Páginas

sexta-feira, 1 de junho de 2012

A FAZENDINHA VENCE O JEM'S DA CATEGORIA "A" MASCULINO

TROFÉUS E MEDALHAS PERSONALIZADAS PREMIARAM AS ESCOLAS E ATLETAS

Atendendo a filosofia de trabalho de propiciar a premiação por equipe, um incentivo aos inúmeros alunos e professores, o xadrez também entrou no clima e precisou se aprimorar para satisfazer plenamente a proposta da Secretaria de Educação e principalmente, do Departamento de Educação Física.

VIVA MARABÁ!

Já havia uma expectativa dos alunos e o desejo de que a sua escola fosse premiada, reconhecida pelo trabalho junto aos alunos. Havia uma reclamação não fundamentada é claro, devido ao desconhecimento dos regulamento específico.


A BANDEIRA, SIMBOLO OFICIAL DE MARABÁ
Após as explicações apresentadas no Congresso Técnico ficou evidente a seriedade dos organizadores e o pleno atendimentos do preceitos do trabalho por equipe. Cada escola pode apresentar sua equipe com dois atletas que jogaram individualmente, isto é, não houve o confronto entre escolas. Os jogadores enfrentaram-se com o devido cuidado para que não ocorresse disputas com enxadristas da mesma escola. As Escolas disputavam dois pontos por rodada e outras, infelizmente, disputaram com apenas um atleta, aumentando a preocupação e a responsabilidade dos representantes escolares.

TIVEMOS UMA PLATÉIA ATENTA AOS DETALHES
DO REGULAMENTO ESPECÍFICO

Aos participantes ficou bem claro o cômputo individual e coletivo. Mesmo assim, surgia uma novidade para o critério de desempate. Considerando que o Swiss Perfect atua muitíssimo bem, com seus critérios para as disputas individuais, o mesmo não ocorre para desempatar escolas com a mesma pontuação. O Swiss Perfect não estabelece seus critérios e não faz distinção para uma escola, simplesmente apresenta a classificação por clubes sem, no entanto, apresentar os índices.

A GAROTADA ESTAVA APREENSIVA QUANTO AO RESULTADO

Na categoria A - Masculino não tivemos nenhum problema para definir a Escola Campeã, foi aquela que somou mais pontos que às outras. Porém, tivemos quatro escolas com a mesma pontuação (3,5 pontos). Este problema já havia sido detectado na simulação do método. A solução foi apresentada no regulamento específico, conforme abaixo:

Art. 20º - Para definição da escola vencedora por categoria e naipe, serão computados os pontos obtidos por seus dois representantes.

§ Único: O critério para desempatar escolas com as mesmas pontuações será a classificação do melhor jogador de cada uma, prevalecendo o critério do jogador melhor colocado na lista de classificação final do certame.
Com este instrumento jurídico foi possível a definição da Classificação por Equipe.

A FELICIDADE ESTAVA ESTAMPADA NA PREMIAÇÃO POR EQUIPE: RICARDO VINÍCIUS (A FAZENDINHA) ESCOLA CAMPEÃ, JAIRO DE CASTRO  (JOSÉ MENDONÇA VIRGOLINO) A VICE CAMPEÃ E LEANDRO FERREIRA (SÃO FRANCISCO) 3º COLOCADA
FOI UMA GRANDE FESTA.

O garoto RICARDO VINÍCIUS CASTRO SOUSA teve que demonstrar uma força hercúlea e superar à todos os seus adversários. Ele queria, já havia falado, do seu desejo de levar o troféu para a sua escola. Quando pensava em reclamar do regulamento, havia um ponto que lhe incomodava, a sua escola só tinha um participantes. Ele mesmo. E teve que encarar o seu desafio. Foi lá venceu e levou para sua Escola o TROFÉU DE ESCOLA CAMPEÃ. No entanto, há de se pensar em incentivar o xadrez entre todos os alunos. O Vínícius fez a sua parte e espera que a sua Escola faça a dela.


Nenhum comentário: