Páginas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

443 - RAFAEL FÉLIX E MAIRA SUELLEN REPRESENTAM O PARÁ NAS OLIMPÍADAS ESCOLARES

A cidade de Curitiba, capital do Paraná sediará as Olimpíadas Escolares de 2011. Os jogos acontecerão no período de 02 a 17 de dezembro, para jovens de 15 a 17 anos. Entre as modalidades está o xadrez e a participação de nossos representantes Rafael Félix Ribeiro de Castanhal e Maira Suellen de Belém.


Os representantes paraenses estão desfrutando as delícias de uma cidade que detém um dos maiores índices de áreas verdes do país, 52 metros quadrados por habitante, totalizando aproximadamente 82 milhões de m². Se eles tiverem tempo poderão conhecer um pouco das trilhas e atrações de suas áreas verdes, é possível imaginar a importância dos cuidados com o meio ambiente.

Em 2010, Curitiba ganhou o prêmio Globe Award Sustainable City, que elege a cada ano a CIDADE MAIS SUSTENTÁVEL DO MUNDO. Seu sistema de transporte coletivo e integrado também é considerado uma referência mundial.

A cidade se destaca ainda por diversas iniciativas reconhecidas internacionalmente. Ações como a coleta do lixo reciclável, a compra do lixo e o sistema de deposição dos resíduos, no Aterro Sanitário da Caximba, chamaram a atenção da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1990. Naquele ano, Curitiba recebeu o United Nations Environment Program (Unep), prêmio máximo na área de meio ambiente.

O nosso campeão no masculino Rafael Félix disputou recentemente o Campeonato Mundial da categoria Sub-18 anos. Este atleta nós já conhecemos muito, esteve em Marabá em maio deste ano e, nós do Clube de Xadrez Marabá apostamos em uma boa classificação do Rafael Félix, ficará entre os cinco melhores, é a minha aposta. Mas, ele vai chegar entre os três, vai ser muito bom.

A nossa representante, a enxadrista Maira Suellen não é nossa conhecida. Recebi informações de uma pessoa apaixonada por xadrez, que a garota também tem potencial para chegar entre os cinco melhores colocados. Mas, vai dar uma surpresa e ela vai chegar entre as três melhores da competição.

Acabo de receber informações diretamente de Curitiba. Fui informado que são 24 Estados participantes das Olimpíadas Escolares. Acabo de ser comunicado do encerrado o Congresso Técnico de Xadrez e já na manhã do dia 03 às 09h00 a primeira rodada. Veja a programação dos nossos enxadristas:

03/12/2011

09h00 1ª Rodada
15h00 2ª Rodada

04/12/2011
09h00 3ª Rodada
15h00 4ª Rodada

05/12/2011
09h00 5ª Rodada


Premiação
05/12/2011
12h20 Xadrez Feminino
12h30 Xadrez Masculino


Os atletas classificados entre a 1º e a 3º colocação nas provas individuais dos esportes individuais serão automaticamente indicados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) ao Ministério do Esporte como atletas aptos ao pleito da Bolsa Atleta no ano imediatamente posterior ao da realização das Olimpíadas (Anexo I - Lei 10.891/2004; Inciso I do Art. 2º - Decreto 5.342/2005).

Após a realização do Congresso Técnico foi divulgado os jogos da primeira rodada, vejam:



Portanto, felicidades aos nossos representantes e a todos aqueles que contribuiram com esta carreira maravilhosa.

Um comentário:

Prof. Fernando disse...

Na primeira rodada, o Rafael ganhou e a Máira perdeu no tempo.