresentava curiosas limitações em Matemática (não conseguia lidar bem com as quatro operações) e línguas (não pôde aprender italiano mesmo depois de morar nove anos na Itália), possivelmente devido a uma incapacidade de aprender o que não gosta.









William Clinton (QI = 140)

Perfil: Ex-Presidente dos EUA entre 1992 e 2000, responsável por um período de intenso desenvolvimento tecnológico, econômico e social do país durante os seus oito anos de mandato.

Observações: Além de suas realizações na administração dos EUA, é conhecido por ser charmoso e cativante. Atualmente, apresenta sucesso como consultor e palestrante, havendo negociações para que tenha um programa de entrevistas na CNN.








William Gates III (QI = 160-170)


Perfil: Co-fundador e CEO da poderosa Microsoft, também detendo o título de homem mais rico do Mundo.

Observações: Apresenta gosto por jogos intelectuais e quebra-cabeças. É conhecido por produzir soluções brilhantes para problemas gerenciais em sua organização, além de um fenomenal talento para compreender e interagir com o mercado de alta tecnologia.

Nenhum comentário: