Páginas

terça-feira, 19 de julho de 2011

355 - PRAIA DO CAJÚ AMIGO – APROVEITANDO AS FÉRIAS DE JULHO

A TRAVESSIA - GOSTOSO PASSEIO DE BARCO
 Neste 17/07/2011, liberto dos compromissos com o xadrez, como não tínhamos programação fomos visitar o município de São João do Araguaia, mais precisamente desfrutar dos encantos naturais da Praia do Cajú, no município de São João do Araguaia, cidade que tem uma população estimada (2004) de 15.801 habitantes e uma área de 1301,379 km2.

Informados por uma emissora de rádio sobre a programação de Veraneio, reuni a família fomos conhecer esta famosa praia.

A primeira impressão sobre a cidade foi muito boa. Estrada de acesso em perfeitas condições, nenhum buraco. As ruas estavam limpas e bem policiadas, a celebração do Divino Espírito Santo, muita gente nas ruas e etc..
VISTA DA AVENIDA PRINCIPAL
A segunda impressão também foi positiva. Percebemos que há uma atenção do poder público municipal levantando a moral de seus moradores e lhes proporcionando lazer e diversão. No dia, além de praia, sol, peixe frito, galinha caipira e etc., tivemos atrações musicais com bandas, proporcionando a alegria e a felicidade de todos.

Também posso citar uma terceira impressão do lugar: muitos, muitos turistas. Muita gente de outras cidades, principalmente de Marabá, fazendo a festa dos muitos barraqueiros e barqueiros.

LINDA IGREJA
Da beira do rio nos deslocamos de barco até a famosa Praia do Cajú Amigo. Conhecemos o Sr. Raimundo Nonato. Muito gentil e cuidadoso conosco. No seu barco todos os coletes salva-vidas novíssimos (aqueles que vem com um apito). Nos levou até a outra margem e nos deixou em um local de quase exclusividade.

O passeio de barco, um pouco demorado também foi bastante diferente. No transcurso encontramos vários pedrais pelo caminho neste imponente Rio Tocantins. Sem nenhum susto, é claro!

ORLA DE SÃO JOÃO, PROXIMIDADES DA PREFEITURA
Percebemos maior confiança dos munícipes com o governo municipal. Aliás, percebemos que a cidade está mais bonita. Seus cartões postais foram pintados e encontram-se bem conservados. A prefeita Marlene Martins também fez um grande investimento na divulgação do Veraneio, medida coroada de sucesso.







PARQUE DOS CAMALEÕES


NO PARQUE DOS CAMALEÕES COM O PROF. GILDÁZIO
 Já estávamos pensando em ir embora quando encontramos o Professor Gildásio, nos abordou entusiasmado, nos convidando a conhecer o Parque dos Camaleões, logo ali pertinhdo, atrás do Palco, para ser mais preciso. Pelo que vimos, foi feito um trabalho de limpeza e de abertura de muitas trilhas nesta área de 3.000 metros quadrados. O tempo todo estávamos sob a proteção do sol, graças as inúmeras árvores ali existentes, poupadas das mãos do homem. Acredito que esta trilha ecológica tem tudo para melhorar e oferecer mais atrativos aos visitantes. Por enquanto, temos visto o interesse do Gildásio que nos acompanhou com muita boa vontade. Valeu.



UM POUCO DE HISTÓRIA

As idéias de colonização, no Alto Tocantins, do capitão-general José Tello de Menezes, determinaram a fundação em 1779, de um lugar situado à margem esquerda do Rio, com o nome de São Bernardo da Pederneira. Nas imediações desse lugar, havia um numeroso mocambo chefiado por Maria Aranha, que deu origem a um povoado em 1780. O engenheiro João Vasco Manuel de Braum denominou-o de Alcobaça, onde foi construído um forte chamado Nossa Senhora de Nazaré de Alcobaça, que foi destruído, posteriormente.

Em 1797, esse Forte foi reconstruído por Joaquim José Máximo, reunindo os habitantes de Alcobaça e Pederneira, fundando o Registro de Itaboca, que mudou de lugar duas vezes até que se situou à margem esquerda do rio Tocantins, com a denominação de São João do Araguaia. Com a decadência desse povoado, foi criada uma colônia militar e em 1850, o tenente Constâncio Dias Martins, juntamente com alguns praças e famílias da Colônia de Santa Teresa, fundada junto da Cachoeira de Itaboca, e o frei Mano el Procópio do Coração de Maria, mudaram-se para São João do Araguaia, contribuindo para a povoação do lugar. Além disso, as missões dominicanas, auxiliadas pelo governo do Estado e pela Associação de Catequese Paraense, tendo à o frente frei Gil de Vila Nova, colaboraram para o desbravamento da região.

Com a Lei nº 783, de 4 de outubro de 1901, São João do Araguaia ganhou a categoria de povoado, instalado pelo Decreto nº 1.143, de 19 de fevereiro de 1902, foi instalado no dia 1º de janeiro de 1903. Durante o governo de Augusto Montenegro, através da Lei nº 1.069 de 5 de novembro de 1908, recebeu a categoria de vila, sendo o Município instalado oficialmente no dia 4 de fevereiro de 1909. A Lei nº 2.116, de 3 de novembro de 1922, extinguiu este Município e sua área foi anexada a do município de Marabá. Por volta de 1956 São João do Araguaia era distrito de Marabá, juntamente com Santa Isabel do Araguaia. Esta situação permaneceu até 1961, ocasião em que a Lei nº 2.460 de 29 de dezembro do referido ano, restabeleceu sua autonomia, com área desmembrada de Marabá.

Pela Lei nº 5.448, de 10 de maio de 1988, o município de São João do Araguaia foi desmembrado para a criação do município de Brejo Grande do Araguaia, assim como, perdeu o distrito de São Raimundo do Araguaia que passou a fazer parte do novo Município. Com área desmembrada desse Município, foram criados, também, no mesmo mês, conforme o dispositivo da Lei nº 5.454, os município de Bom Jesus do Tocantins e São Domingos do Araguaia.

Em 1991, o Município de São João do Araguaia sofreu novo desmembramento de suas terras, desta vez para dar origem ao município de São Domingos do Araguaia. Atualmente, está constituído de dois Distritos: São João do Araguaia (sede) e Apinagés.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Jo%C3%A3o_do_Araguaia

Fotos: Fernando Cunha

Nenhum comentário: