Páginas

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

485 - O GATO PRETO (EDGAR ALLAN POE)

Aos amantes da literatura ai vai uma obra literária adaptada para o cinema. Baseada da obra de Edgar Alan Poe.

Em lua-de-mel na Hungria, Joan e Peter Allison dividem uma cabine de trem com o Dr. Vitus Verdegast, um cortês mas sofrido homem, que está retornando para as ruínas da cidade que defendeu antes de se tornar prisioneiro de guerra por 15 anos. Verdegast disse que está ali para visitar Hjalmar Poelzig, um velho amigo, mas na verdade se trata de um acerto de contas. Após saírem do trem eles pegam um ônibus, que durante uma tempestade sofre um acidente. Eles buscam abrigo na casa de Poelzig, que por ser engenheiro fez uma casa bem diferente. Mas o que acontece dentro daquelas paredes é muito mais estranho do que eles imaginam.

É totalmente desnecessário reforçar a ideia de que se trata de um clássico do cinema, e que assisti-lo é indispensável. Ainda mais para fãs de Edgar Alan Poe, a qual um de seus contos serviu de base para essa adaptação. As atuações são bem marcantes, mesmo sendo repleto de clichês.


Tristemente eu digo que o filme transborda de clichês, e apesar de boas, as atuações são muito melodramáticas para meu gosto. Entretanto, devemos lembrar que O Gato Preto é um filme da década de 30, portanto segue as exigências que a indústria cinematográfica impunha, e mesmo assim consegue ser original e intrigante.




Mesmo sendo curto, o filme de 1934 consegue prender o espectador contemporâneo, algo difícil de obter de uma obra do cinema tão antiga. A trama psicológica é muito bem explorada, o mesmo pode-se dizer do roteiro e da maquiagem. Por outro lado, o excesso de “músicas de fundo” prejudica um pouco o clima de suspense.




Enfim, O Gato Preto é um filme respeitável e muito bem feito, levando em consideração os padrões da época em que foi realizado. As abordagens do filme não são capazes de assustar, pois vivemos em uma época mais endurecida, sendo mais difícil de nos chocar. Vale muito assisti-lo.

Elenco
Boris Karloff (Hjalmar Poelzig)
Bela Lugosi (Dr. Vitus Werdegast)
David Manners (Peter Alison)
Julie Bishop (Joan Alison)
Harry Cording (Thamal)
Lucille Lund (Karen Werdegast Pelzig)
Henry Armetta (Policial)









Fonte
http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Gato_Preto
http://www.filmesdecinema.com.br/filme-o-gato-preto-2247/
http://www.vaiassistindoterror.com/2011/08/o-gato-preto-black-cat.html

Nenhum comentário: