Páginas

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

JFK - A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR

JFK - A Pergunta que Não Quer Calar é um filme norte-americano de 1991, do gênero drama histórico, dirigido por Oliver Stone e com roteiro baseado nos livros Crossfire: The Plot That Killed Kennedy, de Jim Marrs, e On the Trail of the Assasins, de Jim Garrison, sobre o assassinato do presidente John Kennedy.
O filme foi produzido pelos estúdios Warner Bros. / Alcor Films / Camelot / Ixtlan Corporation / Le Studio Canal+ / Regency Enterprises e distribuido pela Warner Bros. A trilha sonora é de Tom Hadju, Andy Milburn e John Williams, a direção de fotografia de Robert Richardson, o desenho de produção de Victor Kempster. a direção de arte de Derek R. Hill e Alan Tomkins, o figurino de Marlene Stewart e a edição de Joe Hutshing e Pietro Scalia. 24 pesquisadores estiveram envolvidos no processo de criação do roteiro do filme.

O papel de Jim Garrison foi originalmente oferecido a Harrison Ford, que recusou o papel devido ao envolvimento político do filme. Mel Gibson também foi lembrado para o papel de Jim Garrison.

Ao longo do filme é mostrado, por diversas vezes, o vídeo amador feito por Abraham Zapruder, que mostra o presidente John F. Kennedy sendo atingido pelos tiros disparados contra ele.

O filme foi incluído em quinto lugar na lista dos 25 filmes mais controversos de todos os tempos, feita pela Entertainment Weekly em 16 de junho 2006.

Sinopse: Quase três décadas depois do assassinato de Kennedy, três quartos dos americanos - homens e mulheres - continuam duvidando de que só um homem tenha sido responsável pela morte do presidente. "JFK" examina as várias teorias sobre o crime que abalou a estrutura norte-americana. O diretor Oliver Stone (Platoon e Nascido em 4 de julho) fez um impressionante trabalho de pesquisa, num dos maiores desafios de sua carreira. Interpretações marcantes de Kevin Costner (Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões, Dança com Lobos) como o insaciável promotor Jim Garrison: Joe Pesci (Os Bons Companheiros, Máquina Mortífera 2 e 3); Tommy Lee Jones (Indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por este filme em 1991); Gary oldman como o louco assassino solitário, Lee Oswald; Sissy Spacek (Carrie, A Estranha): Donald Sutherland (Gente como a Gente, O Buraco da Agulha) como o misterioso Mr. "X" e Jack Lemmon, um dos atores mais aclamados do cinema. Vencedor de 2 Oscar em 1991 (Melhor Fotografia e Melhor Montagem) e Globo de Ouro (Melhor Diretor), JFK é um filme informativo, político e poderoso. É, sem dúvida, uma lição de ética, liberdade de informação e cinema.

À respeito do ex-presidente, John F. Kennedy (1917-1963) pode ter jogado xadrez.  Ele recebeu um jogo de xadrez muito bonito como presente de aniversário em 1962 de um amigo muito próximo. Em um comunicado na Guerra Fria, referindo-se à URSS, ele disse: "Nós jogamos poker, jogam xadrez." Seu filho, John F. Kennedy, Jr., fez jogar xadrez. Há uma foto de John F. Kennedy, Jr. jogando uma partida de xadrez durante uma visita a Moscou Chess Club State University.
O ex-presidente Bill Clinton (1946 -), jogava xadrez na Universidade de Georgetown. Jogou para a equipe da Universidade Georgetown de xadrez em 1968. Ele é um defensor do programa Xadrez nas Escolas e reuniu-se com Garry Kasparov. Quando Clinton contribuiu com uma receita Presidente do dia, sua receita foi de torta de limão de Xadrez. Sua filha, Chelsea, também joga xadrez e jogou xadrez na Internet. Em seu livro, Minha Vida: os anos presidenciais, Clinton escreveu: "... Eu tinha um primo em Arkansas que jogava xadrez duas vezes por semana na internet com um homem de Austrália ..."

O atual presidente Barack Obama (1961 - ) joga xadrez. O mesmo acontece com sua esposa, Michelle. Obama mencionou xadrez em seu livro Sonhos de meu Pai e falou sobre o aprendizado de xadrez de seu avô e padrasto indonésio. Ele aprendeu xadrez em torno de 9 anos de idade.


Elenco:
Kevin Costner .... Jim Garrison
Kevin Bacon .... Willie O'Keefe
Tommy Lee Jones .... Clay Shaw
Laurie Metcalf .... Susie Cox
Gary Oldman .... Lee Harvey Oswald
Beata Pozniak .... Marina Oswald
Michael Rooker .... Bill Broussard
Jay O. Sanders .... Lou Ivon
Sissy Spacek .... Liz Garrison
Brian Doyle-Murray .... Jack Ruby
Gary Grubbs .... Al Oser
Wayne Knight .... Numa Bertel
Jo Anderson .... Julia Ann Mercer
Vincent D'Onofrio .... Bill Newman
Pruitt Taylor Vince .... Lee Bowers
Sally Kirkland .... Rose Cheramie
Steve Reed .... John F. Kennedy
Jodie Farber .... Jacqueline Kennedy
Columbia Dubose .... Nellie Connally
Randy Means .... Governador Connally
Jack Lemmon .... Jack Martin
Joe Pesci .... David Ferrie
Gary Carter .... Bill Williams
Walter Matthau .... Senador Long
John Candy .... Dean Andrews
Lolita Davidovich .... Beverly Oliver)
Donald Sutherland .... X
Dale Dye .... General Y
Ron Rifkin .... Sr. Goldberg
Jim Garrison .... Earl Warren
Martin Sheen

Informações:
• Direção: Oliver Stone
• Roteiro: Jim Marrs (livro), Jim Garrison (livro), Oliver Stone (roteiro), Zachary Sklar (roteiro)
• Gênero: Biografia/Drama/Suspense
• Origem: Estados Unidos/França
• Duração: 189 minutos
• Tipo: Longa-metragem

Curiosidades:
Principais prêmios e indicações

Oscar 1992 (EUA)
Vencedor de dois prêmios nas categorias de melhor fotografia e melhor edição.
Recebeu indicações nas categorias de melhor diretor, melhor ator coadjuvante (Tommy Lee Jones), melhor filme, melhor som, melhor canção original e melhor roteiro adaptado.

BAFTA 1992 (Reino Unido)
Venceu nas categorias de melhor edição e melhor som.
Indicado nas categorias de melhor ator coadjuvante (Tommy Lee Jones) e melhor roteiro adaptado.

Globo de Ouro 1992 (EUA)
Venceu na categoria de melhor diretor - cinema (Oliver Stone)

Academia Japonesa
Venceu na categoria de melhor filme estrangeiro.
Fontes:

Nenhum comentário: