Páginas

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

484 - O JOGO DE ARCIBEL (EL JUEGO DE ARCIBEL)

Cidade de Miranda, República de Miranda, América do Sul, 1967. O país vive sob a ditadura do general Hilario Abalorio e Arcibel Alegria (Dario Grandinetti), um jornalista que escrevia sobre xadrez, foi encarcerado como preso político por culpa de um erro de diagramação no jornal onde trabalhava. Arcibel, que sempre se considerou apolítico, começara a conhecer no cárcere uma realidade que ele desconhecia totalmente, pois alguns presos políticos com ideologias distintas têm uma idéia bem diferente de como seria o país que gostariam de viver. Logo a ditadura soube que Arcibel era inocente, mas não podiam admitir que o tinham preso injustamente. Desta forma Arcibel continuava preso e, para passar o tempo, jogava xadrez com Palacios (Juan Diego), que estava confinado na cela ao lado, mas que após alguns anos morre. O tempo passa e Abalorio é eleito presidente pelo voto, o que faz com que os presos políticos sejam soltos menos Arcibel, que por uma confusão política tem a desagradável surpresa de saber que se tornou um preso comum. O presídio se enche outra vez, mas agora com outro tipo de gente: assassinos, estupradores e ladrões. Arcibel tem que dividir sua cela com Pablo (Diego Torres), que não sabe ler ou escrever e muito menos jogar xadrez. Arcibel lhe ensina como escrever algumas frases e inventa um jogo para passar o tempo com Pablo, um jogo que mudará a história de Miranda.



Ficha Técnica
título original: El Juego de Arcibel
gênero:Drama
duração:1 hr 55 min
ano de lançamento: 2003


Site oficial:
Estúdio: El Puente Producciones S.A.
distribuidora: Distribution Company
Direção: Alberto Lecchi




Elenco
• Dario Grandinetti (Arcibel Alegria)
• Diego Torres (Pablo)
• Juan Echanove (Rengo)
• Juan Diego (Palacios)
• Rebecca Cobos (Rosalinda)
• Vladimir Cruz (Arata)
• Enrique Quiñones (Pepe)
• Alejandro Trejo (Coronel)
• Gabriel Rovito (Judas)


Comentários
Eduardo Santos em 03/01/2003
Um filme que te prende atenção do começo ao fim! Simplesmente mais um filme latino americano que mostra em toda sua simplicade uma história super interessante e bem contada. Tudo bem que esse filme as vezes fica monótono, mas a história é simplesmente fascinante e cativante. Nota 10 também para o elenco... todos estão muito bem, mas não posso deixar de destacar a ótima performance de Diego Torres, super conhecido cantor argentino (pelo menos no resto da América Latina). Ele está muito bem como Pablo e realmente me surpreendeu.Enfim, um filme altamente recomendfável.


Marcos Antônio em 02/01/2003
Muito bom. O filme tem um ar claustrofóbico e até mesmo fulminante quando se vê toda a vida do personagem principal se consumindo no cárcerer. A fábula é também uma inteligente análise do regime autoritalista e das ditaduras militares que ocorreram na América Latina, envolvendo em seu jogo estratégias políticas e militares que se adequavam perfeitamente à realidade de Miranda.


Fontes
http://www.adorocinema.com/filmes/jogo-de-arcibel/ficha-tecnica-e-premios/
http://www.adorocinema.com/filmes/jogo-de-arcibel/trailers-e-imagens/


Nenhum comentário: