Páginas

sábado, 24 de dezembro de 2011

470 - LANCES INOCENTES - PROCURANDO POR BOBBY FISCHER


Capa do meu velho "LANCES INOCENTES"
 O título original do filme é "Searching for Bobby Fischer" (Procurando por Bobby Fischer) e tem tudo a ver com a história de Bobby Fischer. O filme começa com imagens em preto e branco do noticiário de época e a sua história é contada do início até o fim do filme, como pano de fundo a história principal, do garoto prodígio americano Josh Waitzkin, que foi campeão americano escolar de xadrez.

Bobby Fischer foi um gênio para o xadrez americano e mundial. Foi o mais jovem (16 anos) Grande Mestre de Xadrez de toda a história e vencera todos os grandes de sua época até decidir o título mundial em 1972, em Reykjavík, Islândia, contra o russo Boris Spassky, derrotando-o de forma convincente a disputa que paralizou a Guerra Fria que havia entre a Rússia (URSS) e os Estados Unidos da América (USA).

Fischer como ficou conhecido entre os amantes do xadrez e tinha um excepcional talento enxadrístico, talvez um presente da Deusa Caíssa. Na disputa do título mundial foi convencido a jogar a sumpremacia da inteligência mundial graças a fabulosa bolsa de US$ 1,000.000,00 ou seja, um milhão de dólares, quantia somente paga, naquela época, nas disputas de título mundial de boxe.

Bobby Fischer aos 20 anos de idade
 A história de Bobby Fischer é muito longa e estamos deixando de lado a história principal, mais alguns detalhes sobre o Gênio de Fischer que recusou a defesa do seu título em 1975 por pedir de bolsa a bagatela de um milhão e quinhentos mil dólares, considerando a importância do xadrez para a supremacia americana e sumiu do cenário mundial por mais de 20 anos, só retornando em 1992 para um encontro com o mesmo Spassky em Belgrado e Montenegro, reeditando de forma não-oficial a final de 1972, para ajudar os refugiados da guerra, o qual venceu novamente mesmo estando inativo todos estes anos e o russo tivesse continuado jogando. O filme também é uma homenagem a este gênio incompreendido do xadrez.


Bobby Fischer acabou com um duradouro reinado dos russos no xadrez em 1972, numa histórica disputa na Islândia.

Os líderes soviéticos usavam a hegemonia no xadrez para apregoar a superioridade do comunismo. Ao bater Boris Spasski, o campeão mundial, Fischer se tornou um herói da Guerra Fria. (Não vou escrever sobre a Guerra Fria, simplesmente me recuso. Preguiça. Wikipedia para maiores detalhes.) Fischer de alguma forma antecipou no tabuleiro o fim do comunismo.


Bobby Fischer em 2005. Tabuleiro do confronto de 1972 contra Spassky em Reykjavik

Spasski era assessorado, nos intervalos das partidas pelo título mundial, por 35 grandes mestres de xadrez. Fischer tinha um caderno de anotações, e ele próprio, e sua mente prodigiosa. E venceu. Fischer sonhava fazer uma casa na forma de uma jogada clássica de xadrez, o roque. Não fez. Ele tinha sido o principal trunfo de si próprio na Islândia, e depois se converteu também em seu pior inimigo. Via conspiradores por toda parte. Tinha sempre a seu lado pílulas para neutralizar envenenamento em sua comida.

Morreu solitário como sempre foi, Bobby Fischer, um gênio, um gigante, um herói improvável, o campeão eterno de todos nós os desajustados, e foi com um arrepio que eu soube que o local escolhido por ele para morrer foi a remota Islândia, onde vivera seus dias de rei e guerreiro, onde fora capaz de destruir, sozinho, apoiado apenas em seu extraordinário talento e em sua vontade inquebrável, um exército de quase 40 grandes mestres soviéticos ávidos por liquidar aquele judeu americano petulante. A Islândia era acolhedora para ele, como era acolhedor o clube de xadrez novaiorquino em que, garoto, estudava longamente o jogo quando devia estar na escola.

Enfim, vamos falar do nosso belo filme que nos incentivou nesta longa e duradoura pesquisa.


LANCES INOCENTES

É um excelente filme e que serve para uma reflexão sobre o xadrez nas escolas, o pensamento de educadores e dos pais do garoto com visões diferentes dos professores de xadrez. Quando da morte de Bobby Fischer em janeiro de 2008 a Paramount Pictures esteve para relançá-lo. Mas, de qualquer maneira  o filme ficou em destaque e foi bastante procurado por amantes e simpatizantes do xadrez.

A história principal do filme é sobre a vida de Josh Waitzkin (Max Pomeranc), um garoto normal como milhões de garotos americanos, vive com seus pais e sua irmã, vai a escola e tem os seus brinquedos favoritos empilhados em seu quarto.

Mas um dia Josh quando brincava no parque descobre um mundo que até então não conhecia, o mundo dos homens desocupados do parque que passam os dias a jogar vários jogos diferentes, inclusive o xadrez, por dinheiro. No meio desde mundo Josh descobre algo mágico que o arrebatara logo de cara, Josh descobre um "mundo" preso em 64 casas, um tabuleiro onde dois Reis, um de branco e um de preto comandavam seus exércitos numa luta interminável.

Nem a chuva e nem os gritos de sua mãe, fazia com que Josh desgrudasse os olhos do tabuleiro, e os jogadores, mesmo debaixo de chuva, nem pensavam em parar de jogar.

Quando é introduzido um personagem que carrega sobre si o espírito do jogo, impregnado em seu modo de ser e seu amor pela aventura e desafio da luta: Vinnie (o fantástico ator Laurence Fishburne), que devolve a bola que Josh havia perdido, mas Josh devolve a bola a Vinnie em troca da peça de xadrez que havia achado no chão. É simbólico isso e muito forte também.

O pai de Josh, Fred Waitzkin (Joe Mantegna), um cronista esportivo, nem desconfia que seu filho não está mais interessado no beisebol.

Diante do interesse de Josh pelo parque e o jogo de xadrez, sua mãe Bonnie Waitzkin (Joan Allen) pede ao marido para ensinar o filho a jogar o tal jogo, mas após Josh vencer o pai seguidas vezes, Fred Waitzkin resolve contratar um professor para ensinar seu filho e desenvolver a capacidade natural dele para o jogo.

Então é introduzido na história Bruce Pandolfini (Ben Kingsley), na realidade, um dos maiores professores de xadrez de toda a história.

Pandolfini ensina tudo o que o menino precisa aprender para ser um grande enxadrista e Josh, impulsionado por seu pai, passa a disputar todos os torneios mais importantes de xadrez dos EUA, vencendo muitos e se tornando num menino prodígio.

Até que no final do campeonato nacional de sua categoria Josh tem que enfrentar outra grande promessa do xadrez americano, Jonathan Poe (Michael Nirenberg), onde o vencedor seria sagrado campeão do campeonato escolar americano daquele ano.

Josh leva para esta partida tudo que aprendera com Pandolfini, seu professor, mas leva também o espírito de luta que aprendera com Vinnie nos jogos na praça, onde as únicas regras eram lutar até o fim e ser leal.

Josh, após uma luta complicada no meio jogo, oferece empate para Jonathan numa final que sabia que estava ganho para ele, oferecendo assim, dividir o título; mas seu adversário não aceita e Josh o derrota com precisão matemática, sagrando-se campeão sozinho e em seguida termina o filme.

A mensagem é que tudo na vida, e o xadrez ensina isso, é preciso disciplina, lealdade e espírito de luta.Pensando bem, os Lances não são inocentes, são inteligentes. Assista e comprove.


ELENCO


Max Pomeranc .... Josh Waitzkin
Joe Mantegna .... Fred Waitzkin
Joan Allen .... Bonnie Waitzkin
Ben Kingsley .... Bruce Pandolfini
Laurence Fishburne .... Vinnie
Michael Nirenberg .... Jonathan Poe
Robert Stephens .... professor de Poe
David Paymer .... Kalev
Hal Scardino .... Morgan
Vasek Simek .... jogador russo
William H. Macy .... padre
Dan Hedaya .... diretor do torneio
Laura Linney .... professora
Anthony Heald .... pai brigando


PRINCIPAIS PRÊMIOS E INDICAÇÕES

Oscar 1994 (EUA)
- Indicado na categoria de Melhor Fotografia

MTV Movie Awards 1994 (EUA)
- Venceu na categoria de Melhor Produtor

Festival de Tóquio 1993 (Japão)
- Recebeu o Prêmio Especial do Júri e Menção Especial

Camerimage 1994 (Polônia)
- Recebeu o Sapo de Bronze
- Indicado ao Sapo de Ouro.


CURIOSIDADES

O filme é baseado na vida de Joshua Waitzkin e adaptado do livro escrito pelo pai de Joshua, Fred Waitzkin.

O personagem Jonathan Poe, o rival jovem de Josh no filme, é baseado no real prodígio jovem do xadrez, Jeff Sarwer.

A estrela do filme, Max Pomeranc, foi escolhido porque jogava xadrez na vida real. Os produtores queriam alguém que se postasse corretamente e à vontade jogando xadrez.

Nenhum dos outros atores sabia jogar xadrez, mas Joe Mantegna aprendeu no decorrer das filmagens.

Muitos dos personagens de famosos jogadores de xadrez foram interpretados por eles mesmos, como Joel Benjamin, Kamran Shirazi e Roman Dzindzichashvili.

O filme apresenta em flash-backs cenas com Bobby Fischer e, numa delas, ele aparece derrotando o então campeão Spassky.

Bobby Fischer reclamou do filme, dizendo que ele era parte de uma conspiração para denegri-lo e ganhar dinheiro às suas custas

FOTO DO SITE DE JOHN WAITZKIN

BIOGRAFIA DE JOSH WAITZKIN

Nascido na cidade de Nova York, começou primeiramente a jogar xadrez aos 6 anos de idade. Ele descobriu o jogo enquanto passava adiante do Washington Square Park na cidade de Nova York, onde muito dos 'nativos' jogavam xadrez rápido. Esse rápido e agressivo estilo de xadrez apelou a ele e ele imediatamente aderiu ao jogo. Como um competidor escolar ele ganhou 8 títulos nacionais e sua carreira juvenil estava imortalizada quando a Paramount Pictures lançou : "Procurando Bobby Fischer", filme baseado na sua vida e amor ao xadrez. Josh se tornou um Mestre Nacional aos 13 anos de idade e Mestre Internacional aos 16 anos, assim como Bobby Fischer!! Hoje, Josh é um dos mais populares e extensamente identificado jogadores de xadrez e ganhou uma reputação mundial pela graça humana com o qual ele fala e escreve sobre o jogo.


FONTES PESQUISADAS:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Searching_for_Bobby_Fischer
http://www.joshwaitzkin.com/ 
http://sodelerever.blogspot.com/2010/05/lances-inocentes-filme.html
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20081111111432AAs6VQ6
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/?tag=bobby-fischer

Nenhum comentário: