Páginas

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

486 - MOSCOU CONTRA 007 (FROM RUSSIA WITH LOVE)

Conhecido em Portugal como 007 - Ordem para Matar e no Brasil como Moscou contra 007 (From Russia with Love título do original em inglês) é um filme britânico de ação, espionagem e aventura de 1963, o segundo da série 007 com Sean Connery no papel do agente secreto James Bond. O filme voltou a reunir os produtores Albert Broccoli e Harry Saltzman e o director Terence Young. É baseado no romance homónimo de Ian Fleming de 1957.


James Bond é enviado à Turquia para trazer à Inglaterra uma secretária da embaixada da URSS em troca de uma máquina descodificadora Lektor. Porém repara que isso tudo não passa de um ato de vigança da SPECTRE pela morte de Dr. No de modo a obter a decodificadora.


Elenco
Sean Connery como James Bond: o Agente 007 do MI6.
Daniela Bianchi como Tatiana Romanova.
Pedro Armendáriz como Ali Kerim Bey
Lotte Lenya como Rosa Klebb.
Robert Shaw como Red Grant
Bernard Lee como M
Walter Gotell como Mozerny
Vladek Sheybal como Tov Kronsteen: Grande Mestre de Xadrez


A rodagem inicia-se a 1 de Abril de 1963. Nesse mesmo dia, Desmond Llewelyn entre em cena pela primeira vez na série como Major Boothroyd, o Q (um papel que conquistou pelo intérprete em Dr. No, Peter Burton, estar indisponível). A 3 de Abril, as filmagens continuam entre Lotte Lenya e Daniela Bianchi na cena do recrutamento de Romanova para a missão de Klebb e a 5 de Abril é filmada o jogo de xadrez entre Kronsteen e Mac Addams. O cenário do jogo custou $150.000 dólares e não incluia o tecto que teve que ser criado para tapar a ilumincação nos grandes planos. O jogo representa a mais famosa partida do xadrez moderno de Boris Spassky no jogo de 1960 entre este e Bronstein.


A partida de xadrez jogada entre Kronsteen e McAdams foi inspirada numa partida real entre Boris Spassky e David Bronstein em 1960. No filme, porém, McAdams comete um erro e perde, mas a posição de Bronstein estava perdida.


Produção

Direção Terence Young
Produção Harry Saltzman e Albert Broccoli
Roteiro Richard Maibaum e Joanna Harwood
Criação original Ian Fleming
Gênero: Ação
Idioma original: Inglês
Música: John Barry
Diretor de arte: Syd Cain
Diretor de fotografia: Ted Moore
País de origem: Reino Unido

Ano de Produção: 1963 
Filme em cores e duração de 115 minutos.


Fonte

Nenhum comentário: