Páginas

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

448 - JOÃO MARQUES (MG) VENCE OLIMPÍADAS ESCOLARES CAT. B MASCULINO

O mineiro JOÃO MARQUES Cassemiro Marques é aluno do Colégio OBJETIVO foi o Campeão Invicto das OLIMPÍADAS ESCOLARES - XADREZ - CAT. B - MASCULINO. Em segundo lugar ficou o enxadrista GEOVANI BRODAY, do Colégio SEPAM, para a alegria de todos os paranaenses. Em terceiro lugar o carioca MIGUEL CARVALHO do Colégio e Curso CEM4. A todos eles e todos os participantes e também, ao nosso querido RAFAEL FÉLIX os nossos parabéns.

Vejam a classficação final:
1 JOÃO MARQUES MG
   COLÉGIO OBJETIVO 5
2 GEOVANI BRODAY PR 
   C SEPAM 4
3 MIGUEL CARVALHO RJ 
   COLEGIO E CURSO CEM 4
4 ALEX SILVA MT
   COLEGIO ISAAC NEWTOW-CIN 3 1/2
5 MARCIO BARBOSA RN
   CONTEMPORÂNEO 3 1/2
6 GUILHERME BASTOS SC
EEB. BELISÁRIO RAMOS 3 1/2
7 DANIEL LIMA PB - GEO TAMBAÚ 3 1/2
8 FELIPE CRISTINO MS - C. SALESIANO DOM BOSCO 3
9 KLEBER SANTOS CB - CE. EURIDES BRANDÃO 3
10 VICTOR OLIVEIRA AM - C. E. LA SALLE 3
11 RAFAEL COSTA PA - DARWIN 2 1/2
12 ESDRAS PARIS BA - CENTRO ED. VITÓRIA RÉGIA 2 1/2
13 MAURICIO SOUZA AC - INSTITUTO SÃO JOSÉ 2 1/2
14 MARCOS MACHADO CE - COLÉGIO PÓLOS 2 1/2
15 JAIRO SCHIEFFELBEIN JUNIOR ES - GRAÇA ARANHA 2
16 LUCAS SANTOS SE - COLÉGIO AMADEUS 2
17 HENRIQUE GRABIN RS - COL EVANG ALBERTO TORRES 2
18 LUIZ COSTA MA - COLÉGIO MASTER 2
19 STEWART SOARES RR - ANA LIBÓRIA 2
20 MATHEUS BRESSANIN SP - COLÉGIO TYTO ALBA 2
21 JOSÉ TAVARES NETO PE - COLÉGIO MILITAR DO RECIFE 1 1/2
22 RAPHAEL SILVA AL - E.E.AURELINA PALMEIRA 1 1/2
23 ERICKSON SILVA PI - E.M. VALTER ALENCAR 1 1/2
24 RAMON LIMA AP - ESCOLA CCA 1
25 PEDRO COELHO TO - COLEGIO TOCANTINS 1
26 PEDRO OLIVEIRA DF - RECANTO DAS EMAS 1/2

Estamos publicando uma sensacional entrevista do colunista Gérson Batista do Clube de Xadrez Online, com o atual Campeão João Marques das Olimpíadas Escolares de 2011, quando este havia vencido o Campeonato Mineiro:
 
"A fórmula do sucesso é foco, pois você precisa saber o que quer; determinação, para poder seguir seus objetivos; e continuidade, para que esses objetivos sejam alcançados. É necessário sempre traçar novas metas..."

Como é de praxe, todos os anos desde a criação do Clube de Xadrez On-Line - CXOL fazemos uma entrevista com o novo campeão mineiro absoluto, já que a empresa CXOL tem sua sede em Minas Gerais, mais precisamente em São Sebastião do Paraíso, no sudoeste do estado, divisa com São Paulo.

Desta feita nosso entrevistado é nada mais nada menos que o campeão mineiro mais jovem de todos os tempos, batendo os recordes do MF Evandro Amorim Barbosa (campeão com 15 anos, na edição de 2007) e o MI Wellington Carlos Rocha (campeão com 16 anos, na edição de 1988).

João Paulo Cassemiro Marques aprendeu xadrez aos seis anos de idade e já nessa época sua mãe, Maria Neuza Cassemiro, o matriculou na Escolinha de Xadrez do Ouro Verde Tênis Clube - conforme foto mais abaixo no texto, onde está junto aos demais alunos do clube.

Sempre contando com o apoio da família, onde sua mãe o acompanha em boa parte dos torneios e seu pai, Paulo Marques, cuida da logística das viagens aos campeonatos e também dos patrocínios, João Paulo foi ano a ano amadurecendo seu xadrez e construindo uma carreira vitoriosa.

Entre outros assuntos, na entrevista João Paulo fala da conquista do Campeonato Mineiro e de como é feito seu treinamento com seus dois técnicos: o MF Evandro Amorim Barbosa e o MI Rodrigo Disconzi da Silva.

Acompanhe então a reportagem com o "menino prodígio", como é carinhosamente tratado pela imprensa esportiva da sua cidade.


Perfil
Nome: João Paulo Cassemiro Marques.
Data de nascimento: 23/3/1996.
Cidade natal e residência: São Sebastião do Paraíso/MG.
Série e local em que estuda: 1º ano do ensino médio no Colégio Objetivo NHN.
Rating Fide: 1975 pontos de Elo.


Entrevista

Bom, começaremos do começo... De onde vem seu interesse pelo xadrez?

Estava em um evento cultural do Colégio Objetivo NHN e meu irmão estava jogando xadrez. Fui lá vê-lo jogar e achei um jogo muito legal.


Você frequentou a Escolinha de Xadrez do Ouro Verde Tênis Clube (OVTC) dos 6 aos 12 anos de idade. Conte-nos como foi esse período.

Foi um período muito bom, pois lá eu contava com aulas do professor Gérson Peres e ajuda nos estudos de Jeovane Cascais Santos. No começo, como eu era mais novo, só jogava e não estudava muito, porém com o tempo fui percebendo que tinha que estudar também para melhorar cada vez mais meu xadrez.


Paralelamente às aulas do OVTC, do 2º ao 5º ano do ensino fundamental você foi aluno do curso de xadrez do Colégio Objetivo NHN, onde estuda até hoje. Acha que essas aulas ajudaram no seu rendimento escolar?

Sim, principalmente nas aulas de matemática, pois eu não era muito bom nesta e, conforme fui jogando xadrez melhorei as notas e também na facilidade com que eu fazia cálculos, resolvia problemas...


Sua família o apoia no xadrez? Se sim, diga em quais aspectos eles auxiliam sua evolução.

Sim, minha mãe sempre me acompanha nos torneios, me ajudando e principalmente me apoiando. Meu pai cuida da logística das viagens e procura patrocínios pra mim.


Liste suas principais conquistas nos tabuleiros.

- Campeão do Mineiro Absoluto, de 2010, em Nova Resende/MG
- Campeão das Olímpiadas Sulamericanas Escolares (por tabuleiro), de 2010, em Lima/Peru
- Campeão da etapa classificatória para o Campeonato Mineiro, de 2010, em SSP/MG
- Campeão dos JEBs, de 2010, em Fortaleza/CE
- Campeão da fase estadual do JEMG, de 2010, em Patos de Minas/MG
- Campeão Brasileiro Sub16, de 2010, em Catanduva/SP(ganhando vaga para os campeonatos Panamericano e Mundial Sub16)
- Campeão da fase regional do JEMG, de 2010, em Formiga/MG
- Campeão da fase microrregional do JEMG, de 2010, em Guaxupé/MG
- Campeão Regional Absoluto, de 2010, em Guaxupé/MG
- Vice-campeão Brasileiro Sub14, de 2010, em Santa Maria de Jetibá/ES
- Campeão Mineiro Sub14, de 2010, em Belo Horizonte/MG
- 3º colocado no Campeonato Mineiro Absoluto, de 2009, em Belo Horizonte/MG
- Campeão da Semifinal do Campeonato Mineiro Absoluto, de 2009, em Belo Horizonte/MG
- Vice-campeão Brasileiro Escolar, de 2009, em Araxá/MG
- Campeão Mineiro Sub14, de 2009, em Belo Horizonte/MG
- 3º colocado no Sulamericano Escolar, de 2008, em Montevidéu/Uruguai
- 3º colocado nas Olimpíadas Escolares, de 2008, em Poços de Caldas/MG
- Campeão Brasileiro Escolar, de 2008, em Poços de Caldas/MG
- Campeão Mineiro Sub12, de 2008, em Poços de Caldas/MG


Qual a melhor partida da sua carreira?

Uma partida disputada durante o Campeonato Panamericano da Juventude contra o paraguaio Matias Latorre.


Brancas: João Paulo Cassemiro Marques (1900)
Pretas: Matias Latorre (2076)

Festival Panamericano da Juventude - Bento Gonçalves/RS
Defesa Francesa (Variante das Trocas) - [C01]
7ª rodada - 6/8/2010


Partida
1.e4 e6 2.d4 d5 3.exd5 exd5 4.Bd3 Bd6 5.Df3 c6 6.Ce2 Ce7 7.Bf4 0-0 8.Cd2 Cg6 9.Bxd6 Dxd6 10.h4 Te8 11.0-0-0 Cf8 12.h5 h6 13.g4 Cbd7 14.g5 hxg5 15.h6 gxh6 16.Cg3 Cb6 17.Dh5 Df6 18.f4 Cc4 19.fxg5 Dxg5 20.Tdg1 Cg6 21.Dxg5 hxg5 22.Ch5 Td8 23.Cf3 g4 24.Cf6+ Rg7 25.Cxg4 Bxg4 26.Txg4 Ce3 27.Tg3 Rf6 28.Ce5 Cc4 29.Cxg6 fxg6 30.Txg6+ Rf7 31.Th7+ Rf8 32.Txb7 Cd6 33.Tc7 Tac8 34.Txd6 1-0


De 4 a 9 de janeiro de 2011 você venceu a Final do Campeonato Mineiro Absoluto, edição 2010. Fale sobre a preparação e dificuldades que encontrou no torneio.

Me preparei para o evento com meu treinador, o MF Evandro Barbosa, onde me ajudou bastante nas preparações que foram bem encaixadas no torneio e também contei com o apoio dele via internet no decorrer do campeonato. As dificuldades ocorreram desde a primeira rodada até a última, pois todos os jogadores eram muito bons e estavam muito bem preparados.


Qual foi a melhor partida que jogou na Final do Mineiro?

Contra o MF Juliano Resende, onde a preparação foi bem encaixada, com um meio-jogo bem jogado e um final muito complexo. Foi uma partida muito importante também pelo fator psicológico, já que naquela rodada ele era um dos principais concorrentes ao título. Vídeo da partida com análise do Prof. Lapertosa


Como é ser o campeão mineiro absoluto mais jovem de todos os tempos?

É muito bom porque Minas Gerais sempre contou com fortes jogadores e eu não estava esperando este título, devido ao forte nível dos outros participantes. Este título também demonstra que estou melhorando o meu xadrez, uma vez que na Final do Campeonato Mineiro Absoluto de 2007 fiquei em último lugar com apenas 1 ponto de 11 disputados.


Você tem dois treinadores atualmente: o MF Evandro Amorim Barbosa e o MI Rodrigo Disconzi da Silva. Como é trabalhar com eles?! Você pode nos dizer acerca do seu treinamento?

É muito bom trabalhar com eles, pois são treinadores excelentes e estão me ajudando a melhorar cada vez mais meu xadrez. Com o Evandro trabalho mais o meu repertório e com o Disconzi, foco nos conceitos e meio-jogo.


Tem algum ídolo no xadrez?

Sim, o GM Alexei Shirov, pois gosto muito da maneira agressiva com que ele joga as suas partidas.


O que faz quando não está jogando xadrez?! Quais seus hobbies?

Quando não estou jogando xadrez gosto de ir à academia, ficar no computador e sair com meus amigos.


Quantas vezes viajou para fora do Brasil para tomar parte em campeonatos e quais foram eles?

Viajei para o Uruguai e Peru, para disputar os Jogos Sulamericanos Escolares, de 2008 e 2010, respectivamente, e para a Grécia, em 2010, para jogar o Campeonato Mundial da Juventude de Xadrez.


Se existe alguma fórmula de sucesso no xadrez com certeza você sabe qual é, pois seus resultados têm mostrado muita maturidade enxadrística. Qual o segredo do seu sucesso?

Foco, pois você precisa saber o que quer; determinação, para poder seguir seus objetivos; e continuidade, para que esses objetivos sejam alcançados. É necessário sempre traçar novas metas.


Você teve uma das arrancadas mais brilhantes entre os brasileiros em termos de performance no ranking da Federação Internacional de Xadrez. De último colocado no ranking em 2007 (com 1.530 pontos de Elo) para cerca de 2.050 pontos na próxima lista da Fide - 1º de março de 2011. Uma trajetória impressionante, com média aproximada de 125 pontos ganhos por ano. Que mensagem você poderia passar aos jogadores que saem ou estão com rating Fide baixo?

Que eles nunca devem desistir. Com o tempo você adquire mais experiência e vai melhorando, subindo a força, e consequentemente o rating. No meu caso, fiz meus blocos quando era mais novo e, devido a uma inversão na publicação dos torneios na FIDE que joguei, meu rating saiu 1530. Mas aí fui jogando vários torneios, comecei a treinar mais e adquiri experiência que me ajudou bastante nessa evolução do meu rating FIDE.


Quais seus próximos passos no xadrez? Quer chegar onde?!

Uma grande meta minha no momento é chegar aos 2300 pontos de rating para me tornar MF, mas principalmente melhorar meu xadrez. Se minha força estiver no nível de 2300, meu rating chegará lá.


Livro ou computador, qual prefere para estudar xadrez?

Prefiro livros porque quando estou no computador fico fazendo outras coisas e não consigo me concentrador direito. Já, quando estou estudando pelos livros me concentro bem e trabalho para melhorar meu jogo. Gosto de usar o computador para revisar algumas linhas de abertura e jogar pela internet.


Você tem patrocinador?

Sim. Conto com o apoio do Sesi-Acissp (através do Dr. Ailton Sillos), Prefeitura Municipal de São Sebastião do Paraíso (através do secretário de esportes Mariano Bícego) e do Colégio Objetivo NHN.


Espaço para agradecimentos e/ou considerações finais.

Gostaria de agradecer ao apoio dos meus pais; ao Gérson Peres Batista, que foi meu primeiro professor e me ajudou bastante no início da minha trajetória e até hoje vem me ajudando; e aos meus atuais técnicos MF Evandro Barbosa e MI Rodrigo Disconzi, que estão me ajudando cada vez mais a melhorar meu nível enxadrístico.

FONTE:
http://www.xadrezon.org/2011/03/entrevista-com-joao-paulo-cassemiro.html

CRÉDITOS DA FOTO:
Clube de Xadrez Online

Nenhum comentário: