Páginas

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

495 - CROWN, O MAGNÍFICO (STEVE MCQUEEN)

Todo crime tem uma personalidade, algo da mente que o planejou, afirma Vicky Anderson, uma elegante investigadora de seguros disposta a solucionar um roubo a banco que surpreendeu até as mais aguçadas mentes de Boston.

Brilhantemente criado pelo diretor indicado ao Oscar por Feitiço da Lua, estrelado por Steve McQueen e por Faye Dunaway, este suspense bem elaborado e realizado com profissionalismo possui a personalidade fascinante do intrigante crime que retrata. O ricaço Thomas Crown é um lobo solitário vestido com roupas finas; um homem que elabora um ousado golpe a um banco só pela emoção da empreita. Mas ele encontra alguém à sua altura quando Vicky Anderson assume o caso. Jogando em um tabuleiro de xadrez um perigoso jogo de sedução, ela tenta agarrar seu homem provocando-o com a única coisa que ele não pode possuir: ela!

STEVE MCQUEEN
Considere que este filme foi produzido em 1968. Boa sorte...

Elenco:
Steve McQueen como Thomas Crown

Faye Dunaway como Vicki Anderson
Paul Burke como o detetive Eddie Malone
Jack Weston como Erwin Weaver
Gordon Pinsent como Jamie McDonald
Biff McGuire como Sandy
Yaphet Kotto como Carl
Addison Powell como Abe
Astrid Heeren como Gwen

FAYE DUNAWAY
Produção
O uso de telas divididas para mostrar ações simultâneas foi inspirado no filme avanço no Labirinto .



O filme também apresenta o famoso xadrez cena. McQueen e Dunaway jogar uma partida de xadrez, silenciosamente flertando um com o outro.


A fotografia é incomum para um filme de Hollywood main-stream, usando um modo de tela dividida de uma forma muito elegante. McQueen faz o seu próprio dublê (joga polo) e dirige um buggy em alta velocidade no litoral de Massachusetts. Isto é semelhante ao seu papel de protagonista no filme Bullitt , lançado alguns meses depois, em que ele dirige um Ford Mustang com San Francisco em mais de 100 mph.


Sean Connery foi a escolha original para o papel título, mas recusou-a decisão que mais tarde se arrependeu.



Comentários
01/01/2008 Por: Marcos Afonso

É um filme de primeira grandeza. O roteiro é muito sutil e gira em torno de amor e dever. Faye Dunaway e Steve Macqueen estão no ápice de seus talentos e beleza. A cena do jogo de xadrez deve ser colocada entre as obras de arte do cinema americano, o qual teve seu melhor momento nos anos 60/70. A direção de atores e edição são excelentes. A fotografia é boa e, embora o enquadramento não seja louvável, os big-closes são memoráveis, devido à interpretação dos protagonistas. O figurino da protagonista é datado e cria uma perturbação na imagem de Faye Dunaway, cuja face é uma obra-prima. A música é ótima e ganhou o Oscar.


28/05/2007 Por: Paulo Fernando

Um absurdo até agora este filme não ser lançado no Brasil. Nota zero para a Fox!


Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/The_Thomas_Crown_Affair_(1968_film)
http://www.interfilmes.com/filme_v4_13028_Crown.O.Magnifico 

Nenhum comentário: