Páginas

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

446 - OLIMPÍADAS ESCOLARES RESULTADOS DA 5ª RODADA

Após três dias de jogos das Olimpíadas Escolares de 2011, a modalidade Xadrez apresenta os seus resultados finais. Foram 05 rodadas pelo Sistema Suíço de Emparceiramento com o tempo de reflexão de 61 minutos, com obrigatoriedade de anotação dos lances em planilha oficial.

O certame foi realizado na cidade de Curitiba, Estado do Paraná sob organização do Comitê Olímpico Brasileiro e da Confederação Brasileira de Xadrez, as disputas enxadrísticas adotaram os seguintes critérios para desempate, conforme segue pela ordem:

1. Milésimos medianos.
2. Milésimos totais.
3. Somatório progressivo.
4. Somatório progressivo corrigido.
5.Sonneborn-Berger.
6. Sorteio.

A organização primou pela seriedade e cumprimento do regulamento oficial, exigindo que os jogadores ficassem sentados aguardando o início da partida, no cumprimento dos horários estabelecidos em obediência ao relógio oficial da competição. A tolerância foi zero para os jogadores atrasados, acarretando na perda de pontos, segundo orientação da Federação Internacional de Xadrez.

A 5ª RODADA, a última da competição apresentou os seguintes resultados:

FEMININO:

5ª RODADA
MASCULINO:

CLASSIFICAÇÃO FINAL

FEMININO:

MASCULINO:



COMENTÁRIOS:
1- Devemos parabéns aos nossos representantes. Lutaram bravamente e por pouco não tivemos a nossa Maira Suellen Andrade no pódio. Caso vencesse o jogo da 5ª rodada a nossa representante ficaria em 3º lugar, pela simulação realizada por nós. Talvez não ficasse nesta posição sob os critérios refinados da competição;
2- Observei meticulosamente que a organização apresentou no boletim da 5ª rodada o emparceiramento da atleta Maria Lemos, no 3º emparceiramento VHENDALA PIMENTA (MT) 1X0 MARIA LEMOS (AL) e, no 7º emparceiramento MARIA LEMOS (AL) 1 X 0 TAYLAND SILVA (TO). Sinceramente acredito que aconteceu algum equívoco da mesa;
3- A vitória de RAFAEL FÉLIX na 5ª rodada o levaria para a 5ª colocação, um bom posto para nosso atleta;
4- Estranheir a forma como os emparceiramentos foram publicados, fugindo ligeiramente do modo tradicional do Sistema Swiss Perfect 98. Talvez tenha sido utilizado o Swiss Manager, cujo acesso e uso está restrito à alguns árbitros.

Nenhum comentário: