Páginas

segunda-feira, 11 de julho de 2011

348 - PÂMELA ARTÊMIS, DE SANTOS, A CAMPEÃ BRASILEIRA FEMININA DE 2011

VANESSA KELLY TASHIMA 3º, PÂMELA ARTÊMIS A CAMPEÃ E VANESSA FELICIANO 2º LUGAR
O CAMPEONATO BRASILEIRO FEMININO DE XADREZ foi realizado em Balneário Camboriú, de 7 a 10 de julho, etapa do Circuito Pré-Olímpico Feminino de Xadrez 2011/2012. O campeonato deste ano teve número recorde de 75 participantes, inclusive com uma representante paraense, do município de Parauapebas Darlane Assunção.

A campeã foi a atleta santista Pâmela Artêmis Guimaraes Soares Cruz que obteve 6,5 pontos em 7 possíveis, com um único empate diante da atleta Juliana Sayumi Terão.

A atleta paraense Darlane Assunção foi a única atleta a representar o Estado do Pará, conseguiu 2,0 pontos em 7,0 possíveis e ficou na 59ª colocação. Parabéns prá ela.

Veja a classificação final:





A atleta Darlane Assunção teve os seguintes confrontos: perdeu na 1ª rodada; venceu na 2ª; perdeu na 3ª; venceu na 4ª e perdeu na 5ª, 6ª e 7ª rodadas, veja os adversários que ela enfrentou:


O Clube de Xadrez Marabá publica em primeira mão, a entrevista realizada por Daniel Brandão da Federação Catarinense de Xadrez, com a Campeã, a jovem Artêmis Pâmela Guimaraes Soares Cruz, de 16 anos, do Clube de Xadrez de Santos, chegou ao torneio com o objetivo de ficar entre as cinco melhores colocadas – um objetivo razoável, uma vez que ela já conseguiu o 3º lugar entre algumas das melhores jogadoras do país em uma etapa do Circuito pré-olímpico. Artêmis respondeu algumas perguntas, logo após a confirmação do resultado.


Artêmis, ainda que seja fácil deduzir a resposta, como você se sente neste momento?
“Muito feliz, quase não acredito... Eu não esperava que fosse conseguir.”


Antes dessa conquista, você já havia sido campeã brasileira de categorias?

“Sim, um Campeonato Brasileiro sub-14 e uma Olimpíada escolar, no ano passado.”


Jogar (e ganhar) este torneio, foi diferente de jogar o circuito pré-olímpico, que também é bastante forte?

Sim, é diferente. Este foi mais especial pra mim, porque se trata de uma final de Campeonato brasileiro.


Houve alguma partida que você sentiu que foi mais difícil, ou que você gostou mais e vai se lembrar com carinho?

Todas as partidas foram especiais, eu acho. Não houve nenhuma que se destacou das outras.


Você teve algum treinamento diferenciado para este torneio?

Não. Fiz meu treino normal, porque estou em época de provas e não posso dedicar muito tempo. Aqui, só preparei antes de cada partida.


Como é seu treino “normal”?

Faço exercícios de tática, aberturas, finais...


E quem é seu treinador?

O Carlos Alberto Sega, de Santos.


Se você atribuísse sua vitória a uma qualidade sua, qual seria?

Concentração.


E você sentiu, nesse torneio, algo que você deve melhorar daqui pra frente?

Acho que acho preciso controlar mais o nervosismo... houveram partidas que foram bem apertadas e não era pra ser - a partida que eu empatei com a Juliana Terao na penúltima rodada, por exemplo. Acho que me falta experiência e jogar melhor no apuro de tempo.


Você tem algum objetivo já definido, saindo daqui?

Sim, o mundial sub-16 e o circuito pré-olímpico. Quero ficar entre as cinco primeiras e representar o Brasil nas olimpíadas.


Você poderia definir algum sonho com xadrez?
Gostaria de jogar fora do país. E conseguir algum título da FIDE.

Muito obrigado, Artêmis. A Federação Catarinense deseja a você boa sorte na busca por seus objetivos e constante crescimento.

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns. Congratulações.