Páginas

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

487 - 2001 UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO

No filme ocorre uma partida de xadrez disputada entre a máquina e o homem. Uma Odisséia no Espaço destacou-se como um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos, e um dos principais da carreira do realizador Norte-Americano. A história profunda e misteriosa leva-nos a questionar sobre a origem da evolução humana, e o modo linear como temos entendido a vida e o universo. A música acompanha os amplos planos que Kubrick imprime na tela e o impacto das imagens prescinde quaisquer palavras.




Desde a "Aurora do Homem" (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.


Título original: (A Space Odissey)
Lançamento: 1968 (EUA)
Direção: Stanley Kubrick
Atores: Keir Dullea, Gary Lockwood, William Sylvester, Leonard Rossiter.
Duração: 141 min
Gênero: Ficção Científica


Comentário do Internauta
Carlos em 24/12/2011Nota: 10
...Muito interessante..faz a gente raciocinar de onde viemos e pra onde vamos, segundo a visão do diretor que adaptou o roteiro de um livro já existente. Faz a gente raciocinar sobre várias coisas, como por exemplo a tecnologia criada pelo homem se voltar contra ele próprio, no caso o robô HAL que controla a nave. Acho um filme revolucionário para a época em que foi feito..e muita qualidade nos efeitos especiais, pois naquele momento mal existia computação gráfica. Misterioso e fascinante o tal monolito...que faz a gente imaginar que é obra dos extraterrestres, uma teoria que levantei foi a de que eles que criaram a vida na terra. Ou pode ser uma mensagem do próprio criador...pois na hora que aparece o monolito, coisas importantes na evolução da vida acontecem...como no caso da primeira vez ...os macacos começaram a ter um pingo de razão humana....e mesmo no final do filme, quando o astronauta que sobreviveu na missão se transforma numa criança estrela, uma raça superior aos humanos...e isso foi seguido de mais uma aparição do monolito. É um filme inconclusivo, acho que cada um pode entender como quiser, pois o próprio Stanley kubrick disse que não determinou idéia nenhuma, que os espectadores estariam livres para entender do jeito que pudessem. cada qual tira sua própria conclusão da história do filme. Vale a pena ver o filme, e eu espero ver de novo, assim prestarei mais atenção e tirarei novas conclusões e aprendizados..Excelente filme. ASSISTAM!




Elenco
Keir Dullea (David Bowman)
Gary Lockwood (Frank Poole)
William Sylvester (Dr. Heywood R. Floyd)
Leonard Rossiter (Smyslov)
Margaret Tyrack (Elena)
Robert Beatty (Dr. Halvorsen)
Sean Sullivan (Michaels)
Douglas Rain (Voz de HAL 9000)
Daniel Richter


Fontes
http://peaodobrado.blog.com/tag/o-xadrez-no-cinema/
http://www.adorocinema.com/filmes/2001/
http://www.cineplayers.com/critica.php?id=576

Nenhum comentário: