Páginas

terça-feira, 12 de julho de 2011

350 - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DISTRIBUI LIVRO QUE ACEITA ERROS DE PORTUGUÊS

MEC DISTRIBUI LIVRO QUE ACEITA ERROS DE PORTUGUÊS

O GLOBO


http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2011/05/14/mec-distribui-livro-que-aceita-erros-de-portugues-924464625.asp

BRASÍLIA - O Programa Nacional do Livro Didático, do Ministério da Educação (MEC), distribuiu a cerca de 485 mil estudantes jovens e adultos do ensino fundamental e médio uma publicação que faz uma defesa do uso da língua popular, ainda que com incorreções. Para os autores do livro, deve ser alterado o conceito de se falar certo ou errado para o que é adequado ou inadequado. Exemplo: "Posso falar 'os livro'?' Claro que pode, mas dependendo da situação, a pessoa pode ser vítima de preconceito linguístico" - diz um dos trechos da obra "Por uma vida melhor", da coleção "Viver, aprender".



Outras frases citadas e consideradas válidas são "nós pega o peixe" e "os menino pega o peixe". Uma das autoras do livro, Heloisa Ramos afirmou, em entrevista ao "Jornal Nacional", da Rede Globo, que não se aprende a língua portuguesa decorando regras ou procurando palavras corretas em dicionários.

- O ensino que a gente defende é um ensino bastante plural, com diferentes gêneros textuais, com diferentes práticas de comunicação para que a desenvoltura linguística aconteça - disse Heloisa Ramos.


Em nota encaminhada ao "Jornal Nacional", o Ministério da Educação informou que a norma culta da língua será sempre a exigida nas provas e avaliações, mas que o livro estimula a formação de cidadãos que usem a língua com flexibilidade. O propósito também, segundo o MEC, é discutir o mito de que há apenas uma forma de se falar corretamente. Ainda segundo o ministério, a escrita deve ser o espelho da fala.



O PRESIDENTE DO SENADO, JOSÉ SARNEY, CRITICOU O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO POR AUTORIZAR A PUBLICAÇÃO DO LIVRO
 
TERRA
 
http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5141004-EI8266,00-Sarney+critica+MEC+por+autorizar+livro+com+erros+de+portugues.html



O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), criticou nesta sexta-feira o Ministério da Educação (MEC) "por autorizar a publicação e a distribuição às escolas públicas de livro didático que admite erros de português". O livro Por uma Vida Melhor, distribuído para turmas de educação de jovens e adultos (EJA), causou polêmica ao incluir frases com erro de concordância em uma lição que apresentava a diferença da norma culta e da falada. As informações são da Agência Senado.


"Uma das coisas que nós temos que defender como identidade nacional é justamente a língua. Não é por outro motivo que Fernando Pessoa dizia que 'a minha pátria é a língua portuguesa'. Hoje, a língua é um instrumento político e um instrumento de unidade. Se não fosse a língua portuguesa hoje nós não teríamos esse território imenso que nós temos", disse o presidente do Senado ao justificar sua posição.


O tema também resultou em um artigo do senador, publicado na edição desta sexta-feira no jornal Folha de S. Paulo. No texto, Sarney diz que o dever do Ministério da Educação é defender a língua portuguesa. "A aceitarmos a licenciosidade linguística, o próprio Ministério da Educação perde a razão de ser".


Na quinta-feira, o ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu a publicação autorizada pelo MEC. "O livro parte da situação da fala, mas induz o jovem a se apropriar da norma culta. Os críticos infelizmente não leram o livro, fizeram juízo de valor com base em uma frase pinçada do contexto", disse Haddad durante entrevista ao programa de rádio Bom Dia, Ministro.


Obs.: depois vem as explicações bestas, do porque que o ensino brasileiro é ruím e nunca melhora.

Nenhum comentário: