Páginas

domingo, 12 de fevereiro de 2012

531 - BANDIDAS - PENÉLOPE CRUZ E SALMA HAYEK

A história é passada no México no final da década de 1880. Penélope Cruz é a destemida, rebelde e estonteante filha de um pequeno fazendeiro e Salma Hayek é uma bela e arrogante aristocrata mexicana que foi educada na Europa e aproveita os privilégios de uma vida protegida. Mas o destino coloca essas duas mulheres juntas quando um bando de capatazes, que trabalha para gananciosos barões de terras, rouba as terras de suas respectivas famílias atacando e assassinando aqueles a quem amam. Esses impiedosos fora-da-lei são liderados pelo cínico e elegante Tyler Jackson interpretado pelo cantor de música country, Dwight Yoakam. Decididas a resolver as coisas com suas próprias mãos, elas se tornam foras da lei e assaltante de bancos. Bandidas é um filme cheio de estilo com muita comédia e cenas de ação fascinantes que mistura vingança e sobrevivência, amizade e lealdade.

O filme retrata o México em uma época de transição, quando magnatas das grandes ferrovias americanas estão se estabelecendo e expandindo as estradas de ferro, durante o regime do déspota mexicano Porfírio Diaz. Com freqüência a terra é roubada e arrancada dos fazendeiros mexicanos. Quando Sarah Sandoval e Maria Alvarez se encontram pela primeira vez, essas duas mulheres que são opostos completos descobrem que elas não têm nada em comum - a não ser o objetivo comum de vingança e justiça. Suas personalidades entram em conflito, mas gradualmente, depois de um começo tempestuoso, elas tentam colocar sua rejeição mútua e suas diferenças de lado, para se tornarem parceiras no crime: as duas assaltantes de banco mais festejadas do México. No estilo de Robin Hood – elas roubam dos ricos para dar aos cidadãos pobres. Recebem assistência e proteção numa igreja, seu ‘refúgio’, através do padre da igreja local, seu amigo, Padre Paulo (José Maria Negri) que diz a elas: “se continuarem brigando feito cão e gato não vão durar até o dia seguinte”. Elas seguem seu conselho e dão uma trégua.

 
Elenco
Penélope Cruz (Maria Alvarez)
Salma Hayek (Sara Sandoval)
Steve Zahn (Quentin Cooke)
Dwight Yoakam (Tyler Jackson)
Denis Arndt (Ashe)
Audra Blaser (Clarissa)
Sam Shepard (Bill Buck)
Ismael Carlo (Don Diego)
Gary Cervantes (Pedro)
Humberto Elizondo (Governador)


Outras Informações
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos
Roteiro: Luc Besson E Robert Mark Kame
Estúdio: TF1 Film Productions / Ultra Films / Europa Corp. / A.J.O.Z. Films
Distribuição: Fox Filmes
Desenho de produção: Hugues Tissandier


Crítica ao Filme
O filme “Bandidas” é aquela típica produção que, apesar do apelo claramente pipoca, poderia render mais. Afinal, tem duas das atrizes latinas de maior evidência no momento (a mexicana Salma Hayek e a espanhola Penelope Cruz) e ainda coloca a dupla para interpretar personagens pouco comuns entre o chamado “sexo frágil”: ladras de banco e justiceiras, no México do final do século XIX.

Por que o público não esperaria, então, um filme no mínimo irreverente: repleto de sacadas, bons momentos de suspense durante os roubos e, claro, muito sex-appeal devido aos atributos físicos das protagonistas?

O que se vê na tela, no entanto, é uma produção com roteiro raso e com poucas cenas de ação empolgantes. A verdade é que os diretores estreantes - os noruegueses Espen Sandberg e Joachim Roenning - optaram por um tratamento por demais ingênuo para a história. Assim, esta produção certamente irá agradar apenas ao público em busca de diversão totalmente descartável.

Quem se dá bem na fita é o eterno coadjuvante Steve Zahn (de Sahara), que aqui ganha papel de galã, com o privilégio de ser disputado pelas duas moças.

Mais um fato curioso: o filme tem roteiro e produção de Luc Besson, que, na direção, foi responsável por filmes bem melhores, como Nikita, Imensidão Azul, O Profissional e O Quinto Elemento.


Informações Técnicas
Título no Brasil: Bandidas
Título Original: Bandidas
País de Origem: França / México / EUA
Gênero: Ação
Tempo de Duração: 93 minutos
Ano de Lançamento: 2006
Estréia no Brasil: 07/07/2006
Estúdio/Distrib.: Fox Film
Direção: Joachim Roenning / Espen Sandberg
Fotografia: Thierry Arbogast
Produção: Luc Besson
Edição: Frédéric Thoraval
Figurino: Olivier Bériot
Música: Eric Serra

 
Fontes

Nenhum comentário: