Páginas

domingo, 2 de setembro de 2012

VEM AÍ OS JOGOS ESTUDANTIS DA CASTANHA


 
Na semana que culminou com o Encontro com João Salame (candidato à prefeitura de Marabá) e a realização da 1ª Oficina de Iniciação para Mulheres, tiveram outros acontecimentos precedentes. Foi uma semana cansativa e tivemos que dar conta do recado. Fomos convocados para realizar o Congresso Técnico do Xadrez dos Jogos Estudantis da Castanha pela manhã e importante reunião na Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM).

 
O Congresso Técnico dos XXIX Jogos Estudantis da Castanha foi realizado na Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Cidade Nova, neste 30/08 (5ª feira) às 09h30 para professores e técnicos das escolas participantes. A sala estava repleta e foi grande o interesse dos mestres em conhecer melhor o regulamento do xadrez que é bem diferente das demais modalidades. Com as explicações e esclarecimentos prestados ficou tudo mais claro com relação as formas de disputas e os critérios de desempates. Os jogos de xadrez estão marcados para o dia 17 de setembro do corrente ano. Em breve maiores detalhes.

Todos os anos os professores discordavam e até questionavam o Departamento de Educação Física pois, nas modalidades coletivas havia um critério e no xadrez não se sabia o porque de usar outros critérios. A polêmica foi acalmada com o Congresso Técnico e apresentação do Regulamento Específico. Os professores concordaram com os critérios para desempatar equipes (escolas) com a mesma pontuação, prevalecendo a classificação do melhor jogador entres as equipes empatadas.

Ainda no transcurso do Congresso foram entregues ao Clube de Xadrez Marabá as Fichas de Inscrições que, até o momento sinalizam com a participação de 16 escolas e, talvez haja mais fichas na Secretaria de Educação pois, não temos ainda as fichas dos alunos das Escolas: Geraldo Veloso, Monte Castelo, Jonathas Athias, Acy Barros, Duque de Caxias, Augusto Morbach, Basílio Miguel, Êxito entre outras. O número de atletas, até o momento é de 53 participantes.

Nos Jogos Estudantis da Castanha temos este número expressivo com a promoção dos jogos nas categorias Infantil (Sub-12 anos), Mirim (Sub-14 anos) e Juvenil (Sub17 anos) nos naipes masculino e feminino. Sendo, portanto, uma das maiores competições estudantis de xadrez do estado do Pará. Sendo, portanto, realizadas as seguintes disputas:

Infantil: Masculino e Feminino
Mirim: Masculino e Feminino
Juvenil: Masculino e Feminino

 

Nenhum comentário: