Páginas

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

490 - UM SONHO DE LIBERDADE (THE SHAWSHANK REDEMPTION)


Ainda guardo recordações deste impressionante filme. Confesso que não lembro de nenhuma cena de xadrez. Também tive que procurar qual a relação deste filme com o xadrez e, no filme o jogo é apenas um pequeno detalhe, ou seja, ao solicitar um martelo de esculpir pedra, alegadamente para moldar as peças do xadrez que está a construir. Mais, uma coisa eu lhe digo, fiquei muito impressionado com o filme, sua história e seu desfecho, a astúcia para encontar a fuga, a sonhada liberdade. Mais uma excelente sugestão de filme. Vale a pena assistir novamente.

Em 1946, Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada quando é mandado para uma penitenciária para cumprir prisão perpétua por ter assassinado sua mulher e o amante dela. No presídio, faz amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro do presídio.

Elenco (parte do)
Tim Robbins ... Andy Dufresne
Morgan Freeman ... Ellis Boyd 'Red' Redding
Bob Gunton ... Warden Norton
William Sadler ... Heywood
Clancy Brown ... Captain Hadley
Gil Bellows ... Tommy
Mark Rolston ... Bogs Diamond
James Whitmore ... Brooks Hatlen
Jeffrey DeMunn ... 1946 D.A.

Informações Técnicas
Título no Brasil: Um Sonho de Liberdade
Título Original: The Shawshank Redemption
País de Origem: EUA
Gênero: Drama
Classificação etária: 16 anos
Tempo de Duração: 143 minutos
Ano de Lançamento: 1994
Site Oficial:
Estúdio/Distrib.: Warner Home Video
Direção: Frank Darabont


Comentários
21/09/2011 Por: Silvia F. Almeida (40 anos)
Esse filme é ótimo mesmo! Uma trama surpreendente que vale a pena ser assistida e divulgada. O filme revela injustiça, abuso de autoridade e poder, em uma penitenciária que como as de hoje, é comandada pelos mais fortes, crueis e covardes. Mas esses personagens tradicionais do sistema carcerário, foram surpreendidos pela inteligencia de um único homem que como muitos outros que lá estavam:jurava inocência e sonhava com a liberdade.

15/11/2011 Por: Ivan (61 anos)
Injustiça, abuso de poder, de autoridade, isso tudo já é corriqueiro em filmes de Penitenciária. A história é fantasiosa em certos detalhes:como foi possível ele cavar aquele túnel sem ser notado? Como ele sabia onde ía dar o lugar onde ele teria de parar a escavação? Sistema de ventilação? Eu não vi onde ele levou as roupas... Elas não molharam? Entre outras coisas... E, o final, muito forçado também. Mas, típico de certos filmes do TIO SAN. Apesar disto ( é apenas a minha opinião ) acreditem... O filme é muito bom. Ótimas atuações de FREEMAN e do TIM. Como nas opções não tem o quesito MUITO BOM, colocarei ÓTIMO.

11/12/2011 Por: Verônica (20 anos)

Esse filme é perfeito. Nunca vou esquecê-lo! Protagonizado por dois grandes atores, que interpretam os personagens com grandiosidade, e com um roteiro perfeito. Tudo nesse filme é perfeito. A palavra só pode ser essa para descrever esse filme: perfeito.


Fonte

Nenhum comentário: