Páginas

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

532 - COCO CHANEL & IGOR STRAVINSKY - UM FILME SOBRE MODA

Este filme tem uma grande atmosfera e uma grande atriz no papel determinante. Anna Mouglalis é inacreditável. Eu acredito que seu caráter e o roteiro que o diretor quer mostrar devem ser uma lição para cada mulher que quer ser independente em nossos dias.


Coco Chanel, devotada a seu trabalho e apaixonada pelo charmoso e bem sucedido Arthur Boy, comparece ao Théâtre des Champs-Élysées, onde Igor Stravinsky mostra pela primeira vez a sinfonia "A Sagração da Primavera, também conhecido no seu título em francês "Le Sacre du Printemps" é um balé em dois atos que conta a história da imolação de uma jovem que deve ser sacrificada como oferenda ao Deus da primavera em um ritual primitivo, a fim de trazer boas colheitas para a tribo.


A música é de autoria do russo Igor Stravinsky, coreografia de Vaslav Nijinsky, e cenografia do arqueologista e pintor Nicholas Roerich, a obra teve a produção de Serge Diaghilev e estreou em 29 de maio de 1913 no Théâtre des Champs-Élysées em Paris.


Ela se encanta pela música, mas o público vaia uma obra revolucionária e moderna para seu tempo. Sete anos mais tarde, Coco e Igor se reencontram em situações opostas. Ela agora é uma estilista famosa, rica e respeitada, e vive a dor da morte de adorável amante Boy, enquanto ele vive em exílio na França após a Revolução Russa. A atração entre os dois é imediata. Coco o convida para se hospedar em sua casa de campo para compor; Igor aceita e muda-se com a mulher e filhos.


Um intenso romance então se inicia entre os dois artistas na fase mais criativa de suas carreiras. De um lado nós podemos ver uma história de amor entre dois povos diferentes, um pai de família e uma mulher que tinha somente um objetivo: para viver seu cada momento porque era seu último. Coco e Igor movem de lado suas opinião e culturas e deixam suas paixões guiá-las. Filme exibido no Festival de Cannes de 2009 e também no Festival do Rio e na Mostra de São Paulo no ano passado.


Coco Chanel, devotada a seu trabalho e apaixonada pelo charmoso e bem sucedido Arthur Boy Capel, comparece ao Théâtre des Champs-Élysées, onde Igor Stravinsky mostra pela primeira vez a sinfonia A Sagração da Primavera. Ela se encanta pela música, mas o público vaia uma obra revolucionária e moderna para seu tempo.

Sete anos mais tarde, Coco e Igor se reencontram em situações opostas. Ela agora é uma estilista famosa, rica e respeitada, e vive a dor da morte de Boy, enquanto ele vive em exílio na França após a Revolução Russa. A atração entre os dois é imediata. Coco o convida para se hospedar em sua casa de campo para compor; Igor aceita e muda-se com a mulher e filhos. Um intenso romance então se inicia entre os dois artistas na fase mais criativa de suas carreiras.


Se houvesse uma eleição para musa do Festival de Cinema Francês Varilux deste ano, haveria grandes chances de que a francesa Anna Mouglalis fosse a escolhida. Alta e esguia, Anna parece desfilar naturalmente, além de ter um bom cartão de visita: em 2003, seu rosto foi escolhido por Karl Lagerfeld para representar a renomada marca francesa. Anos depois, seria a vez de ir mais fundo no mesmo universo como atriz, na pele da protagonista de ''Coco Chanel e Igor Stravinsky", longa de Jan Kounen que retrata um suposto romance entre a estilista e o compositor russo. Em passagem pelo Rio de Janeiro, onde participa da divulgação do filme (o evento se realiza até 10 de junho em nove cidades brasileiras), Anna falou ao UOL Cinema sobre Coco Chanel, considerada por ela um símbolo francês comparável à Torre Eiffel. "Meu principal desafio foi ser fiel ao que as pessoas acreditavam que ela era. Isso significa ser dura, às vezes grosseira ou tirana", diz.


A trama retrata o envolvimento entre os protagonistas, capaz de balançar a estabilidade familiar do músico, casado e com filhos. "O que fez ela se sentir atraída por ele foi o interesse por escândalo, mais do que por música", opina Anna. Logo no início, o filme - ambientado entre as décadas de 1910 e 1920 - mostra a apresentação da obra "A Sagração da Primavera", de Stravinsky (Mads Mikkelsen), no Teatro Champs Élysées de Paris. Enquanto o público se vê chocado e vaia, Chanel passa a ver o artista com encanto e, tempos depois, se oferece para ajudá-lo financeiramente.


Apesar dos diálogos pouco calorosos entre os dois, "Coco Chanel e Igor Stravinsky" expressa o desejo latente com cenas de sexo, para desespero de Mouglalis, que se diz pouco à vontade para gravá-las. "É a coisa mais chata que se tem que fazer no cinema", afirma. A atriz mencionou ainda o "concorrente" "Coco Antes de Chanel", com Audrey Tautou (lançado antes e com mais destaque que o filme de Kounen), e seu novo papel em uma comédia francesa.

Elenco
Mads Mikkelsen (Igor Stravinsky)
Anna Mouglalis (Coco Chanel)
Yelena Morozova (Catherine Stravinsky)
Natacha Lindinger (Misia Sert)
Grigori Manukov (Sergei Diaghilev)
Radivoje Bukvic (Grão duque Dimitri)
Nicolas Vaude (Ernest Beaux)
Anatole Taubman (Artur "Boy" Capel)
Clara Guelblum (Milène Stravinsky)
Maxime Daniélou (Théodore Stravinsky)
Sophie Hasson (Ludmilla Stravinsky)
Nikita Ponomarenko (Soulima Stravinsky)
Catherine Davenier (Marie)
Olivier Claverie (Joseph)
Marek Kossakowski (Vaslav Nijinsky)
Jérôme Pilement (Pierre Monteux)
Anton Yakovlev (Anton) ..

Fontes
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coco_Chanel_%26_Igor_Stravinsky
http://www.imdb.com/title/tt1023441/
http://cinema.uol.com.br/ultnot/2010/06/07/atriz-de-coco-chanel-e-igor-stravinsky-nao-fica-a-vontade-com-cenas-de-sexo.jhtm

Nenhum comentário: